Procure no nosso arquivo

domingo, 13 de janeiro de 2013

GEO faz história e garante vaga na segunda fase da Copinha

Opa, 

Fechando a última rodada do Grupo W da 44ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Estádio Prefeito José Liberatti viu o duelo entre os dois líderes da chave em busca da vaga direta para a segunda fase do certame: Grêmio Osasco x Internacional/RS

Dessa vez não teve a menor chance de eu voltar ao campo de jogo para fazer as fotos oficiais. A forte chuva não dava trégua e com isso fui obrigado a permanecer nas tribunas do estádio osasquense. De qualquer forma, fiz as imagens na base do zoom mesmo de longe. Vale como registro... 


Grêmio E Osasco (sub-20) - Osasco/SP. Foto: Fernando Martinez. 


SC Internacional (sub-20) - Porto Alegre/RS. Foto: Fernando Martinez. 

Essa partida, além de definir quem seria o campeão simbólico do grupo, reuniu dois times com diferenças históricas abismais. De um lado o centenário Colorado e seus quatro títulos na história da Copinha. Do outro, o "novato" GEO apenas na sua terceira participação no torneio e cinco anos de vida. 

As duas equipes somavam seis pontos antes dessa decisão após vitórias contra Paulista de Jundiaí e Nacional/AM. Um empate deixaria o GEO como líder da chave e o Inter em segundo com sete pontos. Essa pontuação credenciaria a equipe gaúcha a disputar a segunda fase como um dos melhores segundos colocados. Mas caso alguém vencesse, o derrotado permaneceria com seis pontos e, dependendo do saldo de gols, poderia ficar de fora da nova fase da Copinha. 

Mas talvez o maior adversário do Grêmio Osasco nessa "final" era o retrospecto totalmente negativo das equipes da cidade na história do campeonato, já que nunca um representante da Cidade Trabalho havia passado da primeira fase da Copinha.Até o ano passado foram 10 participações (Monte Negro em 1991, EC Osasco de 2001 a 2007 e o GEO em 2011 e 2012) e eliminações precoces em todas elas. 


Desarme preciso de zagueiro do GEO em ataque Colorado. Foto: Fernando Martinez. 

Apesar do dilúvio e do inesperado frio, um grande público esteve presente no José Liberatti para a contenda. Pena para esse pessoal que o começo da peleja tenha sido todo do Internacional. Comandado pelo camisa 11 Valdívia, jogador revelado pelo Rondonópolis na Copinha de 2012 (e que apareceu duas vezes aqui no JP em coberturas exclusivas), o Colorado infernizou a zaga osasquense. 


Camisa 11 Valdivia chutando de fora da área. Foto: Fernando Martinez. 

O resultado dessa blitz foi o gol do camisa 11 aos 10 minutos. Valdivia cobrou brilhantemente uma falta pela esquerda e, contando também com um vacilo do goleiro local, deixou os gaúchos na frente. O tento sossegou o ímpeto do onze visitante e a partida ficou mais equilibrada. 


Detalhe do primeiro gol da partida, marcado pelo Inter. Foto: Fernando Martinez. 

A partir dos 30 minutos foi o GEO quem esteve melhor buscando a todo custo a igualdade no marcador antes do intervalo. Aos 44, Jefferson atacou pela esquerda e foi derrubado dentro da área. A cobrança dapenalidade máxima ficou por conta dele mesmo, e a torcida fez a festa quando a bola estufou as redes. 1x1 no marcador e intervalo de jogo. 


Pênalti que Jefferson cobrou para igualar o marcador. Foto: Fernando Martinez. 

O segundo tempo foi bastante diferente do primeiro e teve o time osasquense dominando por completo as ações ofensivas. O Inter recuou demais e chamou a equipe paulista para seu campo de defesa. Porém, esse ímpeto ofensivo não foi aproveitado, e todas as boas oportunidades para o GEO virar o jogo foram para fora. 


Ataque gaúcho no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez. 


Disputa de bola no meio-campo. Foto: Fernando Martinez. 

Final de jogo: Grêmio Osasco 1-1 Internacional. Com a igualdade, o GEO terminou em primeiro e o Colorado em segundo no Grupo W da Copinha. Com certeza uma campanha histórica para todos os envolvidos com o clube. Conhecemos alguns desses personagens e ficamos felizes em saber que o trabalho ali é sério e organizado. Merecem todo o sucesso possível... 

Até a próxima! 

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário