Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Botafogo/PB confirma o histórico 100% de aproveitamento na Copinha

Texto e fotos: Fernando Martinez


Na segunda ia rolar uma ida até Taubaté, mas a falta de verba não deixou com que a programação se confirmasse. Na terça voltei aos gramados com o Grupo 30 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sediado na gloriosa Ibrachina Arena. Foi a última rodada da chave, e o duelo da preliminar foi entre Canaã da Bahia e Botafogo da Paraíba.

Foram poucas as vezes que vi o Belo em campo, mais precisamente três antes de terça-feira. No profissional, só uma: a vitória contra o Santo André no quadrangular final da Série C de 2003, quando o Jogos Perdidos nem existia. Depois, duas vezes na Copinha: derrota contra o Grêmio por 3 a 0 em 2008 no Baetão e goleada sofrida para o Audax por 7 a 1 em Louveira no ano de 2013. Há dez anos não tinha a chance de vê-los em ação.




Capitães, o árbitro Rodrigo Santos, os assistentes Juliano César dos Santos Moreno e José Lucas Cândido de Souza e o quarto árbitro Gustavo Henrique da Silva

Acabei reencontrando a equipe paraibana, atual campeã sub-20 do estado, em sua melhor campanha na história da Copinha. Com duas vitórias, ela estava classificada com antecedência e jogava contra os eliminados baianos tentando manter os 100% de aproveitamento, algo inédito na história dos clubes do estado na história do torneio.

O Canaã, que ficou em sétimo no baiano da categoria e ganhou a vaga na Copa São Paulo na base do convite, perdeu seus dois compromissos e foi eliminada de forma precoce. Campanha decepcionante levando em conta que no ano passado chegou nas oitavas de final e caiu contra o Oeste com um gol no último minuto do duelo.

Quem foi até o bairro da Mooca, entre os presentes estava o jovem mancebo Milton, acabou vendo um jogaço, de longe o melhor que eu assisti em 2023 até aqui. Jogando sem nenhuma preocupação, o clube da Bahia abriu o placar aos dois minutos em uma verdadeira pintura. Caíque Cerqueira avançou e mandou um tijolo da intermediária. A bola fez uma curva indescritível e caiu de uma vez, encobrindo o arqueiro do Bota. Golaço.

O Belo se assustou, porém respondeu rapidamente mostrando o bom futebol que o levou à liderança da chave. Aos 17 deixou tudo igual com aproveitando cruzamento da direita e Gabriel Vítor virou aos 39 em cobrança de pênalti. Nos acréscimos os baianos perderam uma chance de ouro do 2 a 2 quando Marks, sem marcação e na cara do goleiro, finalizou tirando tinta da trave.





Lances de Canaã x Botafogo da Paraíba, o melhor jogo que vi em 2023 até agora


Gabriel Vítor marcou de pênalti para o Belo

No intervalo, e isso é um dos itens que fazem ver jogo no campo do Ibrachina ser bem legal, saí do campo e fui carregar meu moribundo celular em uma das várias tomadas que existem ali, já que a jornada seria longa, todas na sombra. De lá, sem muvuca ou aperto, vi um segundo tempo em que a peleja seguiu muito acima da média.

O Canaã queria se despedir com classe e voltou a deixar tudo igual aos oito minutos com Giovanni completando no meio da área uma bola espirrada. Inapelável, o glorioso Gliniedson se tornou o artilheiro da tarde com um gol de cabeça aos 20 minutos e outro aos 45. Seis gols e inúmeras oportunidades de ambos os lados em 90 minutos extremamente agradáveis.




Os baianos empataram no tempo final, mas não seguraram os paraibanos, donos de uma campanha de 100% de aproveitamento na segunda fase

O Canaã 2-4 Botafogo/PB confirmou a primeira vez que um paraibano terminou a fase de grupos da Copinha ganhando todos os compromissos. Agora o Alvinegro da Estrela Vermelha fará parte do confronto mais legal da segunda fase contra o Hercílio Luz de Santa Catarina, em um jogo que certamente contará com a minha presença.

A outra vaga do Grupo 30 foi definida após o triunfo do Belo na preliminar. Teve time paulista fundado outro dia contra um dos grandes do Nordeste em campo.

Até lá!


Ficha Técnica: Canaã 2-4 Botafogo/PB

Local: Ibrachina Arena (São Paulo); Árbitro: Rodrigo Santos; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: ED, Kevinho, Guilherme; Cartão vermelho: Kevinho 24 do 2º; Gols: Caíque Cerqueira 2, Ariel 17 e Gabriel Vítor (pênalti) 39 do 1º, Giovanni 8, Gliniedson 20 e 45 do 2º.
Canaã: Gustavo Dias (Felipe Sacramento); Gabriel Miranda (Kevinho), Matheus Reis, Lucas da Silva e Gabriel Matos; Rodrigo Novais (João Sandi), Marks (ED) e Aluizio Santos (Giovanni); Caíque Cerqueira, Keven Luan (Caio Vinícius) e Jhonathan Baptista. Técnico: José Miranda.
Botafogo/PB: Edílson; Jeffinho (Deivid), Ariel, Guilherme e Jon (Luiz Henrique); Claiver (Leonardo), Pedro Kaíque, Mathirso (Henrique Cazita) e Gabriel Vítor (Gliniedson); João e Mosquito. Técnico: Severino Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário