Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Rodada dupla de Copa São Paulo na Ibrachina Arena

Texto e fotos: Fernando Martinez


Depois de uma boa noite de descanso, o sábado, meu quinto dia de coberturas na 52ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, reservou uma ótima rodada na Grande São Paulo - minha última na região durante a primeira fase - com dois times novos. Abri os trabalhos em uma das sedes mais surreais do torneio no Século 21, a Ibrachina Arena. O Ibrachina FC, dono da casa, recebeu o genial Serranense de Minas Gerais.

Você viu aqui no Jogos Perdidos algumas coberturas que fiz no mais novo "estádio" paulistano durante o Paulista sub-20 de 2021. Por ter feito jogo ali com portões fechados quis muito ver como o local ficaria repleto de torcedores. Bom, o aperto que imaginei se confirmou desde o começo.

Fui de carona com o Caio e chegamos na Mooca com o horário bastante folgado. Logo estava nas dependências da cancha e as dependências já estavam com um bom número de pessoas. Apesar de não estar cheio, o aperto já era grande, principalmente para comprar alguma coisa no único bar. Bom, eu nem fiquei perto da muvuca e fui bater aquele plá com a dupla Milton e Luigi, que já estavam a postos aguardando a rodada do lado oposto.

Sem demorar fui ao gramado e encontrei o cancheiro Lucas de butuca aguardando os times. Aí pintou um lance estranho envolvendo o delegado da FPF. As equipes seguiram com o chatíssimo protocolo de entrada, teve o hino e blá, blá, blá. Tudo bem. Na hora das fotos oficiais, o cidadão simplesmente impediu que elas acontecessem. Ao invés de auxiliar os fotógrafos, ele simplesmente dispersou os atletas dizendo que "o jogo estava atrasado". Só que os jogadores ficaram batendo bola por quatro minutos, tempo mais do que suficiente para fazer o registro. Aliás, o que tem de delegado com síndrome do pequeno poder é absurdo. Fiquei cabreiro com a falta de educação, mas vida que segue.




Como o delegado da FPF não deixou a gente tirar as fotos posadas, segue o Ibrachina e o genial Serranense perfilados durante o Hino Nacional. De oficial só a foto dos capitães com o quarteto de arbitragem

A manhã valeu por colocar o time 728 na Lista. O Clube Atlético Serranense foi fundado em 1930 como Futebol Clube Betinense, se profissionalizou em 2014 e em 2018 mudou sua sede para Nova Serrana. Em 2021 eles fizeram uma campanha sensacional no mineiro sub-20 e chegaram na semifinal, ficando com uma das quatro vagas (as outras, claro, ficaram com o trio de Belo Horizonte). Estou dizendo em todos os posts e repito: é muito legal ver como os estaduais estão funcionando como verdadeiras “eliminatórias”. Pelo menos fora de São Paulo o negócio tem dado certo.

Já o Ibrachina é novato em todos os aspectos. A equipe nasceu em 2019 e estreou no cenário paulista no sub-15, sub-17 e sub-20 no ano passado. Eles demonstraram interesse em sediarem a Copinha e conquistaram esse direito aos 45 do segundo tempo quando outra sede certa - que não descobri qual foi - desistiu na véspera do anúncio da competição. Na estreia o clube conseguiu uma ótima vitória em cima da Inter de Limeira e queria vencer pela segunda vez.

O que se viu na tímida cancha foi um confronto sem surpresas. Logo aos oito minutos os locais ficaram em vantagem com o gol de Washington aproveitando passe de Ruan Ribeiro. O Serranense pouco fez e viu os paulistanos ampliarem a vantagem aos 42. Flávio recebeu belo passe de Dudu e anotou o segundo.





A Ibrachina Arena viu o jogo de um time só. O Serranense não foi páreo para os locais

No intervalo tentei comprar uma água no bar e a missão foi impossível. A fila andou uns seis centímetros em 15 minutos e fiquei sem ter como beber nada. Paciência. Voltei ao campo sintético, de novo acompanhando o ataque da casa. Nos 45 minutos finais, o panorama não se alterou. O Ibrachina seguiu melhor e o Serranense apenas se defendeu. A pressão foi grande e a meta mineira foi vazada pela terceira vez aos 22 com o tento de Samuel Neres aproveitando rebote do arqueiro.






Detalhes do segundo tempo de Ibrachina x Serranense. Na última foto, a comemoração do terceiro gol, marcado por Samuel Neres

O Ibrachina 3-0 Serranense colocou o surpreendente clube da Mooca na próxima fase da Copinha-2022 e praticamente eliminou a rapaziada de Minas Gerais. O duelo de fundo definiria a sorte dos outros integrantes do Grupo 30: Inter de Limeira x Náutico. Nenhum dos dois tinha vencido na jornada inicial e ambos precisavam urgente de um triunfo.

Eu não fiquei o jogo todo na Ibrachina Arena pois os planos reservavam uma rodada dupla no ABC. Deu tempo de fazer as fotos posadas, dessa vez sem interferência negativa do delegado, e acompanhar boa parte da etapa inicial. Os primeiros 45 minutos foram ruins e pouco de útil se viu. A partida pegou fogo mesmo na metade final.




Se na preliminar não teve as fotos oficiais, no duelo de fundo deu tudo certo. Inter e Náutico posaram de boa, assim como o quarteto de árbitros com os capitães




Três momentos de Inter de Limeira e Náutico na Ibrachina Arena

A Inter abriu o placar aos 16 minutos com Anderson e seguiu na vantagem até os acréscimos. O Timbu então mostrou um enorme poder de reação e incrivelmente virou o marcador com Julio aos 47 e Rodrigo aos 50. Um triunfo épico por 2x1 que deixou os pernambucanos bem próximos da próxima fase. Uma vitória simples contra o Serranense na última rodada classifica o Timbu.

Enfim, saí da Ibrachina Arena com a dupla Caio e Milton com destino à São Bernardo do Campo. De tarde o tempo já estava estranho, mas o que passei no Baetão fugiu de todos os prognósticos. O frio e o vento me fizeram crer que estava no mês de julho. Conto tudo direitinho nos próximos posts.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Ibrachina 3x0 Serranense

Em breve

Ficha Técnica: Inter de Limeira 1x2 Náutico

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário