Procure no nosso arquivo

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

São Bernardo FC supera o gramado ruim e volta a vencer no Paulistão

Texto e fotos: Fernando Martinez


Depois de uma rodada dupla bem fraca no sábado, as opções do domingo eram quase nulas. Acabou que fui até o ABC para o abençoado duelo entre São Bernardo FC e São Bento no Estádio Primeiro de Maio. Quando pinta chance de ver o Campeonato Paulista de perto, sempre é uma boa pedida.

Teve uma verdadeira volta ao passado antes da peleja pois eu e o decano Milton fomos até o velho campo com a carona do inexorável Jurandyr, o grande JR. De volta a terras paulistanas desde o fim do ano, o velho amigo deu uma pausa na vida familiar e resolveu encarar a jornada como nos velhos tempos. Apesar de quase sessentão, as 40 histórias que conta em loop desde 1996 seguem imbatíveis.

O Tigre do ABC tinha apenas uma vitória em quatro rodadas e vinha de uma paulada sofrida contra o Mirassol por 4 a 1 no meio da semana. Já o glorioso escrete interiorano estava invicto com dois triunfos e dois empates. Se conseguissem um pontinho, certamente ficaria de bom tamanho.


São Bernardo FC - São Bernardo do Campo/SP


EC São Bento - Sorocaba/SP


Arbitragem liderada por Douglas Marques das Flores com os assistentes Neuza Ines Back e Henrique Perinelli Oliveira e o quarto árbitro Pablo Rodrigo Soares de Oliveira além dos capitães dos dois times

Quando me credenciei o céu estava carregado e a previsão dizia que teríamos chuva forte. Já estava de olho durante o aquecimento e no exato momento em que os atletas foram ao gramado para aquele cerimonial chatíssimo, as primeiras gotas começaram a cair. Escutei o hino já com chuva forte e tirei as fotos oficiais equilibrando a câmera com o guarda-chuva. O temporal veio naquele esquema destruição total e me restou buscar proteção na área coberta perto dos vestiários.

A bola rolou... ou melhor, quase rolou, por 14 minutos. O árbitro então interrompeu a peleja pois não tinha a menor condição de ter futebol com tanta água de caía do céu. O negócio foi feio. Cheguei a achar que não teríamos mais jogo no domingo pois a tempestade não dava sinais de trégua. Foi uma longa espera de 46 minutos, porém felizmente a partida recomeçou. O grande problema foi que praticamente nada aconteceu em virtude do gramado estar completamente arriado com tantas poças. Chances de gol na etapa inicial foram apenas duas. Uma do São Bento, em escanteio cobrado por Ivan, e outra do Tigre do ABC, em finalização cruzada de Rodrigo Souza. Nada além.

Na etapa final o futebol finalmente apareceu junto com o sol e a melhora no estado do gramado. O São Bernardo FC não demorou para tomar conta de tudo e aos 10 minutos abriu o placar. João Carlos e Léo Jabá fizeram boa troca de passes que terminou com o gol do primeiro. Aos 22, outro gol, agora anulado pela arbitragem. O segundo acabou saindo aos 36 em pênalti após toque de mão de Victor Pereira, não o VP português campeão de trairagem, dentro da área. Rafael Vaz bateu firme e fechou o ótimo triunfo do Tigre.



O técnico Márcio Zanardi molhando a alma no começo do jogo no ABC e a peleja paralisada por conta do dilúvio







No primeiro tempo pouco aconteceu pois o campo estava repleto de poças d'água



Rafael Vaz conrou pênalti com força e fechou a vitória do Tigre do ABC, a primeira em três rodadas

O São Bernardo FC 2-0 São Bento marcou o reencontro do Tigre com as vitórias depois de três compromissos e quebrou a invencibilidade do onze sorocabano na competição. O campeonato começou outro dia, mas está quase na metade. Aliás, torço muito pelo dia em que a fórmula bisonha e tenebrosa da Série A1 seja alterada pela FPF e pelos 16 integrantes do certame. Entra ano, sai ano e essa anomalia não muda. Tenho fé que um dia a ficha geral possa cair.

Voltamos de boa na carona do bom e velho JR (ex-Jandir) com direito a dois dias de descanso antes da próxima cobertura. No meio da semana tem A2 na pauta livre do JP com nova sessão na Arena Barueri.

Até lá!

Ficha Técnica: São Bernardo FC 2-0 São Bento

Local: Estádio Primeiro de Maio (São Bernardo do Campo); Árbitro: Douglas Marques das Flores; Público: 659 pagantes; Renda: R$ 15,700,00; Cartões amarelos: Rodrigo Souza, Marcos Nunes, Bruno Aguiar; Gols: João Carlos 10 e Rafael Vaz (pênalti) 38 do 2º.
São Bernardo FC: Alex Alves; Jeferson (Bruno Azevedo), Helder (Romércio), Matheus Salustiano e Arthur Henrique; Rafael Vaz, Léo Jabá (Felipe Marques), Rodrigo Souza e Henrique Lordelo; João Carlos (Felipe Diogo) e Chrystian Barletta (Jhony Douglas). Técnico: Márcio Zanardi.
São Bento: Zé Carlos; Victor Pereira, Léo Silva (Marlon) e Bruno Aguiar; Caio Hila (Foguinho), Lucas Lima (Rafael Chorão), Carlos Jatobá (Marquinhos) e Ivan; Fernandinho, Marcos Nunes (Renan Mota) e Rubens. Técnico: Paulo Roberto Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário