Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Homenagem ao Rei do Futebol na Rua Javari

Olá!

Em plena terça-feira apareceu um evento futebolístico para a galera do JP presenciar. É que o Clube Atlético Juventus resolveu homenagear não um atleta que defendeu a sua camisa, mas um atleta que marcou um gol contra sua equipe. Tudo bem que o atleta em questão é Edson Arantes do Nascimento, vulgo Pelé, mas digamos que não é uma homenagem cercada de lógica. Bom, mas isso é um fato para os juventinos e pelesistas debaterem. Por lá estavam também o JR, o Natal, e o grande David, além de várias figuras tradicionais da Javari.

O descerramento do busto foi uma muvuca só, tinha imprensa de todo o lado, junto com pessoas querendo autógrafo, políticos, dirigentes de outros clubes, num empurra, empurra, danado. Mas aos poucos foi rolando e a cerimônia se concretizou, com palavras do presidente do clube e do próprio Pelé.


O busto coberto pela bandeira do Juventus. Pelé no meio da muvuca. Fotos: Emerson Ortunho.

Em seguida foi a vez da partida em homenagem ao evento, entre o time de veteranos do Juventus e a Seleção dos Amigos do Pelé. Partida essa, que teve o pontapé inicial do rei e o desfile de vários ídolos dos gramados, como: Zenon, Edson Abobrão, Ataliba, Nelsinho, Adãozinho, Palhinha, Rafael Camarotta, entre outros. Com autorização de um dos porteiros mais simpáticos que já passaram pela Javari, fiz as fotos oficiais do evento.


Pelé tentando dar o pontapé inicial da partida. Fotos: Emerson Ortunho.


C.A. Juventus (veterano) - São Paulo / SP. Foto: Emerson Ortunho.


Seleção dos Amigos do Pelé (veterano). Foto: Emerson Ortunho.


Quarteto de arbitragem com os capitães das equipes, com mais dois aderentes que queriam aparecer, talvez os sub-capitães. Foto: Emerson Ortunho.

O jogo em si foi aquele esquema normal de jogos de veteranos, todo mundo paradão dando belos passes e ótimos lançamentos. Uns e outros mais abusados arriscavam alguns piques. Assim, sem grandes emoções, a primeira etapa foi dominada pela equipe dos Amigos do Pelé, que abriu o placar com um gol de pênalti, resultado que permaneceu até o intervalo.


Lance da partida entre Juventus e Amigos do Pelé, notem o bom público na Javari. Foto: Emerson Ortunho.




Gol de pênalti marcado na primeira etapa. Foto: Emerson Ortunho.


Zenon tenta lembrar seus velhos tempos de cobranças perfeitas. Foto: Emerson Ortunho.

Na segunda etapa começou aquelas infindáveis substituições, o que não alterou a toada do jogo com domínio dos Amigos do Pelé, se bem que o Juventus também chegou algumas vezes com perigo. Com a entrada de alguns veteraníssimos o ritmo do jogo quase parou e o placar só se alterou mais uma vez, novamente em cobrança de penalidade máxima para os Amigos do Pelé.


Disputa de bola na partida Juventus x Seleção dos Amigos do Pelé. Foto: Emerson Ortunho.


Segundo gol do jogo, também marcado de pênalti. Na foto não está muito nítido, mas na faixa está escrito: "Mão de Onça, Herói Verdadeiro", bela lembrança da torcida. Foto: Emerson Ortunho.

Final de jogo: Juventus 0 x 2 Seleção dos Amigos do Pelé. Resultado justo, mostrando que as antigas estrelas do futebol ainda tem seu brilho.


Bom, como ninguém estava mais nem ligando para o busto, fomos lá conferir. Foto: Emerson Ortunho.

Valeu estar por lá, pois certamente foi um evento histórico para a Javari e foi legal também ver alguns jogadores da minha infância em campo.

Abraços!

Emerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário