Procure no nosso arquivo

domingo, 16 de janeiro de 2022

IAPE faz história e elimina o São Bernardo FC da Copinha

Texto e fotos: Fernando Martinez


Depois de nove dias insanos, tirei a quarta-feira para recarregar a bateria pensando na genial rodada dupla pela Copa São Paulo de Futebol Júnior (com direito a um time novo) na quinta-feira. Peguei os trilhos da antiga São Paulo Railway logo cedo com destino a Jundiaí. Direto do Estádio Jayme Cintra, o São Bernardo FC enfrentou o genial IAPE do Maranhão, agremiação 736 da Lista e a 15ª que vi em 2022.

Essa é a segunda vez que o glorioso Instituto de Administração de Projetos Educacionais Futebol Clube participa da Copinha. Na primeira, em 2010, foi eliminado na fase inicial e terminou na 57ª posição entre 92 participantes. A equipe chegou na edição 2022 com o moral elevado após ter conquistado o título do estadual sub-20. A vitória foi nos pênaltis em cima do Chapadinha.

Quando fiz a programação da primeira fase tentei colocar o Grupo 17 na escala, sem sucesso. Restou a esperança de uma classificação. Quando o IAPE estreou com derrota contra o Goiás, imaginei que ficaria sem vê-lo em ação. Aí venceram o Desportivo Brasil e eu me animei, pois dependiam de uma vitória contra o Botafogo de Ribeirão Preto para ficar entre os 64 melhores. Fizeram 2x0 e a vaga foi confirmada. O roteiro deu tão certo que eu não podia desperdiçar tão rara chance de inclui-los na Lista.




As fotos oficiais antes do pontapé inicial com o 17º time novo que vi na Copinha-2022, o genial IAPE do Maranhão. Um recorde histórico!

O São Bernardo FC apareceu aqui na última rodada do Grupo 18 enfrentando e vencendo o Bragantino do Pará por 2x0. O Tigre terminou na liderança da chave e o Ceará, que eliminou o Paulista com um gol no fim, ficou com a segunda colocação, se credenciando para pegar o Desportivo Brasil.

Já fazia tempo que queria voltar a pegar o trem e ir direto até a terra da uva. Com a linha ajeitada e sem precisar fazer aquela baldeação infernal em Franco da Rocha, a viagem ficou uma maravilha. Hoje é muito melhor do que ir de ônibus, por exemplo. Da Estação da Luz até o destino foi cerca de uma hora de trajeto, feito sem muvuca e na boa.

Peguei um Uber e, nove reais depois, estava no Jayme Cintra. O pontapé inicial seria às 11 da matina e o calor que fazia na hora que cheguei era insano. Fui ao gramado e aguardei a hora das fotos chegar. A bola rolou e eu só fiquei um pouco na providencial sombra do túnel do vestiário local e depois fui até a parte coberta achar um lugar limpo em meio à sujeira. Lá encontrei o sumidaço Victor Minhoto.

Sofrendo com o bafo, mas na sombra, vimos um jogo em que os maranhenses foram superiores. O São Bernardo FC ficou só no nome e o IAPE criou mais. Michel aos dois, Matheus aos quatro e Manrique aos 13 criaram ótimas oportunidades. O domínio se transformou em gol aos 15 com o gol de Diogo meio sem querer. Aleg arriscou o chute e pegou mal na bola. O toque errado virou um passe para o camisa 10.





Enquanto o sol permitiu, acompanhei o primeiro tempo no Jayme Cintra espremido na sombra do túnel visitante

Com o 1x0 o IAPE seguiu dominando, só que não ampliou a vantagem. Na etapa final a partida ficou mais aberta com o Tigre indo para cima e os maranhenses bem nos contra-ataques. O São Bernardo FC quase marcou por duas vezes com Jucélio e Felipe Diogo, fora os lances que saíram pela linha de fundo.

O IAPE não estava morto e colocou as manguinhas de fora com Pedro e David Renan. O Tigre pressionou nos minutos finais e aos 43, aproveitando um buraco na zaga paulista, Manoel foi lançado, saiu na cara do gol e bateu de leve, vencendo Paulo Vítor e fazendo história.






Detalhes do tempo final do surpreendente duelo e a comemoração dos atletas maranhenses com a histórica classificação

O placar de São Bernardo FC 0-2 IAPE foi surpreendente apenas por ver um paulista sendo desclassificado, mas para quem acompanhou a Copinha não foi tanta surpresa assim. O time do Maranhão fez uma apresentação sólida e se adaptou melhor ao calor. A vaga entre os 32 melhores foi totalmente merecida. Na próxima fase, repetem o confronto contra o Desportivo Brasil.

Essa é apenas a terceira vez que um clube do Maranhão chega tão longe na Copinha. O Sampaio Correa também alcançou a terceira fase em 2016 e o Moto Clube chegou nas quartas, na época a quarta fase, em 2006, sendo eliminado pelo Grêmio Barueri no antigo poleiro do Orlando Baptista Novelli. Um 4x2 que contou com a minha presença.

Eu fui até Jundiaí planejando ver apenas essa peleja. De última hora o homem da lei Victor me deu uma carona até a estação de trem. Voltei pensando que, se desse tempo, iria emendar uma rodada dupla com um duelo perdidaço no Nacional. Foi no laço!

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: São Bernardo FC 0-2 IAPE/MA

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário