Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Estádios pelo Brasil, volume 19: Estádio Municipal Prefeito André Moura (Pirambu/SE)

Olá,

Aproveitando minha estada em Aracaju, num dos dias dedicados ao turismo, fui até Pirambu no litoral norte para curtir uma bela praia e visitar o Projeto Tamar que cuida da preservação das tartarugas marinhas. Rodei apenas 40 kms e lá estava eu naquele paraíso e, também na cidade do Campeão Sergipano de 2006, o Olímpico Pirambu Futebol Clube, que ficou conhecido nacionalmente pela boa participação na última Copa do Brasil, quando enfrentou o Corinthians. Como o futebol está no sangue, obviamente reservei um tempo e fui visitar o simpático Estádio André Moura.


Fachada do Estádio André Moura, em Pirambu. Foto: Orlando Lacanna.


Muro que fica na entrada do Estádio. Foto: Orlando Lacanna.


Vista geral da arquibancada. Foto: Orlando Lacanna.

Para quem não conhece e história do Pirambu, aqui vão algumas informações do Campeão do ano passado que acabou de conquistar o título de Campeão Sergipano de Juniores de 2007. O clube foi fundado em 04/10/1931 sob a denominação de Olímpico Futebol Clube com sede em Aracaju e somente em 23/04/2005, já com a nova denominação de Olímpico PIRAMBU FC, tomou como sede definitiva o município de Pirambu. Antes disso já tinha mandado seus jogos em Itabi e depois em Carmópolis, tornardo-se conhecido como "time andarilho".


Escudinhos do Olímpico de Aracaju e do Olímpico Pirambu. Fotos: Orlando Lacanna.

Durante a sua existência, o Olímpico de Aracaju, também chamado de Leão, foi Bi-Campeão da Cidade e do Estado em 1946 e 1947, sendo que em 1948 e 1949 chegou ao Vice-Campeonato. Com a denominação de Pirambu, foi Campeão Sergipano da Série A2 em 2005, ascendendo à Série A1 em 2006, tendo conquistado o Campeonato logo na sua primeira participação.


Vista das arquibancadas opostas do estádio. Foto: Orlando Lacanna.


Mais uma visão das arquibancadas, agora com a vista da cabine de imprensa. Foto: Orlando Lacanna.

O estádio foi inaugurado em 17/12/2004 com os jogos Confiança 1-0 Seleção de Pirambu com gol de Dogio e Sergipe 0-1 Seleção de ex-atletas de Sergipe, com gol de Oliveira. É um estádio aconchegante, porém pequeno quanto a sua capacidade de público que oficialmente é de 4.000 espectadores sentados, mas me parece que essa quantidade está superestimada e, a capacidade real seria em torno de 2.000 pessoas sentadas. Como pode ser visto nas fotos, existe somente um lance de arquibancada para acomodar o público sentado.


Gol da "esquerda" do estádio. Foto: Orlando Lacanna.


Agora o gol da "direita". Foto: Orlando Lacanna.

No lado oposto e atrás de um dos gols, há espaço para o público ficar em pé. Se esses espaços forem ocupados por arquibancadas desmontáveis, aí sim poderá chegar à capacidade oficial. Um fato curioso que chama a atenção é a localização da cabine de imprensa que fica fora do estádio, às margens da rodovia na qual o André Moura se localiza.


Banco de reservas, num formato um tanto quanto diferente. Foto: Orlando Lacanna.


Localização da cabine de imprensa, à beira da rodovia. Acredito que isso seja raro por aí. Foto: Orlando Lacanna.

Gostei muito do que vi e só lamento não ter assistido pelo menos uma partida naquele local, pois imagino que os jogos realizados lá devam ser repletos de emoção, pois o público fica bem perto do campo de jogo e aí o "bicho pega".

Depois de conhecer mais um estádio do Brasil, fui ver as tartarugas do Projeto Tamar e curtir mais uma bela praia sergipana com muito sol e água de côco. Por ora é só, mas em breve mostrarei mais um estádio de Sergipe. Aguardem.

Abraços,

Orlando

2 comentários:

  1. Bom dia, fui jogador do confiança nessa época pelo juniores, inclusive participei desse jogo de inauguração, gostaria de saber se vcs tem algumas fotos da escalação do time do confiança nesse jogo, gostaria de ver essa lembrança, ou a escalação...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia gostaria de saber se vcs tem alguma foto desse jogo da escalação do confiança, fui jogador do juniores nessa época e fui escalado para esse jogo, se puder agradeceria muito.. qualquer coisa meu contato é 79-98149-5587 email : claudiodragas@hotmail.com

    ResponderExcluir