Procure no nosso arquivo

terça-feira, 3 de abril de 2007

Uma Volta ao Passado, volume 20: Ribeirão Bonito EC (Ribeirão Bonito/SP)

RIBEIRÃO BONITO EC


Escudinho do Ribeirão Bonito EC. Reprodução: Almanaque do Futebol Paulista 2001.

Opa,

Hoje vamos com mais um post da gloriosa série "Volta ao Passado". No último mês de janeiro, no meio da Copa São Paulo de Juniores, aproveitei minha visita à região de Araraquara para conhecer uma cidade que fica por lá, e que teve um time disputando futebol profissional faz tempo. A cidade em questão é a bela Ribeirão Bonito, e o time é o Ribeirão Bonito EC. O time foi fundado em 1960 e chegou a disputar a Terceira Divisão do Campeonato Paulista em 1963.


Entrada da cidade de Ribeirão Bonito, com seu nome em pedra, como em inúmeras cidades pelo interior de São Paulo. Foto: Fernando Martinez.

Na viagem de Araraquara até Ribeirão Bonito, passei por cidadezinhas nunca antes imaginadas, como por exemplo a cidade de Guarapiranga. O detalhe que até lá temos um estádio municipal. Chegando em Ribeirão Bonito, não foi difícil encontrar o estádio municipal, aonde o time do RBEC mandava seus jogos. O estádio fica dentro de um complexo chamado "Centro Social Comunitário".


Estádio da cidade de Guarapiranga e entrada do Centro Social Comunitário, aonde fica o estádio da cidade de Ribeirão Bonito. Fotos: Fernando Martinez.


Placa indicando a inauguração do Centro Social Comunitário, em janeiro de 1987. Foto: Fernando Martinez.

Com a autorização de um funcionário do local, pude entrar nas instalações do Centro. Algumas piscinas, quadras esportivas e um ginásio fazem parte do complexo. As quadras não estão com a sua conservação em 100%, mas com certeza estão em condições para a disputa de partidas de futsal, basquete e vôlei. As piscinas se mostram com uma conservação melhor.



Piscinas e quadras do Centro Social Comunitário, em Ribeirão Bonito. Fotos: Fernando Martinez.

Mas o motivo da visita mesmo era o Estádio da Vila Mariana, palco aonde o Ribeirão Bonito mandou seus jogos quando disputou a Terceira Divisão em 1963. Naquele ano, o time jogou contra Sorocabana de Itapetininga, Portofelicense, Rio Pardo, Capivariano, Produtos Cachoeira, Comercial de Tietê e Rafard. Após os jogos de turno e returno dentro da chave, o time não se classificou para a fase seguinte e encerrou sua participação no profissionalismo. Mas isso não significou o fim do clube, e até hoje a equipe joga campeonatos de base no estádio todos os fins de semana.


Time posado do Ribeirão Bonito EC no seu primeiro ano de vida. Reprodução: www.blogdorunco.blogspot.com


Entrada do Estádio da Vila Mariana, palco dos jogos do Ribeirão Bonito EC até hoje. Foto: Fernando Martinez.


Detalhe das bilheterias do estádio. Foto: Fernando Martinez. [040511]


A vista da fachada do Estádio, na rua de acesso ao mesmo. O time disputa jogos todos os finais de semana, sempre com bom público. Foto: Fernando Martinez.


Placa comemorativa da inauguração da iluminação do Estádio da Vila Mariana, em 1998. Foto: Fernando Martinez.

O time teve a chance de voltar ao futebol profissional no começo desde século. A equipe contava com patrocínio e uma grande força de vontade na cidade para que o RBEC pudesse desfilar novamente pelos gramados paulistas. Mas a FPF pediu, para o time voltar, o pagamento das anuidades de dois anos, e com a falta de verba para pagar essas anuidades (cerca de 30 mil reais na época) o time abortou seus planos e continuou no amadorismo.


Vista geral do gramado do Estádio da Vila Formosa, em Ribeirão Bonito. Foto: Fernando Martinez.


O gol do lado direito do campo, bem na entrada do estádio. Foto: Fernando Martinez.


Mais uma vista geral, com os alambrados em primeiro plano e o placar, com as cabines de imprensa no centro do gramado. Foto: Fernando Martinez.

E mesmo sem voltar ao profissionalismo, é ótimo saber que as categorias de base ainda fazem a festa dos finais-de-semana na cidade. Quem sabe não está aí uma base para uma eventual volta do time ao futebol profissional. Mais uma vez, torcemos muito para que isso aconteça!

Saindo de lá, voltei a curtir a Copa São Paulo de Juniores, pensando em mais cidades para fazermos uma genial "Volta ao Passado".

Até a próxima

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário