Procure no nosso arquivo

domingo, 30 de janeiro de 2022

USAC volta à terceirona com vitória contra o São José

Texto e fotos: Fernando Martinez


Entre alguns jogos bons, a escolha do último sábado não tinha como ser outra. Fui até o Estádio Francisco Marques Figueira acompanhar a genial estreia do União Suzano no Campeonato Paulista da Série A3. Após 29 anos, o glorioso Javali das Palmeiras voltou a atuar pela terceira divisão estadual e recebeu o São José na rodada de estreia.

Foram 29 longos anos de muitas derrotas e algumas temporadas fora do profissionalismo. Perambulando entre a quarta, quinta e sexta divisões entre 1994 e 2020, o União disputou um total de 345 partidas. Venceu 68, empatou 62 e perdeu absurdas 215, cerca de 62% delas. Além disso fez 324 gols (média de 0,93) e sofreu assombrosos 770 (média de 2,23). Pouca coisa nesse período é digna de registro.

Em 2021 o belíssimo trabalho culminou no título invicto (apenas o terceiro em divisões de acesso de São Paulo desde 1947) e no brilhante acesso. Foram 20 jogos com treze vitórias e sete empates. Estivemos no sufoco das quartas contra o Independente de Limeira, no massacre da semi em cima do Grêmio Prudente e no empate que valeu o caneco contra a Matonense. Foi legal demais ver a história ser escrita.




A imagem oficial do União Suzano no seu grande retorno ao terceiro nível do futebol paulista junto com a do São José e do quarteto de arbitragem com os capitães. A FPF escolheu o árbitro Leonardo de Jesus Sampaio, os assistentes Ricardo Pavanelli Lanutto e Leandro Fernandes Rodrigues e o quarto árbitro Marcelo de Jesus Santos para comandar a peleja

Em 2022 a diretoria manteve as boas peças de 2021 e trouxe nomes importantes. O clube busca pelo menos se manter na Série A3 nesse primeiro ano. Espero de verdade que consigam. Vale também dizer que o último confronto do USAC pela terceira divisão foi em 21 de agosto de 1993, um 0x0 em casa contra o Jabaquara.

O dia estava nublado e a ameaça de chuva pairava no céu da Grande São Paulo. Nem assim desisti da jornada. Cheguei, fiz todo o esquema de credenciamento e não demorou para a peleja começar. O São José se aproveitou do nervosismo local e tomou conta das ações na primeira etapa. O punk é que logo a chuva pintou forte no Suzanão. Corri até a parte coberta e fiquei em pé em uma escada que dá acesso a assentos disponíveis apenas para convidados o tempo todo.





Enquanto a chuva não chegava, consegui ficar um tempinho dentro de campo captando imagens de perto

Debaixo de um temporal, os visitantes saíram na frente aos 45 minutos com o gol de Klaidher - belo nome - de cabeça no canto esquerdo. Quando as equipes retornaram do intervalo o cenário permaneceu o mesmo. O time de Ricardo Costa estava nervoso, talvez por conta da estreia e por carregar uma grande expectativa. A partida foi seguindo e tudo indicava uma vitória do São José.

Aí pintou a estrela do bom atacante Jorge Mauá. Velho conhecido das divisões de acesso, ele mudou a sorte do USAC. Aos 38 ele aproveitou rebote na pequena área após cabeçada na trave. Três minutos depois saiu o segundo gol local e eu até agora não sei o motivo do assistente ter anulado. Aos 49, em nova cabeçada na trave, outra vez Jorge foi ligeiro e, agora sim, virou o marcador de forma heroica.






Já na parte coberta, acompanhei um jogo em que o São José foi melhor até a reta final


Jorge Mauá entrou e resolveu a parada a favor dos suzanenses. Ele marcou os dois gols na virada do União Suzano


Placar final mostrando a grande vitória do USAC no seu retorno à terceirona

No fim, o União Suzano 2-1 São José premiou o clube que teve mais brilho na reta final. Os joseenses seguraram a onda durante 90% da peleja, porém vacilaram quando não podiam. Como foi a estreia, muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte. Não dá para ter nenhuma ideia do que irá acontecer.

Saí correndo do estádio com os amigos pois tinha sessão noturna encharcada em Barueri. Tudo, claro, debaixo de muita chuva.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: União Suzano 2x1 São José

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário