Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Juventus perde do Canaã e está fora da Copa São Paulo

Texto e fotos: Fernando Martinez


Conforme a Copa São Paulo de Futebol Júnior vai afunilando, o número de jogos na região vai diminuindo. De sábado a segunda, vi apenas três partidas, uma por dia. Na manhã de sábado abri os trabalhos no Estádio Conde Rodolfo Crespi com o genial (e repetido) encontro entre Canaã da Bahia e Juventus, ainda pela terceira fase.

Ambos faziam parte do Grupo 31 na fase inicial. Os baianos somaram seis pontos e passaram como líder da chave, enquanto os grenás somaram quatro e se classificaram na vice-liderança. Na segunda fase o Moleque Travesso eliminou o Coritiba e o Canaã derrotou o Real Brasília por 2x1. Oito dias após o duelo vencido pelos paulistanos, eles ficaram novamente frente-a-frente.




O surpreendente Canaã, o Juventus, os capitães e o quarteto de arbitragem

Agora, vale dizer que em uma competição de 128 times ter confronto repetido é um absurdo. Cortesia de um regulamento preguiçoso e de uma tabela mal montada. Dava direitinho para o departamento técnico da FPF manter a regionalização sem uma repetição, pelo menos não tão cedo assim. Não faz nenhum sentido o formato atual. Eu fiz um teste e em meia hora montei um diagrama de fases melhor. Sabendo que em federações está cheio de gente que não gosta de futebol, dá para entender o absurdo.

Por causa do horário e pelo fato de ser na faixa, um bom público marcou presença na Rua Javari. Nove entre dez presentes contavam com vitória juventina, parte pela tradição e parte pelo triunfo dias antes por 3x1. Tirando a rapaziada que foi torcer pelo Canaã, ninguém esperava uma zebra.

Foi só a bola começar a rolar que os presentes sentiram que a missão grená não seria tão fácil. O primeiro tempo foi muito equilibrado e concentrado na defesa. Foram poucos os momentos reais de perigo, todos do Juventus. O principal dele foi aos 40 minutos e João Bicalho foi bem, impedindo o tento local.





Momentos do primeiro tempo de Canaã x Juventus na Rua Javari

Se na etapa inicial foi difícil, na final foi pior. O Juventus teve a posse, porém criou pouco. O Canaã se segurou de forma perfeita e não deu espaços. O relógio foi seguindo e a cada volta do ponteiro ficava mais evidente a certeza que a vaga nas oitavas seria decidida nos pênaltis. É, só que o escrete baiano resolveu aprontar nos acréscimos. Na única chegada visitante no campo ofensivo, isso aos 48 minutos, um dos zagueiros deu de presente um escanteio pela direita. A cobrança foi na direção de Victor Manuel. O camisa 23 subiu entre os defensores e cabeceou firme, colocando no canto de Cauã.





Na segunda etapa a partida seguia com carinha de 0x0 e decisão nos pênaltis


No último lance, x fez de cabeça e classificou o time baiano para a terceira fase


A merecida festa pela classificação do Canaã na casa juventina

O gol saiu e o jogo acabou. O Canaã 1-0 Juventus colocou os baianos entre os 16 melhores da Copinha. O Moleque Travesso tinha altos planos para a sequência do torneio, mas eles viraram pó. Na próxima fase o adversário do time de Irecê será o Oeste, que eliminou o remendado Flamengo.

Voltei à programação na tarde de domingo com um confronto carioca no Nacional, algo que nunca acontecido em 53 anos de competição.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Canaã 1x0 Juventus

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário