Procure no nosso arquivo

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Fortaleza despacha o Remo e está nas oitavas de final

Texto e fotos: Fernando Martinez


A FPF encheu o domingo de jogo legal e não restou alternativa a não ser jogar tudo para o alto e sortear a pedida igual aos antigos programas de auditório sorteando cartinhas dos espectadores. A escolha ficou com um genial Remo x Fortaleza no Estádio Nicolau Alayon com direito a muito calor e 35 graus de sensação térmica. A entidade, obviamente, seguiu com a máxima que a Copa São Paulo de Futebol Júnior é feita pensando somente na televisão e que se dane o torcedor.

A Comendador Souza recebeu um público enorme e entre a rapaziada que marcou presença, um bom quórum de amigos que contou com o roqueiro Bruno, Raul, Pucci, seu Natal, Luigi e o casal coqueluche de Mauá Luiz, que não via há bastante tempo, e Simone. Todo mundo espremido na parte coberta do Alayon naquele que foi o meu 400º jogo de Copinha em todos os tempos. É o segundo torneio que mais vi, só perdendo para a atual Segundona Paulista.


Clube do Remo (sub-20) - Belém/PA


Fortaleza EC (sub-20) - Fortaleza/CE


Capitães com o árbitro Gabriel Furlan, os assistentes Wellington Bragantim Caetano e Bruno Henrique Mascarenhas Moura e o quarto árbitro Camilo Morais Zarpelão

Fiz as fotos oficiais e esses foram os únicos minutos em que estive em campo. Não estava na pegada de cozinhar e acompanhei o que rolou dentro das quatro linhas lá do alto. Remo e Fortaleza estavam no Grupo 31 na primeira fase, e os paraenses venceram o duelo realizado na Rua Javari por 1 a 0. Depois o alviazul eliminou o Nacional, enquanto o tricolor despachou o XV de Piracicaba.

A partida começou com o Remo melhor e aos três minutos Henrique Vigia criou bom momento. Aos 18, nova oportunidade com Nuna finalizando de longe. Kanu levou perigo aos 27. Só dava o Clube do Remo, e o Fortaleza só chegou aos 35 em tiro de longe de Júlio Henrique. Na última chance da etapa inicial, Kanu não abriu o placar a favor dos paraenses por milagre.

Enquanto a bola rolava, eu derretia mesmo estando na sombra. Aliás, vale registrar outra invencionice da FPF na atual edição da Copinha, o tenebroso horário de 12h45. Fazer isso por causa da TV eu até entendo, o problema é encher de confrontos nesse péssimo horário sem transmissão (a não ser pela internet, claro). Crueldade sem tamanho com os atletas. Só comprova outra vez que as decisões são tomadas por pessoas que não entendem nada de futebol.






O calor foi implacável durante todo o Remo x Fortaleza

Bom, na etapa final tudo mudou. Logo aos quatro minutos Riquelme abriu o marcador a favor do Fortaleza em belíssima cobrança de falta. O Remo sentiu o golpe e sofreu o segundo aos 19 em cabeçada de Wendel. Com 2 a 0, o onze cearense passou a administrar a vantagem. Os remistas quase descontaram com Pedro Victor aos 29, sem sucesso. Ramires, camisa 19, entrou em campo com o transistor defeituoso e levou dois cartões amarelos em um espaço de menos de 10 minutos, sendo expulso.


Detalhe do belíssimo gol de falta de Riquelme, que abriu o caminho para o triunfo cearense




O Remo até tentou, mas não conseguiu fazer seu gol


Placar final com classificação do Fortaleza no Alayon

No fim, o Remo 0-2 Fortaleza poderia ter sido diferente caso os paraenses tivessem aproveitado as chances nos 45 minutos iniciais. Como não conseguiram, o tricolor está nas oitavas de final e agora vai enfrentar o Ibrachina. Ao Leão Azul fica a melhor participação na história da Copinha com o 26º lugar, superando a 27ª posição de 2010. Bela campanha dos azulinos.

Com essa cobertura fechei a terceira fase da Copa São Paulo. Na segunda-feira começaram os trabalhos na quarta fase, já contando com apenas 16 times em busca do caneco.

Até lá!

Ficha Técnica: Remo 0-2 Fortaleza

Local: Estádio Nicolau Alayon (São Paulo); Árbitro: Gabriel Furlan; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Guty, Kanu, Ramires, Jonílson, Ryan Guilherme, Riquelme; Cartões vermelhos: Ramires 41 e Felipinho 48 do 2º; Gols: Riquelme 4 e Wendel 19 do 2º.
Remo: Ruan Lucas; Rodriguinho, Jonílson, Davi e Ely; Nuna (Felipinho), Renan Tiago (Kakaroto), Henrique Vigia e Guty (Ramires); Kanu (Pedro Victor) e Grecco (Tico). Técnico: Eivaldo Júnior.
Fortaleza: Bruno Guimarães; Júlio Henrique (João Henrique), Kauã, Patrick e Matheus; Fubá (Breno Ricardo), Ryan Guilherme (Geílson), Riquelme (Paulo Roberto) e Amorim (Wendel); Riquelmo (Gustavo) e Carlos Daniel. Técnico: Leandro Zago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário