Procure no nosso arquivo

domingo, 9 de janeiro de 2022

USAC conquista sua primeira vitória na história da Copinha

Texto e fotos: Fernando Martinez


Seguindo com a cobertura monstra da edição 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, na sexta-feira, quarto dia da programação, fiquei perto de casa já pensando na correria do final de semana. Depois de 15 anos, voltei a acompanhar o torneio em Suzano. Abrindo a segunda rodada do Grupo 16 no Estádio Francisco Marques Figueira, o insólito duelo entre União Suzano e Concórdia, o time 727 da Lista.

Meu último jogo de Copinha em terras suzanenses foi em 2007, um Fluminense x Londrina noturno com chuva. Entre 2002 e 2007 eu vi dez pelejas ali pelo torneio. A minha estreia lá foi exatamente 20 anos antes da rodada dupla de sexta-feira, dia 7 de janeiro de 2002. O bizarro é que eu não tenho absolutamente nenhuma memória do ECUS 1x1 União Barbarense e do Flamengo 1x1 Goiás. É como se eles não tivessem existido na minha vida.

A temperatura na sexta-feira foi a mais esquizofrênica até agora. Fez calor forte, choveu e teve frio. A rapaziada não sabia se tirava a camisa ou colocava a capa de chuva. Poucas vezes vi tamanha mudança em um período tão pequeno de tempo. Entre o pessoal que compareceu em peso, um bom quórum de amigos. O rei do futebol de botão, Nílton, Milton, Sérgio, Mário, Lucas, o rei de Brusque e região, Caio e o amigo-abelha, se recuperando de um super-resfriado (#medo) que o deixou fora da jornada de quinta-feira, Renato.

Apesar de alguns acharem um time sem graça, eu achei muito legal poder colocar o Concórdia Atlético Clube na Lista. Aliás, a classificação deles para a Copinha foi histórica. Eles precisavam apenas de um empate contra o Brusque na última rodada da fase inicial do catarinense sub-20. Jogando em casa, o quadricolor tinha que ganhar. Ao final dos 90 minutos, vitória do Galo do Oeste por 5x2, vaga na semifinal a primeira participação na Copinha garantidas. No fim, eles terminaram o estadual na terceira posição.

Na rodada inicial o Concórdia foi mal e tomou um sonoro 6x0 do Fortaleza, o grande favorito da chave. O USAC teve melhor sorte e ficou no 1x1 com o Ituano, conquistando assim seu primeiro ponto na história da competição. Nos seis compromissos até então, seis derrotas. Contra o escrete catarinense, o onze suzanense queria ir além e vencer pela primeira vez.




Devidamente posados, União Suzano, Concórdia, quarteto de arbitragem e capitães

O bom público que compareceu estava animado, mas a alegria deu lugar à preocupação em pouco tempo. O USAC não conseguiu chegar perto da área adversária e pior, em um espaço de dois minutos, cometeu dois pênaltis e viu o Concórdia abrir 2x0. Bryan aos 21 e Guilherme aos 24 anotaram os tentos catarinenses.

Sem alternativa a não ser atacar em busca de melhor sorte, o União diminuiu aos 34 com Contarin. O Concórdia sentiu o golpe e Murilo deixou tudo igual quatro minutos depois em belo chute. De tudo que tinha visto da competição até então, de longe foi a melhor peleja. Foi com o 2x2 que o intervalo chegou e eu, após passar calor e frio, não quis ficar tomando chuva de bobeira, então fui às cabines de imprensa.



Detalhe dos dois gols de pênalti do Concórdia, marcados por Bryan e Guilherme




Momentos do ótimo primeiro tempo entre USAC e Concórdia

A segunda etapa retornou debaixo de água e ainda bem movimentada. Empurrado pela torcida, o União Suzano se lançou em busca da virada e aos 16, Matheus Jesus, que já tinha anotado contra o Ituano, anotou o terceiro dos donos da casa, virando gloriosamente o marcador. Os catarinenses buscaram a nova igualdade e esbanjaram animação. Só que os atletas locais seguraram bem a vantagem e fizeram história.






No segundo tempo a partida caiu um pouco de produção, mas foi a melhor que acompanhei até então na Copinha-22


Placar final do ótimo jogo no Suzanão com a primeira vitória do USAC na história da Copa São Paulo

O placar final de União Suzano 3-2 Concórdia marcou o primeiro triunfo do Javali na Copa São Paulo em sua terceira participação. Também colocou a equipe em boa posição para buscar a vaga na segunda fase contra o Fortaleza. Já o onze tricolor de Santa Catarina deu adeus ao torneio.

O jogo de fundo não era o duelo dos sonhos, fato. Apesar disso fiquei firme e forte na molhada cancha de Suzano ver se Ituano e Fortaleza fariam um confronto à altura do que foi a preliminar.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: União Suzano 3x2 Concórdia

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário