Procure no nosso arquivo

sábado, 14 de janeiro de 2023

Hercílio Luz quebra a invencibilidade do Belo e está na terceira fase

Texto e fotos: Fernando Martinez


Não tinha jogo mais sensacional na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023 do que o duelo entre Botafogo da Paraíba e Hercílio Luz de Santa Catarina, na Ibrachina Arena, disputado na tarde de sexta-feira. Por ser tão imperdível, a presença do agradável campo do bairro da Mooca era obrigatória. Para quem nunca tinha visto o alvirrubro em ação, emendar a segunda cobertura seguida foi bem legal.

Acompanhei uma apresentação de cada um na fase inicial, ambos na rodada final: o bom triunfo do Belo contra o Canaã por 4 a 2 e a goleada do Hercílio Luz em cima do Capital de Tocantins por 5 a 2. O Bota foi líder do Grupo 30 e os catarinenses ficaram em segundo do Grupo 29. Vale registrar que foi a primeira vez que o alvinegro da Estrela Vermelha teve 100% de aproveitamento na fase de grupos da Copa São Paulo.


Botafogo FC (sub-20) - João Pessoa/PB


Hercílio Luz FC (sub-20) - Tubarão/SC


Vinícius Bettio apitou, Wellington Bragantim Caetano e Bruno de Oliveira Ferreira foram os assistentes e José Cláudio Ribeiro da Silva atuou como quarto árbitro. Na imagem também os capitães dos times

Já com aquele calor típico de janeiro, e que pelo visto vai se manter a perder de vista, fui até o "estádio" do Ibrachina na boa e quando cheguei vi que o público seria diminuto. Felizmente não são todos que enxergam a beleza de um confronto desse naipe como nós. O que complicou foi ver que a expectativa criada não foi refletida na atuação das equipes.

O primeiro tempo foi tenebroso, sério. Não teve nada, nada digno de registro. Botafogo e Hercílio Luz maltrataram a pobre pelota e desanimaram quem estava no Ibrachina. Fica difícil até falar a respeito ou escrever alguma coisa para deixar o texto melhor. Não dá. O 0 a 0, obviamente, era o resultado quando o intervalo chegou.

Saí do campo porque me recusei a ficar espremido no meu desconfortável banquinho na etapa final. Fui até a área das churrasqueiras, na sombra, carregar o celular de boa, sem aperto. Dentro das quatro linhas nada mudou. Os últimos 45 minutos seguiam no mesmo esquema, sem inspiração e com muitos erros de ambos os lados. O cheiro de 0 a 0 era forte e eu estava torcendo por um gol, independentemente do lado.

Não sei como, mas o Hercílio Luz conseguiu abrir o placar aos 20 minutos com o camisa 10 Matheus Campos, para a alegria do pessoal que torcia pelo clube do sul do país. A torcida botafoguense, animada com a ótima campanha na fase inicial, desanimou com o tento catarinense. O jogo seguiu sem muito destaque e o Hercílio definiu a classificação aos 40 minutos. Dieguinho, camisa 15, recebeu passe de primeira, entrou na área, deu um ótimo drible no zagueiro e chutou fraco, enganando o goleiro Jeffinho e colocando no canto direito.









A expectativa era alta, mas o jogo não foi bom. Botafogo e Hercílio não foram bem no gramado sintético da Ibrachina Arena


Mesmo com a partida ruim, não me arrependi de ter ido no Botafogo/PB x Hercílio Luz. Um jogo que dificilmente se repetirá por essas bandas

No fim, o Botafogo/PB 0-2 Hercílio Luz foi justo com quem foi mais incisivo. A partida não foi boa, porém o que vale é que o alvirrubro de Tubarão está entre os 32 melhores da edição 2023 da Copa São Paulo logo na sua estreia. Ao Belo fica a certeza de que fizeram uma grande campanha e ela merece ser celebrada.

Da minha parte, saí correndo da Ibrachina Arena pois tinha uma sessão noturna pela frente. Na pauta, um capixaba na sua segunda participação contra um gaúcho detentor de cinco títulos da Copinha.

Até lá!

Ficha Técnica: Botafogo/PB 0-2 Hercílio Luz

Local: Ibrachina Arena (São Paulo); Árbitro: Vinícius Bettio; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Ariel, Deivid, Gabriel Costa, Leonardo, Richard, Dieguinho, Matheus Campos, Davi, Márcio; Gols: Matheus Campos 20 e Dieguinho 40 do 2º.
Botafogo: Edílson; Jeffinho, Ariel, Deivid e Jon; Claiver (Henrique Cazita), Pedro Kaíque (Richard), Leonardo (Mathirso) e Gabriel Vítor (Gliniedson); Gabriel Costa (João) e Mosquito. Técnico: Severino Maia.
Hercílio Luz: João Braga; Gusso, João Victor, Gabriel Eugênio e Wendel (Rian); Davi (Marcus Vinícius), Raí (Kaike), Emanuel e Matheus Campos (Marcelinho); Ítalo (Márcio) e Kauan Galhardo (Dieguinho). Técnico: Ariel Lanzini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário