Procure no nosso arquivo

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Duelo carioca no Alayon com classificação do Botafogo

Texto e fotos: Fernando Martinez


No domingo seguimos na rota da Copa São Paulo de Futebol Júnior em sua 52ª edição com um genial encontro carioca no Estádio Nicolau Alayon pelas oitavas de final. O Botafogo pegou o surpreendente Resende para definir qual dos dois estaria nas quartas. Joguinho simplesmente imperdível.

O Fogo chegou nas oitavas na base do bumba-meu-boi. Foi líder do Grupo 14, mas chegou a ser derrotado pelo glorioso Petrolina de Pernambuco. No mata-mata, dois empates contra São José de Porto Alegre e Taubaté e classificação apenas nos pênaltis. Campanha meia-bomba, porém, o que vale é que ter chegado entre os 16 só pela quarta vez desde 2010.

No Resende o papo é outro. A equipe ficou na vice-liderança do Grupo 15, cinco pontos atrás do Corinthians. Na segunda fase eliminou o Fortaleza nos pênaltis e depois fez história ao despachar o maior campeão da Copinha na história, o próprio Corinthians, com um gol nos acréscimos. Sim, foi uma campanha lamentável do mosqueteiro, independentemente disso não podemos tirar o grande mérito do clube do Vale do Paraíba.




Times posados para o primeiro duelo carioca na história da Copinha na Comendador Souza. Depois, quarteto de arbitragem e capitães

Vale registrar que essa foi a primeira vez que times do Rio de Janeiro se enfrentaram no campo do Nacional em 53 anos de competição. Por mais estranho que pareça, são poucos os duelos entre agremiações do estado vizinho na história. No Guia JP da Copa São Paulo de 2023 teremos essa estatística (e vária outras que vou preparar no decorrer do ano).

Bastante gente foi à Comendador Souza conferir o confronto. Entre os amigos, um enorme quórum: o suzanense Nílton, o jovem decano Milton, Luigi, Raul, Sérgio, Pucci e a fênix Seu Natal, que eu não encontrava desde a Copinha de 2020. Todo mundo dando aquela força ao Resende em nome da alternatividade. Sempre.

Depois de pegar as fotos oficiais não quis ficar no gramado pois, graças à transmissão ao vivo pela TV, estava uma muvuca enorme de profissionais ao redor do campo. Fui com os amigos até o lado direito das câmeras. O Alayon estava repleto de botafoguenses animadíssimos que cantaram desde o começo, e eles viram 90 minutos bem mais complicados do que o esperado.

Na etapa inicial o Bota foi melhor e criou bons momentos. Wendel Lessa aos cinco foi o primeiro a chegar perto de abrir o placar. Na sequência Lucas Barreto salvou o gol do Resende em tiro de Brendon. No escanteio, Peixoto também levou perigo. A partir daí, os resendenses foram dominados. Maranhão aos 16 e aos 36 foi bem e Sales praticou grande defesa. Tigrão, aos 44, teve oportunidade clara em chute à queima-roupa da pequena área que Sales defendeu no milagre.





Lances do primeiro tempo de Botafogo x Resende

Após o intervalo a partida voltou com tudo e com seis minutos os dois já tinham estufado as redes. Primeiro foi o Resende, aos dois, com Léo Pedro aproveitando rebote de Barreto em tiro de João Felipe. O Bota nem deu chance do adversário comemorar muito, pois aos seis empatou. Raí cruzou na área e Maranhão cabeceou sem dó e deixou tudo igual. A partir daí, a peleja ficou sem graça e com pouca emoção.

O negócio ficou tão murcho que o lance mais interessante foi a contusão do árbitro Guilherme Santana aos 39 minutos. Ele caiu do nada, foi atendido e retornou à ação. Sem nada de novo, o tempo regulamentar se esgotou e a decisão ficou para a marca de cal. Eu pensei em fazer as fotos de perto, mas na hora em que estava no caminho do gramado São Pedro ligou a torneira e uma chuva torrencial pintou. Só consegui sair correndo até a parte coberta e encontrar uma cabine sem ninguém.



Maranhão cabeceando para deixar tudo igual e saindo para comemorar seu gol



Dois ataques botafoguenses na parte final da peleja

O dilúvio complicou a situação dos batedores, do pessoal da TV e dos fotógrafos que estavam em volta do gramado. Nesse cenário de filme de catástrofe, Raí e Léo Pedro marcaram respectivamente para Bota e Resende. Sales defendeu o penal de Wendel Lessa e Brendon mandou pela linha de fundo. Reydson, Kauê e Maranhão anotaram a favor do clube da Estrela Solitária enquanto Douglas, Medina e Halls, o homem-bala, fizeram a favor do Resende. Kawan abriu as alternadas e fez 4x3 para o Bota. Feth poderia ter deixado tudo igual, só que seu tiro bateu na trave. Botafogo classificado.

No fim, o Botafogo 1-1 Resende (4-3) levou o alvinegro às quartas de final pela quarta vez em 33 participações na história da Copa São Paulo. O adversário será o América Mineiro. O Resende fica com um gostinho amargo pela eliminação e ao mesmo tempo a certeza de que escreveram capítulo importante na sua história. Ter a honra de eliminar o maior campeão do torneio não é coisa que muitos conseguiram.



O pênalti de Kawan, fazendo 4x3 a favor do Bota e Feth, do Resende, mandando na trave



A alucinante festa da torcida do Fogão com os atletas no Nacional

Com tudo encerrado, a chuva não deu trégua. Fiquei nas cabines junto com os amigos por quase uma hora e meia até que finalmente ela deu uma maneirada. Após ver tantos jogos sozinho na pandemia, estar com a rapaziada e bater aquele papo maroto sempre faz bem. Voltei aos gramados na segunda-feira com um duelo de surpresas na Arena Barueri.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Botafogo/RJ 1x1 Resende (4x3)

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário