Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Rondoniense se despede da Copinha com bela vitória

Texto e fotos: Fernando Martinez


O domingo começou cedo e já contava com quatro partidas na sacola quando partimos rumo ao último jogo do dia. Sim, acompanhei uma raríssima rodada quíntupla com direito a três times novos, o último em confronto de eliminados do Grupo 8 da Copa São Paulo de Futebol Júnior: Operário de Ponta Grossa x SC Rondoniense, o 732º na minha lista.

Nos saímos de São Carlos antes do apito final de São-Carlense 0x1 América/MG e, comendo o asfalto, chegamos na Arena da Fonte bem antes do horário do duelo que encerrou a disputa da chave. Os dois foram derrotados por Ferroviária e Santos - que faziam a preliminar vendo quem seria o líder – e entraram em campo para saber quem seria o lanterna.

A caravana teve uma substituição entre os dois destinos: saiu o amigo Renato "Joselito" Rocha e entrou o fotógrafo oficial do Brusque, Lucas. A dupla Caio e Mário se manteve. Com o glorioso Cancheiro, fomos até a última peleja da viagem na terça-feira. Acabamos tendo um problema enorme no portão. O funcionário não queria deixar a gente entrar pois não estávamos credenciados. Só que a credencial estava com os fiscais da FPF DENTRO do estádio.

Foram minutos tensos com o cidadão não entendendo nada do que estávamos falando. O tempo foi passando e a hora do apito inicial se aproximava. Após tanta insistência o figura deixou a gente entrar pois ele "estava quebrando nosso galho", como se ele fosse o maior gente boa. Olha, a Copinha desse ano foi campeã em pessoas com síndrome do pequeno poder. Foi no laço que pegamos nossas credenciais e fomos ao gramado. Logo ambas entraram em campo, já com a Arena da Fonte praticamente vazia.




Uma Arena da Fonte vazia viu o duelo entre Operário de Ponta Grossa e Rondoniense, a decisão de quem seria o lanterna da chave

O Operário entrou na edição atual da Copinha sem nenhuma derrota na história. Sim, disputou apenas uma edição, 2020, mesmo assim saiu sem sofrer nenhum revés. Vale lembrar que a equipe jogou a Copa São Paulo pois a Federação Paranaense de Futebol indicou os quatro times do estado que estão nas Séries A e B. De todos os critérios usados pelas federações para a definição dos indicados, esse de longe foi o pior.

Já o Rondoniense Social Clube estreou na Copa em 2022. Ele ganhou uma das duas vagas por ter sido o terceiro colocado do estadual sub-20 do ano passado. O campeão Real Ariquemes - que apareceu aqui na derrota contra o Água Santa - foi o outro classificado. O Villa Rondônia, vice-campeão, não veio à São Paulo pois não é profissional. Fundado em 2010, o RSC foi campeão estadual em 2016.

Eu não sei o motivo, mas resolvi ficar acompanhando o ataque do Operário. Não poderia ter escolhido pior. Os paranaenses foram dominados completamente pelo escrete do Norte. Aliás, o elenco do Rondoniense era todo do America carioca. Os dois fizeram uma parceria e atletas e comissão técnica eram do Diabo. Aos 19 a primeira grande chance do Rondoniense em pênalti cobrado por Carioca que Guilherme defendeu. Cinco minutos depois Berguinho cobrou escanteio na área e Lipe Possato abriu o placar. Aos 35 Matheus Oliveira roubou a bola e cruzou de forma precisa. Lipe Possato, ele de novo, fez o segundo.







Momentos da etapa inicial de Operário x Rondoniense. Na última foto, detalhe do primeiro gol da noite

Fui até as cabines da Fonte no tempo final caçar algo para comer pois não comia nada desde Araras. Encontrei várias cabines vazias com garrafinhas de água, refrigerante e salgadinhos. Foi uma dádiva. Passei 45 minutos enchendo o bucho sem medo do amanhã. No gramado, a peleja seguiu menos empolgante e na arquibancada contei exatas 16 pessoas. Cenário perfeito para encerrar o domingo.

Enquanto batia a xepa com classe, o Rondoniense seguiu melhor. O Operário criou seu primeiro momento digno de registro em cobrança de falta de Léo que bateu na trave aos 21 minutos. E só. Aos 29 a vantagem do RSC foi ampliada com o gol de cabeça de Matheus Giulliano. Tudo bem que o Fantasma já estava eliminado, mas não imaginei que seria dominado como foi.





Detalhes do segundo tempo em Araraquara e o placar final da partida que fechou a minha rodada quíntupla (!) do domingo

O resultado de Operário 0-3 Rondoniense ficou barato tamanho o domínio do Periquito da Zona Leste (que apelido maravilhoso!). Essa foi a nona vitória de uma equipe do estado em 74 partidas disputadas na Copinha. Mesmo assim o estado segue com o tabu de nunca ter colocado uma equipe na segunda fase em 24 participações. Já o Operário sai do torneio com uma campanha bem abaixo da média.

Foram 12 horas de futebol, cinco jogos, três times novos e muitos quilômetros percorridos. Uma loucura sensacional. Só que a noite não acabou com o apito final. Pegamos a estrada sem saber em qual local dormiríamos e fomos seguindo, seguindo, seguindo até parar em São José do Rio Preto mais de duas horas depois.

Não foi uma noite bem dormida, pelo contrário. Apesar de tudo, estando a 440 quilômetros de casa a viagem tinha que continuar de qualquer forma. Na segunda-feira a programação era simplesmente sensacional com três jogos em dois estádios de cidades que nunca achei que visitaria um dia. Sem dúvida já um dos pontos altos de 2022.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Operário/PR 0x3 Rondoniense

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário