Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Invicto, Falcon/SE se classifica para a segunda fase da Copinha

Texto e fotos: Fernando Martinez


Terminada a rodada dupla em Araras, pegamos a estrada para acompanhar a definição do Grupo 11 da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022. Direto do Estádio Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos, teve time novo logo na partida inicial, o genial Falcon de Sergipe enfrentando o São Carlos em busca da classificação. A Lista chegou ao número 731.

Minha última vez na Capital da Tecnologia tinha sido em 2019 quando vi metade do duelo entre São-Carlense e Catanduva FC pela Segundona. Na Copinha foram duas visitas: uma rodada dupla com direito a um genial São Cristóvão e Comercial/MS em 2007 e um 0x0 entre Flamengo e Aquidauanense em 2012. Voltar a acompanhar o torneio mais importante da base do país depois de 10 anos no Luisão foi bem legal.

A presença foi obrigatória por causa do Falcon Futebol Clube. Fundado em novembro de 2020 na cidade de Barra dos Coqueiros, o Carcará estreou oficialmente na A2 sub-20 de 2021. O clube chegou na final contra o Santa Cruz de Riachuelo e, nos pênaltis, foi derrotado. O Santa ganhou a vaga na Copinha junto com Lagarto e Confiança, campeão e vice da A1. Como a equipe utilizou um atleta irregular na decisão, após julgamento do TJD ela perdeu o caneco e a vaga para o Falcon.




O Falcon e o São Carlos posando só com os 11 titulares

Nos dois primeiros compromissos do time sergipano, dois empates contra São-Carlense e América Mineiro. Contra o líder São Carlos, que estava com quatro pontos, a vitória era necessária para não dependerem do resultado do jogo de fundo. Os donos da casa atuavam por um empate e não queiram perder a chance de alcançarem a segunda fase pela nona vez em 14 participações.

Se já estava chovendo quando o União São João 0x2 Athletico terminou, os 90 quilômetros entre as duas cidades foram percorridos debaixo de uma chuva mais forte. Quando chegamos no Luisão então... aí ferrou de vez. Um vento fortíssimo espalhava a chuva e eu não aguentei cinco minutos em campo. Me protegi em uma providencial tenda montada ao lado do banco de reservas.

Ainda estava no ataque local quando a primeira oportunidade foi criada. Jackson cobrou falta e o goleiro Gabriel pegou no susto. Na sequência Lucão girou na área e mandou na trave. Eu já estava debaixo da tenda dos milagres quando Isakiel recebeu bom passe de Gabriel Cruz e chutou perto do travessão. Basicamente o tempo inicial teve isso... e só.





Detalhes do primeiro tempo de Falcon x São Carlos

Me dirigi até a parte coberta acompanhar o tempo final com o Mário e dali vimos a peleja melhorar muito. O Falcon se lançou ao ataque, pois só a vitória interessava. Hery Johnson, um homônimo do ícone da dramaturgia tupiniquim, quase abriu o placar em cabeçada brilhantemente defendida por Rodrigo Jardim, goleiro local. Na sequência, Breno, também usando a cuca, obrigou de novo o arqueiro da casa a mostrar serviço.

O São Carlos respondeu com boa finalização de Zé Rodolfo, mas foram os visitantes que saíram na frente aos 24. Em tiro de fora, a bola foi desviada pela zaga e sobrou livre com Everson. O camisa 23 invadiu a área a tocou na saída do goleiro. Os locais não empataram na sequência por milagre. Jackson acertou cabeçada na pequena área e Gabriel Henrique, igual Gordon Banks na Copa de 70, desviou no puro reflexo.

A resposta do Falcon foi fatal: aos 32 minutos Christian fez 2x0 em cobrança de pênalti. Aos 39, Yago finalmente marcou a favor dos paulistas e certamente ia rolar muita tensão até o apito final. Na parte coberta, muita discussão entre torcedores do São Carlos e integrantes da delegação sergipana. Não saiu soco e paulada por milagre. No campo, a Águia da Central tentou com afinco e quase empatou em lance pelo alto... porém ficou apenas no quase.



No tempo final, a partida melhorou bastante


Chute que originou o primeiro gol do Falcon



De pênalti, Christian ampliou a vantagem dos sergipanos e emendou uma comemoração cheia de estilo


Disputa de bola na linha de fundo do ataque local

O São Carlos 1-2 Falcon foi histórico em vários sentidos para o futebol do Sergipe. Foi apenas a quinta vez na história que um clube do estado passou de fase na Copinha e a segunda que uma equipe terminou invicta a primeira fase (o Confiança fez o mesmo em 2015, só que não se classificou).

A peleja de fundo no Luís Augusto de Oliveira reuniu dois times que precisavam vencer pensando em ficar entre os 64 melhores. Um empate matava os dois. Já tinha visto três jogos no domingo e a jornada estava longe de acabar.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Falcon 2x1 São Carlos

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário