Procure no nosso arquivo

domingo, 8 de janeiro de 2023

Atlético Mineiro vira, no sufoco, em cima do Mixto em Diadema

Texto e fotos: Fernando Martinez


Após o bate-volta até Guaratinguetá na sexta, a agenda de sábado na Copa São Paulo de Futebol Júnior foi novamente perto de casa, em uma sessão matutina/vespertina. Não teve time novo no Grupo 27, sediado em Diadema, mas teve a presença de dois clubes geniais, começando pelo Mixto de Cuiabá, um dos preferidos da infância, contra o Atlético Mineiro. O palco foi o Estádio Distrital do Inamar.

Na primeira rodada da chave, nenhuma surpresa com a vitória dos dois favoritos. O onze atleticano chegava novamente forte para conquistar um resultado positivo, enquanto o Tigre tinha que vencer de qualquer jeito. O Mixto chegou na Copinha como campeão do mato-grossense de juniores de 2022, um ponto à frente do Cuiabá no hexagonal final. Na minha Lista, apenas duas aparições: derrota por 1 a 0 contra o Anapolina em 2001 e empate sem gols com o XV de Jaú em 2022, ambos pela Copa São Paulo.

Copinha e Diadema é sempre sinônimo de inferno e sufoco total. Cozinhei várias vezes em jogos no Inamar, mas no sábado aconteceu algo improvável. Ter o combo calça, blusa de moletom, frio de 18 graus e um vento gelado abençoado em janeiro foi uma dádiva inesperada que será lembrada com carinho para sempre. O ápice de uma semana em que já tinha passado frio algumas vezes.



O Mixto com sua belíssima camisa e o Atlético Mineiro nas fotos oficiais


O quarteto de arbitragem de Mixto x Galo teve o árbitro Wilson Adalberto Silva, os assistentes Wellington Bragantim Caetano e Alexandre Nascimento da Silva e o quarto árbitro Isaque Xavier de Camargo com os capitães

Escolhi ficar no ataque do Galo e desde os primeiros movimentos o clube mineiro fez pressão. Alisson cabeceou na trave aos três minutos, Alisson Santana finalizou com perigo aos seis e Yan foi derrubado dentro da área aos 11. Pênalti marcado em início fulminante do Campeão do Gelo. O mesmo Yan cobrou com aquela chatíssima paradinha e mandou na trave esquerda.

O ímpeto diminuiu com a penalidade desperdiçada, o que não significou ataques do Mixto, que seguiu com pouca inspiração, sem assustar. Aí Renan Santana, zagueiro mineiro, deu uma força ao adversário aos 35. Ele recuou mal para o goleiro Diego Fernandes, que não defendeu. Maranhão se aproveitou do vacilo e abriu o marcador. Vitinho respondeu aos 40 em tiro que encontrou o travessão pela terceira vez na etapa inicial.



O Atlético Mineiro começou a partida com uma blitz no campo de ataque



Lance do pênalti sofrido e a cobrança que bateu na trave


Chance atleticana pelo alto


Comemoração do gol do Mixto, marcado por Lázaro Maranhão

A pressão no segundo tempo foi maior por parte do Atlético. Nem bem o relógio tinha chegado no primeiro minuto e Cadu quase fez um golaço em tiro que saiu por cima. A blitz foi intensa até os 15 minutos, momento em que o placar foi igualado. Léo Santos cruzou da esquerda e Cadu, de cabeça, mergulhou e deixou tudo igual.

O Mixto se assustou e, se já pensava em se defender, dobrou a segurança do seu setor defensivo e não passou mais do meio-campo. O Galo chegou perto de virar com Yan aos 21 e falta de Alisson Santana aos 30 que o goleiro Garça defendeu bem. O cronômetro jogava contra os mineiros e tudo indicava que não conseguiriam furar o bloqueio mato-grossense. Acabou que, aos 50 minutos, saiu a virada. Garça salvou o primeiro chute, porém deu rebote. Isaac, do meio da área, mandou firme no canto e fez o segundo.



Na etapa final, o Atlético atacou ainda mais e encurralou de vez o Mixto


Cadu, encoberto na foto, empatou o duelo neste lance





Em quatro imagens, a virada do Atlético Mineiro. O primeiro chute, a finalização de Isaac, a bola estufando as redes e a comemoração pela virada


Foi sofrido, mas o Galo se garantiu na segunda fase com um gol nos acréscimos

O Atlético Mineiro 2-1 Mixto foi conquistado na base do sufoco e garantiu o Galo na segunda fase da Copinha. A ideia fixa é quebrar o tabu de 40 anos sem o título da competição. Ao Mixto fica a sensação do "quase" por terem se segurado até o último momento. Sem nenhum ponto, e levando em conta o que rolou no duelo principal, eles foram eliminados.

Falando em jogo principal, o frio seguiu firme e forte em Diadema e teve mais sufoco na agenda do dia, agora com os donos da casa.

Até lá!


Ficha Técnica: Mixto 1-2 Atlético/MG

Local: Estádio Distrital do Inamar (Diadema); Árbitro: Wilson Adalberto Silva; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Emerson, João Henrick, Lázaro Maranhão, Mathias, Rômulo, Kauan Sales, Isaac; Cartão vermelho: João Henrick 52 do 2º; Gols: Lázaro Maranhão 35 do 1º, Cadu 5 e Isaac 49 do 2º.
Mixto: Garça; Roger, Diogo (Mathias), Luís Otávio e Anthony; Helder, Cadu (João Henrick), Emerson (Matheus) e Lázaro Maranhão (Adson); Lucas (Maycon) e Marcinho (Alex). Técnico: Jorginho.
Atlético/MG: Diego Fernandes; Rômulo, Daniel Borges e Renan Santana (Isaac); Kauan Sales (Vítor Gabriel), Alexandre Lopes, Cadu, Vitinho e Emanuel Pereira (Leonardo Santos); Alisson Santana (Will Oliveira) e Yan Philipe (Caio Maia). Técnico: Eduardo Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário