Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

No primeiro jogo de 2013, São Francisco/BA derrota a Águia no Vale

Fala, pessoal! 

Um novo ano começou e as primeiras emoções futebolísticas de 2013 vieram diretamente de um certame que sempre nos traz a chance de ver times perdidaços, jogos geniais e confrontos um tanto quanto incomuns. Claro que falo da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que nesse ano chega à sua 44ª edição voltando, para a alegria de todos, a ser um campeonato sub-20. 

Obviamente nós ficamos "obrigados" a curtir cada momento da gloriosa Copinha, principalmente na primeira fase, quando times de todos os estados do Brasil desfilam pelos gramados paulistas em animadas pelejas com estádios cheios e muito calor. E logo no primeiro dia de disputa nos fizemos presentes no Estádio Martins Pereira em São José dos Campos, sede do Grupo U. 

A primeira peleja teve o dono da casa São José EC contra o São Francisco/BA. De um total recorde de participantes (100 times), não coloquei na minha Lista apenas de cinco deles. E como o onze baiano era um desses, a escolha para acompanhar essa chave foi um tanto quanto óbvia. 

Tive a companhia do amigo Emerson para essa jornada, que foi feita com sua viatura chinesa número 72. Como sempre acontece, a viagem da capital bandeirante até a Capital do Vale foi feita sem nenhum percalço. Ao chegar no estádio, logo fui conversar com o pessoal da equipe baiana, todos muito simpáticos e bastante receptivos. 

Não demorou muito para que as agremiações entrassem em campo para o meu jogo de número 2079, o primeiro em 2013. E claro, lá estava o que vos escreve para captar as imagens oficiais: 


São José EC (sub-20) - São José dos Campos/SP. Foto: Fernando Martinez. 


AA São Francisco (sub-20) - São Francisco do Conde/BA. Foto: Fernando Martinez. 


Quarteto de arbitragem e capitães dos times. Foto: Fernando Martinez. 

Disputando a Copinha pela oitava vez na história, a Águia fez uma parceria com o Al Shabab, o primeiro time muçulmano do país, para tentar ao menos uma vaga na segunda fase, algo que aconteceu apenas uma vez em todos os tempos (em 2007). Já o São Francisco, que estreou no certame no ano passado sem vencer nenhum dos seus confrontos, busca fazer uma campanha melhor do que 2012. 


Visão geral do Martins Pereira debaixo de chuva no meu jogo de número 2079, o primeiro no ano corrente. Foto: Fernando Martinez. 

E logo nos primeiros movimentos da peleja, parecia que o time local era justamente a equipe nordestina. Jogando de forma fácil e mostrando bastante qualidade, o São Francisco dominou as ações ofensivas e praticamente não sofreu sustos durante os 90 minutos. Logo aos 7, a equipe abriu o marcador com Yago cobrando pênalti. 


O primeiro gol de 2013 no JP foi do São Francisco/BA contra o São José, em cobrança de pênalti de Yago. Foto: Fernando Martinez. 


Jogador baiano subindo no terceiro andar em ataque joseense. Foto: Fernando Martinez. 

A sempre exigente torcida joseense não demorou muito para perder a paciência com a inoperância da equipe da casa. Com esse cenário, os baianos fizeram o segundo aos 32 minutos através do camisa 11 Cayo. E foi justamente com 2x0 para o São Francisco que o primeiro tempo chegou ao fim. 


Escanteio para os donos da casa. Foto: Fernando Martinez. 


Bom ataque do São Francisco/BA pelo alto. Foto: Fernando Martinez. 

O São José até tentou impor alguma pressão na volta para o tempo final, mas os jogadores erravam passes em profusão e eram sempre neutralizados pela boa defesa do time visitante. Jogando tranquilo e apostando nos contra-ataques, o São Francisco fez o terceiro novamente em cobrança de pênalti aos 27, de novo com Yago. 


Troca de passes no setor ofensivo do time nordestino. Foto: Fernando Martinez. 


Terceiro gol do São Francisco/BA e segundo de Yago. Foto: Fernando Martinez. 


Cobrança de falta que originou o gol de honra da Águia na sua desastrosa estreia na Copinha 2013. Foto: Fernando Martinez. 

Dois minutos depois a equipe paulista conseguiu diminuir com Luiz Felipe cobrando falta e contando falha do arqueiro Anderson Kanxa. Os minutos restantes foram no mesmo panorama, e ao final do tempo regulamentar, a primeira "zebra" da Copinha: São José 1-3 São Francisco/BA. Essa foi a primeira vitória do time baiano na história do certame e uma estreia com o pé esquerdo para os paulistas. 

Mas esse foi apenas o primeiro jogo da tarde/noite, e a peleja de fundo reuniu os eventuais favoritos da chave. 

Até lá! 

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário