Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Guia Jogos Perdidos da Copa São Paulo 2023

Texto: Fernando Martinez


Hoje, 2 de janeiro de 2023, começa a 53ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, a maior e mais famosa competição de base do país. Como vem se tornando uma tradição, tenho o orgulho de publicar nas páginas do Jogos Perdidos a quarta edição do Guia Jogos Perdidos da Copa São Paulo.

Os três primeiros guias foram exclusivos aqui do blog, mas em 2023 a coisa ficou ainda melhor. Quis transformar o trabalho em algo visualmente interessante com a chance de impressão rápida do material. Contando com o belo trabalho do amigo Gabriel Pitor, o Guia Jogos Perdidos da Copa São Paulo 2023 virou um pdf caprichado com informações históricas de todos os clubes (contando o Santana do Amapá, que anunciou a desistência no sábado) que já disputaram pelo menos uma edição do torneio em todos os tempos. Revisamos várias vezes, mas alguns erros obviamente podem aparecer. Caso encontrem, podem avisar que corrigiremos para a próxima edição.


(clique na imagem para fazer download do Guia Jogos Perdidos da Copinha 2023)

É fato que não há um trabalho estatístico parecido sobre a Copinha. Fruto de mais de 20 anos de pesquisas em museus, bibliotecas e arquivos empoeirados, o Guia Jogos Perdidos é uma grande homenagem a um campeonato de extrema importância que tem a sua memória tratada com descaso há muito tempo. A pesquisa já era para ter virado um livro, mas a esperança é que isso aconteça nesse ano, independentemente da forma.

Espero que gostem do trabalho feito de forma intensa desde o mês de novembro, data em que os times foram divulgados. Podem usar à vontade, dando sempre o crédito, claro. Ah, e o Guia Jogos Perdidos da Copa São Paulo 2023 é gratuito, mas caso queiram colaborar financeiramente com qualquer valor, o nosso pix é jogos.perdidos@gmail.com. Qualquer contribuição será muito bem-vinda! 😊

Boa leitura a todos!

PS: Caso queiram visualizar o Guia Jogos Perdidos da Copa São Paulo 2023 pelo Issu, podem clicar AQUI.

4 comentários:

  1. Boa tarde. Gostaria de saber se tem como salvar o ranking completo da copa. Desde já agradeço pela atenção prestada. Parabéns pelo belo trabalho feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! O livro saindo este ano terá o ranking completo. Torcer pra tudo dar certo.

      Excluir
  2. Parabéns pelo lindo trabalho e idealismo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belissimo trabalho e idealismo. Forte Abraço amigo

    ResponderExcluir