Procure no nosso arquivo

terça-feira, 15 de agosto de 2006

Segundona Mineira em Camanducaia pelo JP

Olá,

No último domingo pela manhã acompanhei no Estádio Municipal de Camanducaia uma partida há muito esperada, Itapevense F.C. x E.C. Sul Minas, válida pelo Campeonato Mineiro da 2ª divisão. Esse jogo foi especial pois além de mais um estádio novo que o JP visita, é a primeira vez que o Itapevense aparece aqui no blog.


Detalhe da entrada do Estádio Municipal de Camanducaia. Foto: Victor Minhoto.


Pela primeira vez na internet o escudo do Itapevense F.C. Foto: Victor Minhoto.

Logo ao entrar no gramado fomos reconhecidos pelo simpático e competente trio de arbitragem, que nos permitiu permanecer em campo tanto para as tradicionais fotos dos times posados, como também no decorrer do jogo. Encontramos ainda no estádio o Sr. João Bonifácio, que costuma atuar como quarto árbitro nos jogos do Extrema F.C. e o Milton, também de Extrema e que agora está criando um site sobre o Itapevense, ambos amigos do JP.


Itapevense F.C. - Itapeva/MG (mandando os jogos em Camanducaia/MG). Foto: Victor Minhoto.


E.C. Sul Minas - Pouso Alegre/MG. Foto: Victor Minhoto.


Trio de arbitragem liderado por Ana Maria Cecílio, com os auxiliares Flamarion Sócrates Silva e Maria Cláudia F. Rodrigues e os capitães das equipes. Foto: Victor Minhoto.

Antes do início da partida conversei com o Wellington, um dos diretores do Itapevense, e ele me explicou que a Federação Mineira de Futebol não aprovou o estádio de Itapeva, e por isso foi feito um contrato de concessão de uso do Estádio da Prefeitura de Camanducaia pelo prazo de dois anos. Ele também me informou que apesar deste ser o ano de estréia do time, a expectativa é de que seja obtido o acesso, o que seria uma repetição do feito do Extrema F.C. em 2005. Quanto ao estádio, a capacidade oficial divulgada pela Prefeitura de Camanducaia é de 5.000 espectadores (será ?), apesar de somente existir um lance de arquibancadas atrás de um dos gols.

Como já era esperado o jogo começou muito equilibrado, afinal Sul Minas e Itapevense estão em segundo e terceiro lugares do grupo. No início da partida o Itapevense ficou com maior posse de bola, mas seu ataque não conseguiu assustar a meta adversária. Com o desenrolar da partida o Sul Minas foi se soltando e passou a pressionar o time mandante, tanto que teve algumas boas oportunidadeds de gol não convertidas. Já na segunda metade da etapa inicial o Itapevense voltou a dominar o meio de campo e atacar com mais eficiência, mas novamente a defesa prevaleceu sobre o ataque. Assim, o jogo foi para o intervalo sem abertura do marcador.


Goleiro do Sul Minas impede cruzamento perigoso do ataque do Itapevense. Foto: Victor Minhoto.

O segundo tempo além de muito mais movimentado e disputado apresentou emoções de sobra. Ambas as equipes foram para o ataque, até que aos 11 minutos, em uma jogada desnecessária, a defesa da equipe mandante cometeu penalti. Marco Aurélio cobrou no canto direito do goleiro e abriu o marcador para o Sul Minas.


Em cobrança de pênalti no canto direito do goleiro o Sul Minas abre o placar. Foto: Victor Minhoto.

Imediatamente o Itapevense partiu para cima dos visitantes, e aos 18 minuntos, em outra jogada inocente, a defesa do Sul Minas cometeu o segundo pênalti da partida. Diego cobrou com perfeição colocando a bola no lado direito, enquanto o goleiro caia para o esquerdo. Mesmo com o empate a partida continuou quente, como a temperatura ambiente.


Itapevense iguala o marcador em outra cobrança de penalti, pena que o jogador ficou atrás da árbitra na foto. Foto: Victor Minhoto.

Apenas seis minutos mais tarde o Itapevense teve a seu favor uma falta quase na linha da grande área adversária. O zagueiro Edélcio cobrou com força no canto esquerdo do goleiro e marcou o segundo gol de sua equipe. A partir deste momento, e com a aproximação do final da partida, os ânimos do Sul Minas começaram a ficar a flor da pele, tanto que a árbitra Ana Maria Cecílio foi obrigada a mostrar alguns cartões amarelos e expulsar um atleta da equipe visitante por jogada violenta e reclamação acintosa.

Mesmo com um jogador a mais o Itapevense tentou administrar o resultado e jogar nos contra-ataques. O jogo caminhava para seu final e todos imaginavam que a equipe mandante sairia com a vitória, mas não foi o que aconteceu. No último minuto dos acréscimos, em uma jogada totalmente despretenciosa, o Sul Minas deu um chutão do meio de campo em direção a área do Itapevense e, apesar de somente existir um atacante perto do gol, o número 16 Fabiano conseguiu desviar a bola de cabeça e empatar a partida.


Disputa de bola na área do Itapevense. Foto: Victor Minhoto.

Logo na reposição da bola a partida foi encerrada com o placar apontando Itapevense 2x2 Sul Minas. Como o Araxá venceu em Pouso Alegre o Guarani por 4 a 0 e a Santarritense empatou em 0 a 0 com o Fluminense, a classificação do grupo após cinco jogos é a seguinte: Araxá 13 pontos, Sul Minas 10, Itapevense 8, Santarritense 7, Fluminense 4, e Guarani 0, lembrando que os três primeiros passarão para a próxima fase.

Até a próxima,

Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário