Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Goleada do Rosário Central em cima do Fluminense/PI em Barueri

Texto e fotos: Fernando Martinez


Fechei a cobertura do Jogos Perdidos na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023 vendo o sensacional duelo entre o Rosário Central do Sergipe e o Fluminense do Piauí pelo Grupo 24 na Arena Barueri. Não teve time novo, mas era uma daquelas partidas tão legais que estava no meu cronograma desde o início do planejamento.

O Rosário Central fez a sua estreia na Copinha em 2023. O clube foi fundado em 2016 e esteve até o ano passado na A2 estadual profissional. A agremiação viajou ao estado de São Paulo depois de conquistar o título do sub-20 da A2 em cima do Amadense ano passado. Eles já estavam na Lista pois são figurinha carimbada nas competições da gloriosa APF, a Associação Paulista de Futebol do grande Prisco Palumbo. Em março de 2022 matei o time na Sede Social do Juventus em confrontos válidos pela Copa Ouro sub-15 e sub-17. No infantil, derrota por 9 a 1. No juvenil, um 5 a 3 a favor dos paulistanos.

Já o Fluminense eu tinha visto duas vezes: na edição 2004 da Copinha em derrota contra o Criciúma em Suzano por 2 a 0 sozinho e debaixo de um sol insano. Depois em um empate contra o Santos por 1 a 1 em Araraquara no ano de 2007, em viagem que deixou marcas. O tricolor piauiense é o atual campeão estadual da categoria e ganhou do Picos, também presente na Copinha, na decisão.


CA Rosário Central (sub-20) - Rosário do Catete/SE


Fluminense EC (sub-20) - Teresina/PI


Quarteto de arbitragem composto liderado por Thiago Filipe Machado Chagas e também com Charles Formagio Silveira, Igor César Bertozzi e Marcelo de Jesus Santos, além dos capitães

Saí do Nicolau Alayon após a histórica classificação do Nacional para a segunda fase junto com o Milton e chegamos em Barueri sem problema nenhum. Tinha previsão de muita chuva, porém ela não apareceu durante esta partida. O duelo foi um verdadeiro amistoso, pois ambos tinham perdido seus dois compromissos e o encontro definiria quem teria a honra de deixar a lanterna da chave.

Eu sinceramente não sabia o que esperar, só que pensava que veria um confronto com um certo equilíbrio. Não foi nada disso que aconteceu pois os sergipanos simplesmente não tomaram conhecimento do Flu. No começo ainda teve uma certa alternância de momentos bons, mas logo o Rosário dominou a parada. Aos 18 minutos, Miragaia abriu o marcador em boa batida de pênalti. Aos 40 a bola foi cruzada na área, Agnaldo não fez e Henrique encheu o pé na sobra, 2 a 0.

Na etapa final fui até a tribuna trocar ideia com o amigo decano e de lá vimos o Rosário ampliar logo aos cinco minutos, quando a zaga vacilou e Mariano completou da pequena área um cruzamento da esquerda. Aí, com 3 a 0, a peleja deu uma caída de produção e pouco aconteceu. Emoção de novo só aos 46 quando Romarinho, um dos vários com esse nome na Copinha, foi lançado e tocou na saída do goleiro, fechando a fatura em Barueri.



Lances de um genial duelo nordestino na Arena Barueri



Miragaia marcando o primeiro gol da noite e comemorando para as lentes do JP





No segundo tempo, o Rosário Central seguiu melhor e alcançou a primeira vitória na história da Copinha

Se o Rosário Central 4-0 Fluminense/PI não teve influência nos classificados da chave, ajudou a decretar a primeira vitória do clube azul e amarelo na história da competição. Já o tricolor piauiense perdeu todos os compromissos, algo que nunca tinha acontecido antes, fazendo a sua pior campanha em sete participações.

Oeste e Internacional jogaram no duelo de fundo com o pontapé inicial às 21h45, horário tenebroso e que me faria ver apenas os 45 minutos iniciais (e olhe lá). Como não estou na pegada de ficar vendo pedaços de partidas, decidi antes mesmo da bola rolar que não colocaria na Lista. Faria apenas as fotos, ficaria de boa por meia hora e voltaria para a capital.

O que pegou foi um temporal avassalador que levou exatos cinco segundos para começar e me impediu totalmente de fazer as imagens das equipes posadas. Fiz do quarteto de arbitragem e dos capitães me molhando inteiro ao lado do túnel que dá acesso ao gramado. Depois subi e fiquei nas cabines mais conversando com funcionários da prefeitura do que vendo o que rolava no encharcado gramado.


A foto dos capitães com o quarteto de arbitragem ficou um pouco prejudicada, só um pouco, por conta do temporal que caiu na hora H

Deu 35 minutos e fui embora, cansado e molhado. Felizmente a decisão foi a mais acertada, já que os dois classificados do Grupo 24 fizeram uma peleja assombrosa de ruim que terminou em 0 a 0. Me livrei de uma ótima. Sei que na quinta-feira peguei o caminho de outra cidade da Grande São Paulo começar a cobertura do mata-mata.

Até lá!

Ficha Técnica: Rosário Central/SE 4-0 Fluminense/PI

Local: Arena Barueri (Barueri); Árbitro: Thiago Filipe Machado Chagas; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Romarinho, Ronald; Cartões vermelhos: Talyson 29 e Ronald 30 do 2º; Gols: Miragaia (pênalti) 18 e Henrique 40 do 1º, Mariano 5 e Romarinho 46 do 2º.
Rosário Central: Felipe; Paulinho, Kauan (Pirambu), Fabrício e Josué Lima (Diego); Eduardo (Hiago Rian), Miragaia e Mariano (Andrey); Henrique (Lorhan), Romarinho e Agnaldo (Marcelo); Técnico: Batista.
Fluminense: Guilherme; Kauã (Leonardo), Janderson e Ronald; Rian, Lopes (Tallison), Marco Antônio (Talyson) e Felipe (Fábio); Gustavo, Alessandro (João Paulo) e Mateus (Pedro Lucas). Técnico: Totonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário