Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Palmeiras bicampeão da Copa São Paulo 2022/2023

Texto e fotos: Fernando Martinez


Foram bons dias de descanso até que, na quarta-feira de feriado de aniversário da capital paulista, marquei presença na grande final da edição 2023 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Direto do Estádio Oswaldo Teixeira Duarte, Palmeiras e América Mineiro decidiram qual dos dois chegaria ao seu segundo título.

A partida estava certa de que seria disputada no Allianz Parque, mas, de última hora, tudo mudou para o bom e velho Canindé, que viu a sua quinta final de Copinha na história. Não estive em 1979 e 1984 nos títulos do Marília e do Santos, porém fui em 1997 ver o Lousano Paulista ganhar do Corinthians nos pênaltis e em 2002 acompanhar o bi da Portuguesa em cima do Cruzeiro.

No geral, a final de 2023 foi a minha 14ª em todos os tempos. Contando a época do Jogos Perdidos, foi a oitava. Antes, marquei presença em 1995, 1996, 1997, 1999, 2000 e 2002. Já com o blog na ativa, vi o Corinthians ganhar em 2005, o América de São José do Rio Preto em 2006, Figueirense em 2008, Santos em 2013, de novo o Corinthians em 2015 e, devidamente credenciado, os títulos do Internacional em 2020 e do Palmeiras em 2022.

Foi uma zona entrar no estádio lusitano, uma zona federal. Como a FPF está apaixonada pelo mundo de subcelebridades e influencers, o que mais tinha no gramado era gente que não deveria estar lá. A entidade repetiu o que fez na decisão do Paulista Feminino e montou um cercadinho de deslocados atrás do gol de fundo. Isso sem contar funkeiros, aspones, dirigentes e "autoridades", entre aspas, fora de campo. Uma bizarria que atrapalha o trabalho de profissionais sérios e que passou a ser o padrão em confrontos importantes no estado. Ao invés de fazer tabelas decentes, a FPF se preocupa em fazer graça. Paciência.


SE Palmeiras (sub-20) - São Paulo/SP


América FC (sub-20) - Belo Horizonte/MG


O árbitro Fabiano Monteiro dos Santos, os assistentes Raphael de Albuquerque Lima e Henrique Perinelli Oliveira, o quarto árbitro Gabriel Henrique Meira Bispo e a quinta árbitra, sim tem isso na final, Juliana Vicentin Esteves. Na imagem, também os capitães dos times


A taça para o campeão da Copinha 2023, igual a todas as outras de torneios organizados pela FPF

Palmeiras e América chegaram na decisão com campanhas perfeitas: oito jogos e oito vitórias. Eu cobri dois compromissos do Coelho, o sofrido 1 a 0 em cima do Red Bull Bragantino e o fácil 3 a 0 contra o Ituano. Do alviverde eu vi só um, a semifinal contra o Goiás. Se tinha alguém que podia tirar o bi palmeirense, esse era o onze americano. Quem foi ao Canindé viu um duelo muito bem disputado, confirmando a expectativa de bastante equilíbrio.

O América deu trabalho desde os primeiros movimentos e não aproveitou as chances que teve, a principal delas aos 11 minutos em uma sequência de três oportunidades. O Palmeiras, fatal, abriu o placar aos 17. Vitinho foi lançado e cruzou na área. Ruan Ribeiro tocou e colocou os paulistas na frente. Aos 26 os mineiros mandaram uma trave em chute de longe de Adyson.

Enquanto a etapa inicial rolava, eu estava espremido em uma das bandeiras de escanteio do ataque visitante. Isso com PM na frente de um lado e um cinegrafista com câmera portátil passeando do outro. Foi difícil salvar foto com a dupla achando que estava sozinha, sem ninguém trabalhando logo atrás. É aquilo, partida grande é assim mesmo. Não à toa eu prefiro ver jogo perdido.

Tentando desviar do moço zanzando na frente dos fotógrafos, vimos o árbitro anotar um pênalti para o América depois que Alyson foi derrubado dentro da área por Léo. Renato Marques cobrou, o goleiro defendeu, porém o juizão não tinha autorizado. Na segunda cobrança, aos 41, não teve chabu e ele deixou tudo igual. A comemoração foi praticamente em cima de mim e nela consegui pegar umas imagens legais.




Três lances no começo da decisão da Copinha no Canindé




Renato Marques deixou tudo igual em cobrança de pênalti. A comemoração foi em cima da reportagem do Jogos Perdidos

Permaneci no mesmo lugar na etapa final pois não tinha como me mexer no concorrido gramado. O América retornou melhor e durante 15 minutos dominou a peleja. Luan chegou a marcar o segundo aos cinco minutos, só que o tento foi anulado por posição de impedimento. Jonathan assustou em cabeçada aos oito e Aranha trabalhou, de novo.

Aí o Palmeiras acordou. Aos 17 Kevin mandou no travessão e ninguém aproveitou a sobra e Cássio defendeu tiro de Vitinho aos 19. Conforme o relógio andava, o 1 a 1 parecia que seria o placar final, apesar de chances de ambos os lados. A torcida, apreensiva, seguia apoiando o verde. Tudo seguiu igual até os acréscimos. O árbitro deu sete minutos e os pênaltis eram quase certeza.

Mas quando um time está com estrela, não tem jeito. Aos 47, o Palmeiras teve um escanteio pela direita. Ele foi batido na primeira trave, a defesa americana afastou mal, Thalys finalizou e a pelota sobrou para Patrick, de um jeito meio estranho, cabecear na pequena área e recolocar os paulistas em vantagem. Nos minutos restantes, os americanos não foram capazes de igualar outra vez.




No segundo tempo seguiu o equilíbrio entre Palmeiras e América Mineiro



O lance do segundo gol palmeirense e a comemoração dos atletas. O título alviverde estava garantido

O Palmeiras 2-1 América/MG foi confirmado em jornada que os mandantes suarem sangue. O bicampeão da Copinha agora soma 18 partidas invictas com absurdas 17 vitórias e um empate. Enquanto os adversários seguirem vacilando, o alviverde certamente vai colocar mais taças na sua galeria. Dinheiro disponível + trabalho muito bem-feito = troféus garantidos.

Se já tinha aspone a dar com pau no gramado antes da final, imagina depois. O número de gente ali foi coisa de maluco. Pintou vereador, deputado, delegado e até a gloriosa dupla composta pelo prefeito da capital que ninguém sabe o nome e o governador recém-eleito. Fiquei pertinho dos dois e posso garantir que a sensação não foi boa. Contrastando com a ala política, os blogueiros e influencers também compunham uma bizarra fauna de subcelebridades. Poucas vezes me senti tão deslocado.



O exato momento do apito final no Canindé e o lamento dos atletas americanos com a festa palmeirense ao fundo


O América fez belíssima campanha e merece todos os parabéns por ter feito jogo igual com a melhor base do país



Cena comum nos últimos tempos, o Palmeiras levantando taça de campeão

Fiquei ali para pegar aquelas imagens da comemoração mineira e do bicampeão. Da minha parte, nova cobertura gigante na Copinha. 26 jogos, nenhum 0 a 0 e onze sedes visitadas. Se não fiz aquelas viagens monstro de 2020 e 2022, pelo menos mantive uma boa sequência. Ano que vem esperamos a 54ª edição com o Almanaque nas mãos. Basta tudo dar certo com todos os envolvidos. Vamos aguardar.

No final de semana vamos começar aquela sequência de pelejas da A2 e A3 até março, diminuindo o ritmo até começar a loucura de novo em abril. No sábado pretendo ir em Barueri em novo compromisso do Oeste na luta pelo acesso.

Até lá!

Ficha Técnica: Palmeiras 2-1 América/MG

Local: Estádio Oswaldo Teixeira Duarte (São Paulo); Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos; Público: 17.552 pagantes; Renda: R$ 683.610,00; Cartões amarelos: Léo, Pedro Lima, Estevão, Luan Campos, Theo; Gols: Ruan Ribeiro 18 e Renato Marques (pênalti) 41 do 1º, Patrick Silva 47 do 2º.
Palmeiras: Aranha; Talisca, Gustavo Mancha (David Kauã) e Henri; Léo (Patrick Silva), Pedro Lima e Edney; Estevão (Gilberto), Ruan Ribeiro (Thalys), Kevin (Daniel Silva) e Vitinho. Técnico: Paulo Victor.
América/MG: Cássio; Samuel, Jonathan (Rafa Barcelos), Júlio e Paulinho (Yago); Breno (Heitor), Luan Campos, Mateus Henrique (Jurandir) e Theo (Kanté); Renato Marques e Adyson. Técnico: Mairon César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário