Texto e fotos: Fernando Martinez
O jogo de fundo em Guaratinguetá foi um duelo do Centro-Oeste brasileiro válido pela Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023. Fechando a segunda rodada do Grupo 13, Gama e Goiás foram ao gramado do Estádio Dário Rodrigues Leite com objetivos diferentes. O clube da capital federal queria se reabilitar da derrota na estreia e os esmeraldinos buscavam a classificação antecipada.
O Goiás eu vejo sempre, então não tinha novidade. Já o Gama eu não lembrava quando tinha visto pela última vez. Quando procurei na lista me surpreendi: tinha sido na Série B de 2008, quase 15 anos atrás, quando foram goleados pelo Corinthians no Pacaembu por 5 a 0. Desde que despencaram nacionalmente falando, eles não pintaram mais por essas bandas. O vaga na Copinha veio por terem ficado com o vice-campeonato do Candangão sub-20 de 2022. O campeão foi o Ceilândia, que de novo não pintou perto da capital.
Não via o Gama desde 2008 e nunca tinha feito foto posada da equipe do Distrito Federal. Aí está. Abaixo, o Goiás, que vira e mexe pinta por aqui em Copinhas
Os capitães junto com o árbitro Christian Almeida Galhardo Siqueira, os assistentes Luiz Fernando de Moraes e Patrícia Carla de Oliveira e o quarto árbitro José Donizete Gonçalves da Silva
Quando a preliminar acabou com o empate entre Atlético Guaratinguetá e Pague Menos, a chuva estava bem forte e temi pelas fotos posadas de Gama e Goiás. Felizmente o delegado da FPF que estava lá, diferente de muitos que mais atrapalham do que ajudam na Grande São Paulo, deu uma força de respeito e fiz os instantâneos sem problema. Como não queria me molhar, desisti de ficar no gramado e logo voltei para a parte coberta.
A maioria do pessoal que viu a partida de abertura permaneceu no estádio, boa parte porque não tinham como ir embora debaixo de tanta água. Quem permaneceu viu um Goiás começar com tudo e abrir o placar com Pedrinho aos 13 minutos. E foi só. Com o 1 a 0, os goianos colocaram o pé no freio e o jogo caiu de produção. A má vontade que a rapaziada mostrou foi impressionante. Aos 37, não sei como, saiu o segundo gol direto da cabeça de Alan Stence.
O Goiás não teve uma atuação de gala, mas quebrou o galho
A comemoração goiana com o primeiro gol da tarde
Rara chegada do Gama pelo lado direito do ataque
Alan Stence subindo livre para marcar o segundo gol e depois a sua comemoração
Se no primeiro tempo a coisa foi feia, nos últimos 45 minutos a coisa piorou. Sério, nada deu certo. Tudo bem que o gramado estava castigado, mas a inoperância do Goiás junto com a incapacidade do Gama em fazer algo minimamente interessante deram um toque tenebroso para a peleja. Quando tudo parecia definido, Válber fez o terceiro esmeraldino aos 48 minutos e fechou a contagem.
Momentos do segundo tempo, muito fraco, em Guaratinguetá
Placar final em Guará com vitória do esmeraldino de Goiás
O Gama 0-3 Goiás colocou o Verdão da Serra na próxima fase da Copinha. Na rodada final do Grupo 13, eles decidirão o primeiro lugar com o Atlético Guaratinguetá, precisando apenas de um empate para confirmarem a liderança. O Gama foi eliminado com o resultado negativo.
Terminada a jornada dupla chegou a hora de voltar à São Paulo. Já sem chuva - ufa - ficamos alguns minutos ali tirando fotos do estádio e na sequência seguimos até a rodoviária. Dali conseguimos tomar um sorvetinho e comer uma ou outra bobagem para passar o tempo e esperar o ônibus. O cansaço era grande, o que não impediu de pensar em como seria a rodada do sábado. Se não teve time novo, teve duas equipes que dificilmente pintam na região em uma manhã/tarde com frio (!) em Diadema, algo que nunca achei que viveria em um mês de janeiro.
Até lá!
Ficha Técnica: Gama 0-3 Goiás
Local: Estádio Dario Rodrigues Leite (Guaratinguetá); Árbitro: Christian Almeida Galhardo Siqueira; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Adriel, Samuel Silva, Vitor Hugo, Wendell, Simioni, Andrey, Alan Stence, Nolasco, Luis Miguel; Gols: Pedrinho 13 e Alan Stence 37 do 1º, Válber Júnior 48 do 2º.
Gama: Filipe Souza; Alex, Carlos Eduardo, Igor Carmino e Mateus Ramos; Adriel (Gabriel Pimenta), Kayro (Rafael Silva), Samuel Silva e Diego Xavier (Ícaro Melo); Lucas Diniz (Pablo Vilar) e Isaac (Douglas). Técnico: Fábio Teixeira.
Goiás: Catula; Daniel Ghiggino, Mina e Nolasco (Luis Miguel) e Xavier; Alan Stence (Válber Júnior), Simioni, Andrey (Miguel) e Wendell (Reginaldo); Pedrinho (Thierry) e Vitor Hugo (Diego Caito). Técnico: Mário Henrique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário