Procure no nosso arquivo

sábado, 8 de janeiro de 2022

Jogos Perdidos em Iacanga, a "Woodstock Brasileira"

Texto e fotos: Fernando Martinez


Depois de dois dias perto de casa, na quinta-feira, terceiro dia de coberturas na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, emplaquei uma jornada tripla sensacional demais, uma daquelas que deixa a gente orgulhoso. Teve apenas um time novo na Lista, mas os dois estádios que visitei merecem um lugar de destaque na coleção. Iniciei os trabalhos na gloriosa cidade de Iacanga, sede do Grupo 9.

A rodada começou cedo pois a "Woodstock Brasileira" fica a quase 380 quilômetros da capital e tínhamos que chegar no máximo meia hora antes do apito inicial. O ponto de partida foi o famoso posto de gasolina próximo da Estação São Paulo-Morumbi do metrô. Estavam comigo nessa a dupla Mário e Sérgio, o homem-FATV, e o são-paulino Caio com seu possante. Rapidinho colocamos o pé na estrada e o papo foi tão bom que nem sentimos a viagem.

Quando saímos da capital a temperatura estava baixa e o tempo nublado nos fez companhia até a entrada de Iacanga. Bastou passar pela primeira rotatória da "Namorada do Tietê" que o céu abriu e o sol pintou forte pata infernizar nossa rodada. Foi só descer do carro que aquele bafo INSANO de interior tomou conta da nossa alma. Percebi ali que seriam 90 minutos absolutamente infernais.


Placa celebrando a presença da Copa São Paulo na entrada de Iacanga


Fachada do genial Estádio Municipal José Antônio Rossi

Agora, falando a real, em jogos como o que eu estava prestes a acompanhar, a temperatura é o de menos. Sim, eu fico passando mal, derretendo, caindo e querendo entrar em um freezer, mas curtir um duelo como o União de Iacanga versus União ABC/MS que estava prestes a ver vale qualquer sacrifício. Se ele acontecer em um local tão genial quanto o Estádio Municipal José Antônio Rossi então... fica melhor ainda.

O estádio tem capacidade de cerca de 2 mil torcedores e recebe jogos do Iacanga Futebol Clube, time fundado em 1946 e que nunca se filiou à FPF, e do novíssimo União Futebol Clube de Iacanga Ltda., nascido em 2 de dezembro de 2019. O novato disputou os campeonatos sub-15 e sub-17 na última temporada. Apesar de não passarem da primeira fase em ambos, não fizeram feio.

O União ABC chegou ao torneio credenciado pelo título estadual em 2021, obtido com duas vitórias em cima do Aquidauanense. É a terceira participação deles na Copinha. Em 2020 assisti o duelo contra o Grêmio na segunda fase (derrota por 1x0). A campanha de dois anos atrás foi histórica pois o União se tornou apenas o segundo time do Mato Grosso do Sul a passar da primeira fase em todos os tempos. O primeiro foi o clube de Aquidauana, em 2014.

Quando chegamos, o campo já recebia um bom número de torcedores e me senti em algum jogo perdido da terceira divisão paulista nos anos 80. Arquibancada só de um lado, rapaziada enchendo o caneco no boteco que fica em frente ao portão principal, cachorros perto do alambrado e uma sensação plena de volta ao passado. No meu mundo ideal, estádios assim seriam liberados normalmente para o futebol profissional (com laudos, espaço de imprensa e torcida visitante, claro). Pena que a FPF não pense da mesma forma.


As geniais cabines de imprensa do estádio nada mais são do que dois containers, um em cima do outro




O União de Iacanga, o União ABC e o quarteto de arbitragem com os capitães

Já no gramado, aguardei pacientemente a entrada das duas equipes no encontro que abriu a segunda rodada do Grupo 9 da Copinha. Na primeira, os donos da casa foram goleados pelo Grêmio Novorizontino por 4x1 e o União ABC pelo Santa Cruz por 2x0. Era um jogo que os dois precisavam ganhar e a derrota significaria praticamente a eliminação.

Como o astro-rei estava tratando todo mundo mal sem distinção, minha saída foi acompanhar o primeiro tempo no gol à esquerda da transmissão debaixo de algumas palmeiras estrategicamente colocadas ali. Foi o que me salvou. Dentro de campo, as duas equipes fizeram uma peleja equilibrada. O primeiro momento bom foi do onze visitante aos 13 minutos em tiro de Joaninha (!) e defesa de Matheus. Aos 21, Gabriel, goleiro sul-mato-grossense, evitou o gol local em grande finalização de Ian.







Detalhes do primeiro tempo de União de Iacanga x União ABC, disputado debaixo de um calor absurdo

Mesmo na sombra, o bafo ganhou da minha pessoa e fui para a parte coberta na etapa final. Os amigos presentes estavam fazendo fotossíntese por causa da alta temperatura e me juntei a eles no sofrimento. Pelo menos vimos a partida melhorar, muito por conta do fato do União ABC ter retornado mais ligado. O goleiro Matheus sofreu bastante.

Os visitantes dominavam quando os locais abriram o placar aos 28 minutos. Buiu pegou a bola no meio-campo, avançou driblando os defensores e mandou um pombo sem asa da intermediária, colocando a bola no ângulo direito. Uma pintura de gol. Achei que o União ABC não teria forças para o empate e conforme o relógio andava, a impressão se fortalecia.

Só que o clube do Centro-Oeste não se entregou e, mesmo com atletas baleados apenas fazendo figuração, afinal todas as substituições já tinham sido feitas, aconteceu uma insana e improvável virada. Aos 43 minutos Leandrinho avançou pela direita e cruzou rasteiro. Um zagueiro falhou e Ney, meio sem querer, deixou tudo igual.

A torcida, até então bastante confiante, tomou um banho de água fria (não literalmente, pois teria sido até uma boa) e aos 47 murchou de vez. Em outra jogada pelo lado direito, Renato levantou, a bola passou por cima do camisa 1 e parou na cabeça de Rafa. O camisa 4, um dos que estavam se arrastando em campo, fez o gol da vitória na raça.


Os bancos de reservas ficam no fundo de casas do mesmo quarteirão. Em uma delas esse senhor de chapéu acompanhou o tempo final. Bom que mesmo com portões fechados, ele pode assistir os jogos sem problema





Momentos do bom e animado segundo tempo em Iacanga. Na última foto, Rafa comemora o gol da virada

O resultado de União de Iacanga 1-2 União ABC praticamente eliminou o time do interior paulista, mas o que fica é aquele famoso aprendizado, já que é a primeira vez que atuam na categoria. Ao União ABC, fica a oportunidade de tentarem a vaga na segunda fase contra o Novorizontino na última rodada.

Falando no clube de Novo Horizonte, a torcida preta e amarela já ocupava o setor destinado a ela para o duelo contra o Santa Cruz. Só que nos mandamos, já que na programação monstra era a hora de finalmente colocar um estádio que fazia parte da minha lista de desejos há muitos anos. Um dos grandes campos do interior paulista que tive o prazer de visitar pela primeira vez.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: União de Iacanga 1x2 União ABC

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário