Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 16 de agosto de 2006

A História pré-JP, volume 18: Times posados (parte II)

Fala povo,

Hoje vamos continuar com uma série iniciada há tempos atrás - mais precisamente o começo de 2005 - e que não tivemos mais continuação. Como todos devem saber, o JOGOS PERDIDOS iniciou em novembro de 2004, mas os registros fotográficos do pessoal começaram no ano 2000. Eu e o Estevan seguíamos aos jogos com nossas antigas máquinas fotográficas registrando imagens exclusivas. Essas fotos fazem parte de um acervo inédito na internet e antes só disponibilizado aos amigos de jogos. Então nada mais justo do que divulgarmos esses registros históricos e únicos.

Um dos primeiros posts do JP, ainda na época que estávamos no BigBlogger (quem lembra disso?) foi uma série de dois posts com quatro times posados cada, nos mais diferentes lugares e com os mais diferentes times. Hoje publicamos aqui então seis fotos exclusivas direto da coleção do Estevan. O mais legal é que cinco, dos seis times, já pararam suas atividades no futebol profissional. Podem até voltar um dia, mas no momento estão ausentes do futebol paulista. Isso torna essas fotos mais históricas ainda...

A primeira leva de fotos vem do jogo entre SC Paulista de Caieiras e o Águas de Lindóia EC. O jogo foi disputado em 19 de agosto de 2001, pelo Campeonato Paulista da Série B3. Esse é um dos jogos que se eu não tivesse anotado que fui, dificilmente me lembraria dele, mesmo tendo matado o time do Águas nesse dia.


SC Paulista - Caieiras/SP. Essa é a foto posada oficial do time de 2001. Foto: Estevan Mazzuia.


Águas de Lindóia EC - Águas de Lindóia/SP. A foto é do time que disputou o Paulistão profissionalmente em 2001. Foto: Estevan Mazzuia.

Junto comigo, além do Estevan, muito provavelmente o Jurandyr e o Victor estavam presentes. Ah, e a partida acabou vencida pelo mandantes pelo placar de 2 a 0. Aquele foi o primeiro campeonato oficial disputado pelo Paulista, que só jogou mais um ano. E nessa primeira disputa o time ficou em 3ºlugar, de um total de 28 participantes.

O segundo jogo em questão aconteceu na tarde do dia 23 de setembro de 2001, no Parque São Jorge. Além da minha presença e da Van, o Estevan também estava lá e tirou as fotos posadas do Corinthians B e do genial EC Gazeta de Ourinhos. A campanha do Gazeta nesse ano foi pífia: 7 pontos em 24 jogos, com apenas 1 vitória, 4 empates e 19 derrotas. 19 gols marcados e 80 (!) sofridos.


SC Corinthians Pta. B - São Paulo/SP. Acredito que nenhum desses jogadores despontou no time principal corintiano... que pena! Foto: Estevan Mazzuia.


EC Gazeta - Ourinhos/SP. A foto é do time de 2001, em uma campanha horrorosa. Foto: Estevan Mazzuia.

O Corinthians B acabou sendo o campeão da B3 daquele ano, logo em seu primeiro ano de disputa. Com apenas 2 derrotas em 34 jogos, o time foi campeão numa final contra a Ponte Preta B. Bom, voltando ao jogo entre os times do Timão B e do Gazeta, o placar mostra bem a discrepância entre as campanhas: Corinthians B 8-0 Gazeta.

O terceiro jogo já é mais recente. Ele aconteceu no dia 18 de maio de 2003, e marcou a primeira vez que visitamos o Estádio Vereador José Feres. Pelo Paulista da Série B3, a partida reuniu os times do CA Taboão da Serra (que está aí até hoje) e o genial DERAC/Itapetininga.


CA Taboão da Serra - Taboão da Serra/SP. A foto é do primeiro ano de disputas profissionais da equipe, em atividade até hoje. Foto: Estevan Mazzuia.


EC Itapetininga - Itapetininga/SP. O último ano de disputas do DERAC/Itapetininga foi nessa B3 de 2003. Foto: Estevan Mazzuia.

Na FPF o time estava registrado como sendo o EC Itapetininga, time azul e branco que substituiu o DERAC e disputou o Paulistão em campeonatos de 96 à 2003. Mas quando chegamos lá vimos que tudo da equipe era relacionado ao DERAC: cores, escudo, uniforme, papéis timbrados, etc, etc, etc... Na época nos explicaram que só no papel era o EC Itapetininga, mas na real era mesmo o antigo DERAC. A dúvida paira até hoje. No primeiro ano do CATS a sua campanha foi péssima, com 5 pontos ganhos em 30 disputados. Nessa partida o time da casa perdeu por 2 a 0 para um valente DERAC.

E foi só. É sempre bom registrar que já havia vida pensante aqui com o pessoal, na vida pré-JP.

Até a próxima.

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário