Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Dragão assusta, mas é derrotado pelo Palmeiras no Allianz

Texto e fotos: Fernando Martinez


O Allianz Parque é palco de jogos grandes, decisões e afins, mas durante a pandemia ele vem se tornando habitué de coberturas do JP. Cortesia dos compromissos marcados na cancha por torneios de base e do feminino. Na noite de quarta-feira fui ao estádio alviverde pela oitava vez em 22 partidas vistas na atual temporada. Conferi de perto o duelo entre Palmeiras e Atlético Goianiense válido pela terceira rodada da fase inicial do Campeonato Brasileiro sub-17.

O Palmeiras estreou perdendo para o Flamengo em casa e no final de semana emplacou um absurdo 5x0 contra o Botafogo no Rio. Já o Dragão foi derrotado pelo Ceará e empatou com o Bahia em Goiás. Enquanto o alviverde já chegou duas vezes nas quartas e disputa o certame pela terceira vez, o Atlético faz a sua estreia. Vale lembrar que essa foi apenas a sexta (!) vez que vi o rubro-negro em campo, um número baixíssimo levando em conta que vira e mexe pintam na região em competições de várias categorias.


Placar eletrônico do Allianz Parque mostrando os escudos dos dois times. Foi apenas a sexta (!) vez que vi o Dragão em campo, um número bem baixo

Embora tenha sido uma noite fria na capital paulista, o confronto foi quente e bem disputado. O Palmeiras criou várias oportunidades, como já era de se esperar, só que sofreu além da conta com a boa atuação do animado time atleticano. Na etapa inicial, porém, praticamente só o escrete mandante levou perigo à meta adversária. No ataque desde os primeiros movimentos, os palmeirenses ficaram à frente do placar aos 21 minutos com o gol de Thalys aproveitado cruzamento de Kauan Santos.

O verde permaneceu melhor e aos 30 Zé Henrique, camisa 11 do Atlético, ganhou o cartão vermelho em falta monstra em cima de Allan. Com a vantagem numérica o Palmeiras ampliou o domínio e criou outros dois ótimos momentos aos 36 e 39 minutos. As finalizações de Kauan Santos e Luiz Freitas deram trabalho ao goleiro Márcio Defendi. Já estávamos nos acréscimos quando saiu a primeira boa chegada dos goianos em bela cobrança de falta de Isaac e ótima defesa de Zé Henrique.


Bola estufando a rede do Atlético/GO no primeiro gol da noite, marcado por Thalys


Atacante do Dragão perdendo a cabeça em ataque pela direita


Zé Henrique tomou o vermelho direto aos 31 minutos e complicou bastante o time goiano


Disputa de bola no campo ofensivo visitante


Primeira boa chance de gol do Atlético no primeiro tempo. O goleiro palmeirense fez ótima defesa

Na segunda etapa o Palmeiras assustou no comecinho em chute de Kauan Santos que passou muito perto do gol. A partir daí, sem mais nem menos, o Atlético acordou e, apesar de estar com um a menos, emendou uma blitz e deixou os donos da casa atordoados. Aos dois minutos Carlos Eduardo empurrou Lucas Daniel dentro da área e a árbitra não marcou pênalti. O banco de reservas atleticano foi à loucura, com razão.

Aos seis, em ótima investida pela direita, Samuel Nunes roubou de Serafim e mandou cruzado. Zé Henrique espalmou para o meio da área e Daniel pintou livre, deixando tudo igual. No ataque seguinte foi por pouco que não saiu a virada em tiro sensacional de Samuel Nunes que encontrou o travessão. A reação visitante ficou nisso e no tempo restante os locais voltaram a tomar conta da peleja. Mas a missão ficou bem mais difícil do que esperavam.

Luiz Freitas aos 17 e Evandro, de bicicleta, aos 24 quase fizeram o segundo. Sem deixar de insistir, no 28º minuto os paulistas chegaram ao 2x1. Jean Carlos cobrou falta da direita e Renan Silva desviou contra o próprio gol, enganando Márcio Defendi. A arbitragem marcou gol do atleta palmeirense, porém se o camisa 6 não desviasse, o arqueiro provavelmente teria feito a defesa. O Dragão cansou e ficou fácil para o terceiro gol sair. David quase fez aos 39 e aos 40 Jean Carlos, o artilheiro da noite, completou cruzamento de Luís Guilherme e fechou o marcador.



Dois ataques alviverdes no tempo final, ambos pela direita


Jean Carlos fez o segundo tento alviverde e fez o time respirar aliviado depois de passar por um imprevisto sufoco


Início da jogada do terceiro gol do Palmeiras, também marcado por Jean Carlos

O Palmeiras 3x1 Atlético/GO deixou o alviverde na vice-liderança do Grupo A após três rodadas, três pontos atrás do líder Flamengo. O Dragão está na penúltima posição, à frente somente do lanterna Botafogo. A próxima rodada da chave será no meio da semana que vem. Lembrando que temos apenas turno único, então faltam seis jornadas até o fim da fase.

O animado cronograma do mês de maio pediu passagem na tarde de quinta-feira com nova apresentação nacionalista no Nicolau Alayon pela Série A3. Teve duelo com um velho rival dos anos 70/80.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Palmeiras 3x1 Atlético/GO

Local: Allianz Parque (São Paulo); Árbitra: Adeli Mara Monteiro; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Figueiredo, Isaac, João Pedro; Cartão vermelho: Zé Henrique 31 do 1º; Gols: Thalys 21 do 1º, Daniel 6, Jean Carlos 28 e 40 do 2º.
Palmeiras: Zé Henrique; Carlos Eduardo (Pedro), Kauã Oliveira, Serafim e Robert Dias; Jota (Figueiredo), Thalys e Luiz Freitas (David); Kauan Santos (Jean Carlos), Wendell (Ewandro) e Allan (Luís Guilherme). Técnico: Artur Itiro.
Atlético/GO: Márcio Defendi; Vinícius, Renan Cosenza, Gabriel e Renan Silva; Thiago (João Pedro), Isaac (Rafael Miyasaki) e Lucas Daniel (Michael); Samuel Nunes, Zé Henrique e Daniel. Técnico: Alan Jorge.
._________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário