Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Goleada corintiana contra o bravo Zumbi de Alagoas

Texto e fotos: Fernando Martinez


Meu segundo jogo em Araraquara na rodada que abriu a minha temporada futebolística em 2023 foi um daqueles duelos que somente a Copa São Paulo de Futebol Júnior pode proporcionar. Somente no saudoso Elifoot a gente tinha como ver o Corinthians, maior campeão do torneio, duelar contra o genial Zumbi Esporte Clube de Alagoas.

Fundado em 1954, a Pantera Verde disputou apenas quatro edições da elite alagoana, entre 1996 e 1999, e veio à São Paulo por ter ficado na terceira colocação do estadual sub-20 em 2022 e conquistado a última vaga do estado. O time é de União dos Palmares, local em que foi instalada a sede do Quilombo dos Palmares, primeira tentativa de vida livre promovida pelos negros africanos nas Américas. O Quilombo surgiu em 1597 e desapareceu em 1695, quando Zumbi, seu principal líder, foi assassinado. É, amigo... Jogos Perdidos também é história.



O maior campeão da Copinha contra um estreante simplesmente genial. Não tinha como perder um Corinthians x Zumbi de jeito nenhum


Wilson Adalberto Silva, Claudenir Donizeti Gonçalves da Silva, Juliana Vicentin Esteves, Carlos Fernando Moreira e os capitães das duas agremiações

Era óbvio acreditar que o alvinegro do Parque São Jorge era favorito com todos os desfalques. Atual vice-campeão brasileiro e paulista, o clube perdeu vários dos destaques de 2022 e sinceramente acho a conquista do 11° caneco bem distante, mas como o futebol é uma caixinha de surpresas (!) é bom aguardar. Registro que esse foi o 24° jogo que acompanhei do Mosqueteiro na história da Copinha, o time que mais vi ao vivo no campeonato. Nos 23 anteriores, 18 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, o 3 a 1 sofrido contra o Inter na semi de 2020.

A Arena da Fonte estava com um bom público apesar do péssimo horário. O espaço destinado à torcida corintiana estava cheio, e a rapaziada certamente ficou preocupada com o que viu no primeiro tempo. O Corinthians até começou bem e abriu o marcador logo aos três minutos em pênalti cobrado por Matheus Araújo. Depois disso, pouco fez, preocupando a rapaziada presente. Com a inspiração em falta, o Zumbi resolveu se arriscar e assustou no último lance.


Matheus Araújo abriu o marcador de pênalti aos três minutos





O Corinthians ficou mais com a bola nos pés, mas não foi efetivo durante a maior parte da etapa inicial

Subi até as cabines no intervalo e lá pintou um daqueles momentos que mostram como o que faço vale a pena. Fui passear pela parte alta da Fonte e encontrei o pessoal do Zumbi de olho na partida. Leonardo, um dos diretores da equipe alagoana, me conhecia por conta do perfil do JP no Instagram. Bati um papo muito legal com ele, por intermédio do homem-abelha Renato Rocha. É o tipo de coisa que me faz não desistir.

Já na minha cabine, e contando com a presença do Renato, acompanhei uma etapa final melhor. Não demorou para que o alvinegro fizesse o segundo com Pedro, aos quatro, e Jean, zagueiro do Zumbi marcando contra, aos dez. Com o 3 a 0 a favor, os paulistas sossegaram o facho e deixaram de atazanar sistema defensivo alagoano. O Zumbi pouco fez e o jogo seguiu, agora debaixo de um temporal monstro, sem grandes emoções. Somente nos acréscimos Ryan, aos 47, fechou a fatura da noite com o quarto gol.






No segundo tempo, o alvinegro voltou melhor e chegou sem nenhuma dificuldade a uma vitória por 4 a 0. Boa estreia mosqueteira

O Corinthians 4-0 Zumbi foi natural pelo favoritismo do time de Parque São Jorge. A impressão foi razoável e agora vamos aguardar pelo futebol que apresentarão nas próximas rodadas. Ao Zumbi, fica a esperança de que o futebol competitivo mostrado no fim da etapa inicial possa voltar a campo nos dois compromissos finais, mas a missão não será nada fácil.

Eu já estava com a minha passagem de volta comprada para uma da matina. O relógio marcava 23h45 e fui até um local perto da Arena tentar pedir um Uber. Na ida, paguei 12 reais, e me assustei com o novo valor de 86 reais (!). Me recusei a pagar e então andei sem rumo, debaixo de MUITA chuva, me afastando do estádio. Uns 15 quarteirões depois o valor chegou no mínimo de 32 reais e ficou nisso. Faltando meia hora, não tive alternativa. O Uber demorou e cheguei na rodoviária faltando três minutos para a partida do busão. Um belo sufoco.

A canseira da viagem foi tão grande que desisti da rodada de quarta-feira, disputada debaixo de muita água também. Volto aos gramados na quinta-feira com joguinho perto de casa.

Até lá!


Ficha Técnica: Corinthians 4-0 Zumbi/AL

Local: Arena da Fonte (Araraquara); Árbitro: Wilson Adalberto Silva; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Felipe Augusto, Vitor Meer, Felipinho, Gabriel; Gol: Matheus Araújo (pênalti) 3 do 1º, Pedro 4, Jean (contra) 10 e Ryan 47 do 2º.
Corinthians: Kauê; Léo Mana, João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Thomas Argentino (Breno Bidon), Matheus Araújo (Ryan), Guilherme Biro (Kayke Ferrari) e Pedro (Zé Vitor); Arthur Sousa (Felipe Augusto) e Pedrinho (Wesley). Técnico: Danilo.
Zumbi/AL: Jeninson; Felipinho, Gabriel (Carlos Eduardo), Paquetá e Augusto; Jean, Lucas, Guilherme e Otávio (João Vitor); João Vieira (José David) e Victor. Técnico: Beto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário