Procure no nosso arquivo

sábado, 7 de janeiro de 2023

Pague Menos estraga a festa do Atlético Guará no último minuto

Texto e fotos: Fernando Martinez


Depois de dois dias relativamente tranquilos, na sexta-feira coloquei o pé na estrada tendo como objetivo uma jornada dupla bem legal, já pela segunda rodada da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Fui até a cidade de Guaratinguetá após 13 anos ver o genial e insólito duelo entre o Atlético local e o sensacional Grêmio Pague Menos do Ceará. Jogo com a carinha do JP.

Minha única visita em Guaratinguetá até então tinha sido em uma das pelejas mais perdidas da minha vida: América de Manaus 1x2 Madureira pelo Brasileiro da Série D de 2010. Uma partida que acabou sendo cancelada em uma grande confusão no STJD, mas que, apesar disso, entrou na minha história pessoal. Já estava na hora de voltar ao Estádio Dário Rodrigues Leite.

Fiz essa cobertura na companhia do amigo Luigi e a viagem até a cidade do Vale do Paraíba não teve nenhum problema. A única preocupação vinha da meteorologia, já que o pessoal garantia que a chuva chegaria forte na região. Descemos na rodoviária - parte em obras, parte completamente largada e cheia de goteiras - e seguimos ao estádio com o céu nublado e sem (ainda) São Pedro abrir a torneira.



O Atlético Guaratinguetá no segundo jogo do elenco sub-20 de sua história e o genial Grêmio Pague Menos em um dos últimos compromissos com essa denominação


Quarteto de arbitragem composto pelo árbitro Jose Claudio Ribeiro da Silva, os assistentes Patrícia Carla de Oliveira e Luiz Fernando de Moraes e o quarto árbitro José Donizete Gonçalves da Silva além dos dois capitães

O duelo que abriu a tarde recebeu um belíssimo público que encheu a parte coberta. Todo mundo ali esperava a segunda vitória do Atlético Guaratinguetá no torneio. Na estreia, o clube derrotou o Gama por 2 a 1 no primeiro compromisso do seu sub-20 na história, lembrando que o alvirrubro apareceu apenas nos Paulistas sub-15 e sub-17 em 2022. Ninguém acreditava em uma eventual derrota.

Agora, é claro que minha ida ao Vale foi com o intuito de colocar o glorioso Grêmio Recreativo Pague Menos, de Fortaleza, na Lista, o meu time de número 755. Fundado em 2011 e constituído como lazer dos funcionários da famosa rede de farmácias, em 2018 se filiaram à FCF no amador e três anos depois a agremiação passou a ser profissional. Atualmente na segundona estadual, a equipe ficou com o título sub-20 em 2022 ao derrotar o Fortaleza nos pênaltis na decisão e o Ceará na semi. Um senhor resultado.

Na estreia, o futuro Centro de Formação de Atletas Tirol (sim, eles mudarão de nome em breve, uma pena) foi derrotado pelo Goiás e precisava vencer os donos da casa para não se complicarem pensando na classificação. Quem foi ao Ninho da Garça acabou vendo uma partida que deixou bastante a desejar, principalmente no primeiro tempo.

O Pague Menos começou melhor, porém aos poucos o Atlético foi tomando conta. Aos 19, Matheus tentou cruzar, a bola pegou efeito e o arqueiro cearense mandou pela linha de fundo. Sete minutos após, Vinícius não aproveitou rebote de Marcão e chutou pela linha de fundo. Aos 44, pintou o melhor momento local quando Lucas fez bela jogada individual, driblou o zagueiro e, cara-a-cara, desperdiçou.

No decorrer da ação a tão temida chuva apareceu como quem não quer nada, e não demorou para a garoa virar chuva forte, fazendo com que eu me arrependesse de ter ficado em campo. Por sorte meu bravo guarda-chuva segurou as pontas e no intervalo resolvi ficar na parte coberta. Mesmo com tudo apinhado de gente, fiquei em um espaço de dois degraus no alto da arquibancada com poucas pessoas ao redor. Um presente.








Momentos do primeiro tempo de Atlético Guaratinguetá x Pague Menos no Dario Rodrigues Leite


Detalhe da belísima camisa do Pegue Menos, atual campeão cearense sub-20

Quando a etapa final começou, o dilúvio já estava a mil. O bizarro foi que a partida melhorou apesar do péssimo estado de boa parte do gramado. Não foi um "nooooosa, que jogaço", mas melhorou bastante. O problema foi que o gol teimava em não sair e o 0 a 0 ficava cada vez mais próximo no horizonte. O Pague Menos estava melhor, porém, aos 28 minutos, Marcão fez um pênalti bobo em Kalil. Riquelme, camisa 5 atleticano, cobrou firme e colocou os donos da casa na frente.

Com a derrota, o clube cearense estava sendo eliminado, então a rapaziada se lançou ao ataque buscando pelo menos o empate. O Atlético se defendia como podia e neutralizava as investidas visitantes da forma que dava. Nesse meio-tempo saí da parte coberta rumo ao gramado pensando em pegar as fotos do jogo de fundo. Me molhei inteiro e estava no gramado, atrás do gol de entrada, quando o Pague Menos atacou pela última vez. Em uma jogada do naipe "bumba-meu-boi", a bola foi cruzada da esquerda e Weslei, no meio da área, completou firme no apagar das luzes, decretando o 1 a 1 aos 53 minutos.



Duas chances claras, uma do Atlético e uma do Pague Menos, desperdiçadas nos últimos 45 minutos. A do escrete cearense foi pior pois o atacante teve o gol aberto à disposição



Riquelme Neves colocou os locais em vantagem aos 32 minutos da etapa final, para a alegria do grande número de torcedores presentes no Ninho da Garça


Tudo igual em Guaratinguetá em uma partida com a cara do Jogos Perdidos

O árbitro deu a saída e a peleja acabou na mesma hora: Atlético Guaratinguetá 1-1 Pague Menos. Rapidinho alguns diretores locais invadiram o campo querendo dar uma arrepiada na arbitragem. Eles alegaram que o gol nordestino foi além dos acréscimos de seis minutos... e foi mesmo. A turma do deixa disso apareceu bem e evitou maiores problemas. O resultado igual deixou o Guará na dependência do último compromisso, contra os goianos, para definir sua sorte. O Pague Menos vai ter que vencer o Gama e torcer por derrota paulista. A rodada promete.

Totalmente molhado, esperei a confusão acabar para que as equipes do confronto principal fossem a campo. Teve time visto depois de 15 anos (!) de ausência.

Até lá!


Ficha Técnica: Atlético Guaratinguetá 1-1 Pague Menos/CE

Local: Estádio Dario Rodrigues Leite (Guaratinguetá); Árbitro: José Cláudio Ribeiro da Silva; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Riquelme Neres, Khallyl, Arthur Bahia, Negrito; Cartão vermelho: Arthur Bahia 48 do 2º; Gols: Riquelme Neres (pênalti) 32 e Weslei 51 do 2º.
Atlético Guaratinguetá: Neto; Khallyl, Arthur Bahia, Matheus Vinicius (Joãozinho) e Kauã Cunha; Danilo Medrado (Rafael Conti), Riquelme Neres, Guilherme Santos (Kayan) e Gabriel Azevedo (Carlos Eduardo); Lucas Amorim (Philipe Gerber) e Vinicius Santos (Diego Almeida). Técnico: Anderson Rocha.
Pague Menos: Marcos; David (Victor Hugo), Pedro Jorge, Ismael e Guilherme (Italo); Negrito, Pedro Teixeira, Wrian (Weslei) e Adão (Davi); Breno e Renê (Vitinho). Técnico: Frank Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário