Procure no nosso arquivo

sábado, 15 de janeiro de 2022

Retrô vence o Palmas e vai para a segunda fase da Copinha

Texto e fotos: Fernando Martinez


A terça-feira, 11 de janeiro, começou muito cedo para a caravana da coragem. Foi o último dia de coberturas na fase inicial da Copa São Paulo de Futebol Júnior com dois times novos na Lista e mais duas sedes visitadas. A primeira parada foi com o genial encontro entre Palmas e Retrô de Pernambuco pela última rodada do Grupo 20.

Acordei em Rio Claro e durante o ótimo café da manhã no hotel – um verdadeiro achado - o amigo Lucas se despediu da jornada pois retornou à Grande São Paulo antes do esperado. Sobrou o que vos escreve e a dupla Mário e Caio. Dali pegamos a estrada até Itapira em viagem percorrida em menos de uma hora.

Apesar do surreal horário, 8h45 da matina em dia útil, até que o Estádio Coronel Francisco Vieira recebeu um bom público, ainda mais levando em conta que os donos da casa só pintariam no duelo principal. Cheguei, me credenciei e fui o gramado. Diferente do dia anterior em Tanabi, fez frio assim como no sábado e no domingo. Acompanhei o jogo de blusa (!), algo que certamente vai deixar saudade.




As fotos oficiais da fria manhã de terça-feira em Itapira

Palmas e Retrô estavam com um ponto e a vitória era essencial para que seguissem com chance de classificação. Eles tinham que vencer e a Itapirense não ganhar do Cruzeiro na sequência. Por tudo que tinha visto até então, apostava no escrete pernambucano. Essa é a segunda participação do rico Retrô Futebol Clube Brasil na Copinha e como não consegui vê-los em 2020 (jogaram em Franca), agora era obrigação. Eles se garantiram por terem chegado na semifinal do sub-20 estadual (que está paralisado).

Já o Palmas voltou a disputar a Copinha após seis anos de ausência. A equipe entrou no torneio por ter sido o campeão tocantinense de 2019 (teria a vaga na edição de 2021 que não aconteceu). O outro classificado foi o Taquarussú, que você viu aqui tomando 7x0 do Velo Clube, vice-campeão da edição de 2020 do estadual sub-20 (o campeão, EC Castelo, não é profissional e com isso não pôde participar). Foi a terceira vez que os vi em ação. A primeira válida pela Copa do Brasil de 2002 em derrota contra a Portuguesa no Canindé, e a segunda na Copinha de 2012, um 6x0 sofrido contra o Grêmio Barueri.

Por instinto fiquei do lado direito das cabines de TV e me dei mal. O Retrô atacou do lado contrário e os bons momentos se concentraram longe de onde estava. Logo com 15 minutos Ruan Costa atacou pela direita, entrou na área e chutou cruzado, abrindo o placar. O Palmas foi dominado e só nos minutos finais chegou próximo da área nordestina. Gio foi o dono do melhor lance tocantinense, mas Lucas Menino fez boa defesa.





Lances do primeiro tempo de Palmas x Retrô

Subi até a parte coberta e fiquei na boa conversando com os amigos. A etapa final começou da mesma forma: Retrô melhor e Palmas apenas se defendendo. Foi em um espaço pequeno entre os 10 e 11 minutos que a partida se definiu. Aos 10, Elves marcou o segundo tento do time amarelo aproveitando bola zanzando na área após falta pela direita. Na saída, a zaga azul e amarela foi mal e perdeu o domínio. Charles foi lançado, entrou na área e tocou no canto, fazendo o terceiro.




Momentos do tempo final em Itapira


Detalhe do terceiro gol do Retrô, marcado por Charles, camisa 17


Zé Elias bateu pênalti no fim e Lucas Menino, goleiro pernambucano, defendeu

O onze tocantinense teve a chance de diminuir em pênalti cobrado por Zé Elias. Só que ele bateu mal e Lucas Menino fez a defesa. No fim, o Palmas 0-3 Retrô manteve vivo o sonho pernambucano de classificação. A torcida ficou a favor do Cruzeiro, já que a Itapirense não podia ganhar dos mineiros no duelo de fundo. Acabou que a vibração positiva deu certo e a vaga foi confirmada com os 3x0 a favor do clube de Belo Horizonte.

Não ficamos para ver o confronto principal, o último do Grupo 20 da Copinha na primeira fase. Precisávamos pegar a estrada novamente e colocar meu 14º time na Lista. Acabou sendo minha despedida dessa fase depois de dias insanos.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Palmas 0x3 Retrô

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário