Procure no nosso arquivo

domingo, 16 de janeiro de 2022

Canaã vai bem e está na terceira fase da Copinha

Texto e fotos: Fernando Martinez


Não tinha certeza se assistiria dois jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior na quinta-feira. Acabou que deu certo a rodada dupla de última hora pois o trem que me trouxe de Jundiaí até a capital não atrasou. Como era caminho, ficou fácil marcar presença no insólito encontro entre Canaã da Bahia e Real Brasília pela segunda fase no Estádio Nicolau Alayon. Teve bastante confronto diferente na "quarta rodada", mas esse foi o mais perdido com times de fora do estado.

Assim como aconteceu em 2020, teve muita gente que foi ao Nacional ver o onze baiano em. Ligados à Igreja Universal, eles fizeram bonito na primeira fase e foram líderes do Grupo 31, ficando à frente de Juventus, o segundo classificado, Portuguesa Santista e CRB. Já superaram de longe a campanha de dois anos atrás, quando perderam seus três compromissos.

O Baiano sub-20 de 2021 teve Bahia, Vitória, Jacuipense e Camaçariense nas quatro primeiras posições e os quatro se garantiram na Copinha. O Canaã, que nem disputou o torneio, também veio, provavelmente através de um convite da FPF. Desde 2019 o futebol baiano tem cinco representantes na maior competição de base do país.

O adversário do clube de Irecê era o Real Brasília, antigo Real e antigo Dom Pedro II (era muito mais legal esse nome). Eles pintaram aqui na edição de 2018 em vitória em cima do genial São Paulo Crystal da Paraíba. O time é o último campeão do Candangão sub-20 ao derrotar o Taguatinga na decisão. É a terceira participação da rapaziada e em todas passaram de fase. Jogando na Comendador Souza, fizeram quatro pontos e ficaram na vice-liderança do Grupo 32.




Canaã e Real Brasília posados para um duelo perdidaço com cara de Copinha no Nacional. Abaixo, a imagem dos capitães com o quarteto de arbitragem

Não estava na pegada de ficar no campo, então fiz as fotos e fui ficar espremido na parte coberto com 95% do local ocupado por gente torcendo pelo Canaã do lado do trio Luigi, Sérgio e Raul, torcedor símbolo do Real. Apesar do aperto, foi um jogaço, um dos melhores que vi até agora.

O Canaã foi melhor, bem melhor. O Real não soube segurar o bom e rápido ataque baiano e aos 30 minutos o marcador foi inaugurado. Josué cobrou escanteio, a zaga não conseguiu afastar e, aproveitando péssima saída do goleiro Gabriel Vítor, Vinícius abriu o placar de cabeça, o seu terceiro gol no certame. O Real não se abalou e empatou aos 37. Felipe Alves cruzou na direção de James. João, arqueiro baiano, vacilou e o camisa 7 acertou um belo tiro no ângulo.

No tempo final tudo voltou da mesma forma e o Canaã, para a alegria dos alucinados que não deixaram de gritar por um segundo sequer, dominou as ações. A rapaziada martelou, porém só marcou aos 34 minutos quando Wendell foi lançado na direita, entrou na área e mandou cruzado. Aos 45 o Real teve a chance de ouro de deixar tudo igual. A equipe teve escanteio pela esquerda, o goleiro falhou e a bola sobrou livre para Juan Neres na direita. Ele teve o gol aberto e chutou, só que Aisley surgiu como um raio e salvou em cima da linha.







Detalhes de Canaã 2x1 Real Brasília e a comemoração dos atletas baianos com a sua torcida pela classificação

No fim, não teve jeito: Canaã 2-1 Real Brasília. A grande vitória dos baianos foi muito comemorada por atletas, comissão técnica e torcedores. Na próxima fase, repetem o duelo contra o Juventus querendo que a história seja diferente. Na fase inicial os grenás venceram por 3x1.

Com uma rodada dupla na mochila e 90 minutos de bom papo com os amiguinhos, voltei ao QG pensando naquele descanso maroto. No final de semana espero que a FPF me ajude e coloque jogos bons na região. Estaremos de olho.

Até a próxima!

_____________

Ficha Técnica: Canaã 2x1 Real Brasília

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário