Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Fortaleza surpreende e sai do Parque com triunfo contra o Corinthians

Texto e fotos: Fernando Martinez


Após quase cinco meses, na tarde de sábado voltei ao Estádio Alfredo Schurig para uma sessão de futebol vespertina. O Parque São Jorge recebeu a partida entre Corinthians e Fortaleza válida pela terceira rodada do Grupo B do Campeonato Brasileiro sub-17. Desde 2013 eu não via nenhuma categoria do Tricolor de Aço de perto.

Essa é a estreia do onze cearense no torneio. Nas duas rodadas iniciais, duas derrotas. A missão do tricolor não seria nada fácil pois, além de estar na casa alvinegra, tinha como adversário uma equipe sem derrotas na competição. Os corintianos venceram o Internacional na estreia e depois empataram sem gols com o Atlético Mineiro. Sem forçar a barra, o favoritismo dos paulistanos era um tanto quanto natural.


Imagem do Corinthians posado, algo raro nesses tempos de pandemia

O grande problema foi que os atletas mosqueteiros não estavam numa tarde inspirada, pelo contrário. O Fortaleza se defendeu bem, teve sorte e foi fatal nos contra-ataques. Sabe aquele dia em que praticamente tudo dá errado? Então, esses foram os 90 minutos da atuação dos donos da casa. No tempo inicial, a peleja foi de baixa qualidade. Tivemos poucos momentos reais de perigo e o sono bateu forte na arquibancada.

A primeira boa investida da fria tarde foi do Corinthians aos 29 minutos com tiro da esquerda e boa intervenção do goleiro visitante. O alvinegro pouco fez e aos 37 sofreu um castigo enorme. Oliver recebeu bom passe na intermediária e arriscou de longe. A pelota entrou no canto direito de Kauê. Um golaço. Por sorte não sofreram o segundo nos acréscimos quando a zaga vacilou feio e Eduardo foi lançado sem nenhuma marcação. Ele seguiu sozinho e teve nos seus pés a enorme chance de ampliar a vantagem. Só que o atleta se precipitou e chutou mais o chão do que a bola, mandando pela linha de fundo.


Goleiro corintiano mostrando serviço no começo do duelo contra o Fortaleza


Breno Bidon (8) levantando a bola na área visitante


Oliver comemorando o gol que abriu o placar no Parque São Jorge


O Fortaleza se aproveitou dos contra-ataques e quase ampliou nesse chute de fora da área

No segundo tempo os corintianos retornaram ao gramado com a intenção de aprimorarem a performance. Nem bem a peleja tinha recomeçado e o empate saiu em falta pelo lado direito, bem longe da meta. Alysson, também conhecido como Paulistinha, bateu com enorme estilo e encobriu o goleiro cearense. Uma pintura de gol que deixou tudo igual na Fazendinha.

O 1x1 animou os locais, mas embora tenham pressionado, boas chegadas foram raras de ver. A rigor, apenas uma. Decorridos 22 minutos, Paulistinha, ele de novo, fez grande jogada pela esquerda, driblou os marcadores e completou com firmeza. Ele tirou um pouco demais do goleiro e o chute raspou o travessão. Tirando isso, aquela pressão meia-bomba, sem que Pablo trabalhasse com afinco.

Vendo que o bicho não era tão feio quanto parecia, o Fortaleza passou a botar as manguinhas de fora e emplacou alguns contra-ataques tímidos, sem lances vistosos, porém deixando claro que não estava morto. Aos 44 minutos o escrete cearense cometeu o crime. A bola foi roubada na direita e lançada dentro da área. Renan matou e deixou para Ryquelme Pereira. O jogador viu o espaço e chutou forte no canto. O goleiro Kauê caiu tarde e viu a finalização morrer dentro da rede.



A cobrança de falta e a bola estufando a rede do time cearense no belíssimo gol de Paulistinha


Caio César (13) sob o atento olhar de quatro marcadores do Fortaleza. A tarefa corintiana não foi nada fácil


Ataque perigoso do tricolor e desarme corintiano em cima da pinta


Pablo interceptando cruzamento da área



Em duas imagens, o chute preciso de Ryquelme Pereira que deu a vitória ao Fortaleza

O Timão ainda tentou a nova igualdade em escanteio aos 45 e conclusão de Cressi para fora. Aos 46, em rápida escapada aproveitado o campo defensivo adversário todo desguarnecido, Yan se empolgou e jogou fora a chance do terceiro tento nordestino em nova investida pela lateral. No fim, um resultado histórico no Parque: Corinthians 1-2 Fortaleza. A primeira vitória do tricolor na história do certame aconteceu em grande estilo. Já os alvinegros perderam a invencibilidade e foram derrotados pela primeira vez por um time fora do estado na Fazendinha pelo Brasileiro sub-17. Realmente não foi uma boa tarde.

Retornei à Rua São Jorge 777 na noite de domingo, com muito mais perrengue, para outra apresentação corintiana, agora das meninas líderes do Brasileiro Feminino. Teve noite fria com vários gols na Zona Leste.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Corinthians 1x2 Fortaleza

Local: Estádio Alfredo Schürig (São Paulo); Árbitro: Ilbert Estevam da Silva; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Paulista, João Pedro, Luís Roberto, Renan; Cartão vermelho: Guilherme Moura; Gols: Oliver 36 do 1º, Paulista 3 e Ryquelme Pereira 43 do 2º.
Corinthians: Kauê; Leo Maná, Miguel, Cressi e Vitor Meer (Paulista); Thomas Lisboa (Léo Agostinho), Kayke (Thomas Augustin) e Breno Bidon; Pedrinho (Wendel), Pedro Henrique (Caio César) e Wesley Teixeira (Nunes). Técnico: Gustavo Almeida.
Fortaleza: Pablo; Huadson, João Pedro Costa, Guilherme Moura e Vinícius Torquato; Lucas Kallyel (Renan), Yuri (Yan), David Tota (João Pedro) e Oliver (Emmanuel); Luís Roberto (Ryquelme Pereira) e Eduardo (Pedro Hugo). Técnico: Júnior Câmara.
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário