Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 21 de agosto de 2006

O Dérby dos 453 anos de SBC

Opa,

Mais um final-de-semana (meio murcho é verdade) e mais coberturas perdidas do JP. No último sábado, várias opções de partidas dentro e fora da Grande São Paulo foram analisadas,as no final das contas, eu acabei indo em um jogo do fantástico Campeonato Paulista sub-20 da 2ªdivisão. A partida em questão aconteceu na cidade de São Bernardo do Campo e reuniu dois adversários históricos: o EC São Bernardo e o Palestra de São Bernardo.

O jogo serviu como pano de fundo das comemorações dos 453 anos da cidade, e o mais legal é que foi disputado no histórico Estádio do Volkswagen Clube. O Emerson já tinha ido lá na primeira rodada, e agora eu, o Milton e o David também pudemos conferir o assustador abandono do local. Outrora um clube modelo no ABC, as suas instalações hoje em dia são cenário parecido com filmes de guerra, com tudo destruído e parece que abandonado às pressas. Ainda teremos um post falando só disso.

Destruição à parte, a emoção de ver de novo o grande Bernô em campo é incrível. E, dentro do campo, tiramos as fotos dos times e da festa que foi a entrada das equipes no gramado:


EC São Bernardo - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Palestra SBFE - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Capitães das equipes junto com o árbitro Guilherme C da Silva e os auxiliares Cristiane Oliveira e Fábio Baldo. Foto: Fernando Martinez.


Comemoração em São Bernardo: troca de cumprimentos entre os capitães dos times e as duas equipes posadas juntas para o dia histórico. Fotos: Fernando Martinez.

Com um frio intenso no sábado, fiquei dentro do campo praticamente congelando, mas mesmo nessa condição, vi um jogo fantástico e extremamente disputado. Parece que as duas equipes vestiram mesmo a camisa do clássico e da comemoração do aniversário de SBC.

O Palestra começou o jogo em cima do Bernô, criando três ou quatro chances antes dos 10 minutos para abrir o placar. O time acabou não aproveitando as chances e foi dando espaço para um São Bernardo que, mesmo não tendo um time mais arrumado do que o Palestra, mostrou uma raça incomum em Campeonatos sub-20.


Na pressão inicial do Palestra, esse escanteio levou perigo à meta do Bernô. Foto: Fernando Martinez.

Aos poucos o alvinegro foi criando suas chances, e numa delas, ganhou um pênalti que foi muito bem cobrado e deixou o time em vantagem no placar. A partir daí foi uma sucessão de bons lances para as duas equipes, principalmente para o ECSB, que perdeu dois lances cruciais no final no primeiro tempo. Com esse belo jogo, o intervalo começou com a vantagem do Bernô no placar.


Merecidamente, o São Bernardo abre o placar em cobrança de pênalti. Foto: Fernando Martinez.


Mais um escanteio para o Palestra no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

Nesse intervalo pudemos conferir parte das instalações deterioradas do Volkswagen Clube. Eu e o Mílton fizemos uma visita lá em 2003, e tudo estava no seu devido lugar, com ruas movimentadas e muita organização. O contraste atual é absurdo e podemos dizer que fiquei triste mesmo com a falência deles no ano passado.


Na primeira foto, uma comemoração particular do I Campeonato de Palitinho do JP: Mílton Campeão, um garotinho que aprendeu a jogar na hora em segundo e o glorioso David em terceiro lugar, lembrando o Roger do Ultraje! À esquerda, o estado atual (deplorável) de uma das piscinas do conjunto aquático do extinto Volkswagen Clube. Fotos: Fernando Martinez.

Já instalados nas arquibancadas para o segundo tempo, a partida começou de novo à todo vapor. O Palestra foi em busca do empate, mas deixava o contra-ataque todo para o Bernô. Boas chances foram criadas, mas as mais incisivas eram, de novo, para o alvinegro.


Visão geral do campo do Volkswagen Clube, com o clássico ao fundo. Foto: Fernando Martinez.

Mas o futebol tem suas particularidades e numa delas o Palestra chegou ao empate. Num chute fraco de fora da área, o goleirão do Bernô tomou um frango deu o gol ao time verde. Foi uma falha primorosa e que deu uma leve abatida no time. Mas sem desanimar, o Bernô acabou perdendo mais gols em bons lances de seu ataque.


A defesa do Palestra afastando o perigo! Foto: Fernando Martinez.

O Palestra ainda tentava a vitória, com boas chances também, mas no final das contas, o jogo acabou mesmo sem vencedor: EC São Bernardo 1-1 Palestra. O empate acabou sendo ruim para os dois, mas o Palestra ainda fica com seus 4 pontos com grandes chances de classificação. O Bernô ainda está sem ganhar um jogo desde 9 de outubro de 2003 (vitória de 3 a 2 sobre o Guarujá), mas com esse time, a esperança de um resultado positivo aumenta. E além disso, eles tem a nossa torcida!

Deixamos um abraço aqui a todos os amigos do JP que estavam por lá: o Thiago, Elias, Leandro Giudici... sempre acompanhando o blog! No mais foi só, pensando o que faria no domingo. Depois de pensar nas alternativas, acabei indo à cidade de Suzano.

Até

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário