Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Hercílio Luz goleia o Capital/TO e confirma presença na segunda fase

Texto e fotos: Fernando Martinez


A edição 2023 da Copa São Paulo de Futebol Júnior teve apenas um grupo na região com times novos. Os dois caíram no Grupo 29 e acabei programando para vê-los frente a frente na última rodada da chave. No gramado do Estádio José Liberatti, em Osasco, Capital do Tocantins e o genial Hercílio Luz de Santa Catarina se enfrentaram em jogo absolutamente imperdível.

Chegar no Rochdale foi um inferno. Saí da Ibrachina Arena na base da correria com o Milton pois a chuva já estava ameaçando chegar com força. Ela apareceu enquanto estávamos no trem. Na hora que descemos na Estação Osasco estava simplesmente um dilúvio. Já na companhia do amigo Luigi, resolvemos pegar um táxi - Uber estava impossível - até o estádio. Apesar do ponto ser próximo, o temporal já foi capaz de fazer estragos.

Agora, estrago de verdade eu vi quando entrei em campo. O gramado arriou completamente por conta de tanta água. A chuva tinha diminuído e mesmo assim ficou a certeza de que a prática do futebol estava parcialmente condenada. Como a tabela da Copinha é um aperto só, a bola tinha que rolar na base do balé aquático em partida que era importantíssima pensando em quem ficaria na zona de classificação.



Aquele confronto genial com dois times novos na Copinha, o único que vi em 2023. Um Capital de Tocantins x Hercílio Luz foi um dos pontos altos do torneio


Quarteto de arbitragem para o duelo comandado por Gabriel Furlan, além dos assistentes João Petrucio dos Santos e Lucas Lascasas Junior e o quarto árbitro Claudemir de Araujo Silva posando para a foto oficial com os dois capitães

O Capital tinha que derrotar o escrete de Santa Catarina, de preferência por uma boa margem de gols, e torcer por derrota do Audax no confronto principal. Em três participações, a equipe nunca passou de fase. Vale lembrar que eles participaram da competição por terem sido campeões do tocantinense sub-20 em 2021. O Palmas, campeão em 2022, deve jogar o torneio em 2024.

Já o Hercílio Luz precisava de uma vitória simples. O alvirrubro veio disputar a Copa São Paulo pela primeira vez após eliminar o Barra nas quartas de final do catarinense sub-20 do ano passado. Na semi o time eliminou o Camboriú e acabou perdendo a decisão contra a Chapecoense. Fundado em 1918, foi campeão estadual em 1957 e 1958 e desde moleque eu queria acompanhar uma apresentação deles de perto. Finalmente agora deu certo.

Com tudo debaixo d'água eu sinceramente achei que veria um duelo horroroso. Mal sabia que seria um jogaço, o “vice-líder” do ano, só atrás do Canaã 2x4 Botafogo/PB que tinha visto horas antes. Foi uma peleja bastante movimentada, com chances reais dos dois lados. Levou um tempo para os clubes se acostumarem com o gramado e descobrirem o melhor caminho a percorrer. Quando isso aconteceu, aos 30 minutos, o placar foi inaugurado. Gabriel Eugênio deixou o Hercílio Luz na frente em cobrança de pênalti. Só que o Capital não desanimou e virou o marcador antes do intervalo. Hugo, camisa 9 dos tocantinenses, foi o responsável direto pela mudança de cenário. Aos 40 minutos ele deixou tudo igual de cabeça e, dois minutos depois, ampliou de costas, meio sem querer. A torcida do Audax, na bronca com o time do Sul desde a derrota na primeira rodada, fez a festa.




O gramado encharcado do Rochdale deu uma leve atrapalhada no começo da peleja



Gabriel Eugênio abriu o marcador para o Hercílio em cobrança de pênalti. Na segunda foto, aquele trenzinho maroto na comemoração




Mas Hugo virou o placar na sequência com dois gols de cabeça. A comemoração dentro e fora de campo foi enorme

É, só que na segunda etapa, com menos poças no gramado, os hercilistas passaram a dominar as ações e não vacilaram mais. Aos seis minutos Wendel empatou, aos 17 Dieguinho mandou uma na trave e aos 20 Raí recolocou o Hercílio na frente. Aos 23 rolou um lance histórico. Dieguinho, que estava no seu campo, acertou um chutaço de primeira em direção ao gol do Capital. A pelota quicou, encobriu o goleiro Pedro e o arqueiro saiu desesperado na caça da gorduchinha. Como o gramado estava molhado, ao se jogar para fazer a defesa, ele entrou com bola e tudo. Um gol surreal, bizarro e que entrou na lista de lances mais absurdos que já vi em um estádio até hoje. Aos 37 a fatura foi fechada com o gol de Emanuel.


João Victor, 3 do Hercílio, cabeceou, o goleiro deu rebote e na sobra Wendel empatou



O Hercílio virou o marcador no tempo final sem dificuldade e se garantiu entre os 64 melhores da Copinha

O Capital/TO 2-5 Hercílio Luz colocou os catarinenses na segunda fase da Copinha em campanha que já nasceu histórica em uma partida muito boa. A outra vaga do Grupo 29 foi decidida no duelo de fundo, mas boa parte dos presentes já tinha ideia do que aconteceria.

Até lá!


Ficha Técnica: Capital/TO 2-5 Hercílio Luz

Local: Estádio José Liberatti (Osasco); Árbitro: Gabriel Furlan; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Cawã Guedes, Hugo, Joaquim, Fernandinho, Gregory; Gols: Gabriel Eugênio (pênalti) 30, Hugo 40 e 42 do 1º, Wendel 6, Raí 20, Dieguinho 23 e Emanuel 37 do 2º
Capital: Pedro; Joaquim (Zé Rodolfo), Washington, Estevão e Isaac; Cawã Guedes (Careca), Marcos André (Rhyan), Fábio Lucas (Iarley) e Guilherme (Meyzon); Hugo e JV (Fernandinho). Técnico: Wilsomar Sena.
Hercílio Luz: João Braga; Gusso, João Victor, Gabriel Eugênio (João Pedro) e Gregory (Marcelinho); Davi (Wendel), Raí (Márcio), Emanuel (Marcus Vinícius) e Matheus Campos; Ítalo e Kauan Galhardo (Dieguinho). Técnico: Ariel Lanzini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário