Procure no nosso arquivo

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Caravana JP na trilha da A3

Buenas!

Domingo cedinho saímos de São Paulo com um grande quórum do JOGOS PERDIDOS, para ir até a cidade de Votorantim. Eu, David, Estevan, Fernando, Jurandyr, Orlando e o grande seu Natal, fomos acompanhar a estréia do caçula Votoraty no terceiro escalão da primeira divisão paulista. E para abrilhantar o confronto, o adversário era o grande Atlético Monte Azul, time que há tempos a maioria do JP não via. Devidamente credenciados pelos fiscais da Federação, pudemos obter as tradicionais fotos oficiais da partida.


Votoraty F.C. - Votorantim / SP. Foto: Fernando Martinez.


Atlético Monte Azul - Monte Azul Paulista / SP. Foto: Emerson Ortunho.


O árbitro Alysson Fernandes Matias, os assistentes Francisco Reginaldo Moreira e Douglas Teixeira Soares e o quarto árbitro Paulo Estevão da Silva posam junto com os capitães dos times. Fotos: Fernando Martinez.

Como já é comum em estréias de campeonatos, houve aqueles primeiros minutos de ambientação geral, cercada de um pouco de nervosismo por parte das duas equipes. Passado esse primeiro momento, um certo equilíbrio se estabeleceu na partida.


Goleiro do Votoraty afasta o perigo após o ataque do Monte Azul. Foto: Emerson Ortunho.


Lance da partida entre Votoraty e Monte Azul pela A3. Fotos: Emerson Ortunho.

Já com mais de vinte minutos decorridos, foi que as equipes começaram a criar chances mais claras de gol. Por estar jogando em casa, o Votoraty tentava com mais interesse abrir o marcador e o AMA, por sua vez, era mais cauteloso, já que o empate não seria uma má idéia. Com a equipe mostrando um maior entrosamento, o Votoraty acabou chegando ao gol ainda na primeira etapa, aos 30 minutos, numa boa jogada do seu ataque iniciada pela meia esquerda, com a bola lançada para a área e a conclusão de Moisés.


Gol do Votoraty no primeiro tempo da partida. Foto: Orlando Lacanna.

Com o gol sofrido, até que o Atlético Monte Azul não se abateu e passou até a criar mais jogadas de ataque. Porém, mesmo com esse empenho o gol não saiu e a partida foi em 1 a 0 para o intervalo.


Zagueiro do Atlético Monte Azul salva a equipe em cima da linha. Foto: Orlando Lacanna.

Confesso que pelo bom final de primeiro tempo, eu esperava mais da segunda etapa, mas não foi isso que aconteceu. O Monte Azul, até buscou o empate, mas a falta de ritmo deixou a equipe sem muitas opções de ataque. O Votoraty também sentiu um pouco o início da temporada e procurou administrar com cautela o resultado. Chegou algumas vez na cara de fazer o segundo gol, mas faltava sempre àquele algo mais. Mas até que foi bom esse segundo tempo ter sido mais calmo, pois eu e meus amigos pudemos apreciar e registrar as belezas do lugar.


Disputa de bola na partida de estréia das equipes no campeonato. Foto: Orlando Lacanna.

Só no fim da partida houve um momento de emoção, num pênalti marcado para o time da casa. Na cobrança, o veterano goleiro Pintinho do Atlético Monte Azul defendeu e em seguida o árbitro apitou mostrando o centro do campo no tradicional gesto de encerramento de espetáculo.

Final de jogo: Votoraty 1 x 0 Atlético Monte Azul. O time da casa começou mais uma vez com o pé direito e mostrou ter potencial para crescer na competição. O Monte Azul, por sua vez, não deve fazer feio, pois conta com um time experiênte e deve cumprir sua meta de se manter na divisão. Antes de irmos embora, ainda conversamos com o simpático presidente do Votoraty, o Ricardo, sobre a pronuncia correta do nome da equipe.

Votoraty, é nada menos que a versão indígena do nome Votorantim, sendo assim, a sílaba tônica fica para o final. Como jaboti, tupi, e tantas outras palavras originadas dos dialetos nativos. E realmente nós tínhamos razão, porém, eles preferiram adotar a pronuncia atual por ter uma sonoridade mais moderna. Então é isso, a palavra é [Votoratý], que significa grande cascata branca, mas o time quer continuar sendo conhecido como [Votoráty].

Saindo de Votorantim uma parte do JP regressou a São Paulo e outra encarou uma aventura insólita para mais um joguinho na parte da tarde.

Abraços!

Emerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário