Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Oeste sofre, mas vence o Canaã no fim e está nas quartas

Texto e fotos: Fernando Martinez


Se no domingo tive a companhia de vários amigos, na segunda-feira encarei sozinho a cobertura de outro jogo das oitavas de final da 52ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Direto da Arena Barueri encarei o surpreendente encontro entre Oeste e Canaã da Bahia. Certamente ninguém colocava ambos entre os 16 melhores antes do torneio começar.



O Oeste se acha o Real Madrid e não posa para foto. Tudo bem, não faço questão também. Registro o time inteiro do Canaã e os capitães com o quarteto de arbitragem

Já falei do Canaã aqui nas duas vitórias que emplacaram na segunda e terceira fases, respectivamente com triunfos em cima do Real Brasília por 2x1 e 1x0 em cima do Juventus na Javari. O clube de Irecê foi apenas o terceiro - atrás de Bahia e Vitória - do estado a chegar nessa fase da Copinha de um total de 17 participantes. Mas eles queriam mais.

Pelos lados do Oeste a boa campanha não é novidade. Em 2020 eles chegaram entre os quatro melhores e foram eliminados pelo futuro vice-campeão Grêmio na semi. O rubro-negro foi bem em 2022, porém precisamos mencionar um fato importante. O Flamengo goleou nos dois primeiros jogos do Grupo 29 e antes do terceiro duelo, justamente contra os donos da casa, os principais nomes do elenco e o técnico retornaram ao Rio de Janeiro para defenderem a agremiação no Carioca. Super desfalcado, o Fla deixou de ser um dos favoritos.

O Oeste nem quis saber do que rolava pelos lados da Gávea. Na despedida da primeira fase, um vacilo que transformou um 3x0 em um 3x3. Na segunda, um empate com o Ibrachina e vaga nos penais. Depois, um 2x0 tranquilo contra o rubro-negro e a chegada nas oitavas. Com vários jogadores da campanha de dois anos atrás, o rubro-negro é uma realidade.

E foi com esse clima de favoritismo total que o Oeste atuou nos 45 minutos iniciais. A equipe controlou a peleja e praticamente não sofreu. Tite chegou perto de abrir a contagem logo aos quatro minutos e Kauã repetiu a dose na sequência. Em ambas as chances João Paulo, goleiro baiano, mostrou serviço.

O Oeste insistiu várias vezes e o resultado saiu aos 37 minutos. Kauã avançou pela esquerda e cruzou na área. Tite surgiu com liberdade na pequena área e completou. Aos 42 ele mesmo ampliou a vantagem em grande tabela com Diogo e chute cruzado. A bola caprichosamente passou no meio das pernas de João Paulo. O 2x0 no intervalo era justíssimo.


Boa defesa do goleiro baiano logo no começo do confronto



Momentos do primeiro tempo de Canaã x Oeste



O segundo gol do Oeste em tiro da esquerda de Tite e a comemoração do atleta paulista

Os locais retornaram ao gramado na mesma pegada e por pouco não fazem o terceiro aos 14 em boa cabeçada de Alan que passou perto. Só que o Canaã foi colocando as manguinhas de fora e diminuiu aos 17. Aisley aproveitou cobrança de escanteio na área e desviou no canto de Alê. A rapaziada do Rubrão sentiu o golpe e recuou. Os baianos equilibraram as ações e a torcida ficou bem apreensiva.

A apreensão deu lugar ao desânimo aos 40 minutos. Após cruzamento da direita no segundo pau e toque de cabeça, a bola bateu na trave. Vinícius Alves surgiu entre os defensores e aproveitou o rebote, deixando tudo igual na Arena Barueri. A certeza dos pênaltis durou apenas quatro minutos. Reifit, remanescente da campanha de 2020, recebeu na direita, driblou o marcador e mandou no ângulo de João Paulo. Uma pintura de gol que recolocou o escrete de Barueri na frente.




O segundo tempo foi eletrizante na Arena Barueri



Reifit driblando o defensor baiano antes de recolocar os paulistas em vantagem. Na comemoração, arrepiaram o Leopardo, mascote do Oeste

Sem tempo de mais nada, a partida terminou com o placar de Oeste 3-2 Canaã. Grande triunfo do clube paulista, novamente entre os oito melhores da Copinha pela segunda vez seguida. O adversário será o poderoso e favoritaço Palmeiras. O time baiano foi heroico e chegou muito longe, certamente além do que a torcida poderia esperar. Merece os parabéns pela campanha tão boa.

Até a próxima!

_____________

Ficha Técnica: Oeste 3-2 Canaã

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário