Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Uma Volta ao Passado, volume 23: Cerâmica Clube (Mogi Guaçu/SP)

CERÂMICA CLUBE


Distintivo do Cerâmica Clube, de Mogi-Guaçu. Foto: Fernando Martinez.

Olá, amigos!

Em uma das últimas viagens do JP, estive na companhia do Fernando e do David para redescobrir um clube que disputou campeonatos paulistas de futebol profissional em 1958, e de 1961 a 1965, sempre pela terceira divisão. Estamos falando do Cerâmica Clube, equipe fundada em 02 de janeiro de 1948. Fomos muito bem recebidos pelo gerente Márcio, e pelo presidente Pedro Ferreira de Campos, “Seu Pinguaçu”, ex-lateral direito da equipe, inclusive nos anos do profissionalismo, e atual presidente do clube.


Entrada do Cerâmica Clube. Foto: Fernando Martinez.

Para nossa grande tristeza, muito pouco restou dos anos de futebol profissional. Fotografias, troféus, flâmulas: Tudo se perdeu com o tempo. Restaram apenas algumas fotos, sete delas pertencentes ao acervo pessoal do Seu Pinguaçu, expostas em um corredor da sede social. Em uma delas, fizemos uma grande descoberta: Clóvis, grande ídolo juventino, que possui um busto no estádio Conde Rodolfo Crespi, é de Mogi Guaçu e ainda vive na cidade. Participou da conquista do campeonato amador pelo Cerâmica em 1958, e também de campanhas no profissional.


Foto do título de campeão amador em 1958; o quarto jogador agachado, da esquerda para a direita, é Clóvis. Reprodução: Fernando Martinez.


Fotografia oficial da equipe que disputou os campeonatos de 1961 (na foto, em pé: Canário, Tita, Pinguaçu, Cascão, Zé da Nila, Hélio, Nelo e Bertão; agachados: Nati, Natinho, Japão, Babá, Nezinho, Clóvis, Lambreta e Baiochi). Reprodução: Estevan Mazzuia.


Time do Cerâmica que disputou a terceira divisão em 1963. Foto: Fernando Martinez.

Fundado por funcionários da Cerâmica Martini (daí o nome do clube), o Cerâmica possui atualmente uma belíssima sede social, com mais de dois mil sócios titulares e cerca de cinco mil dependentes.


Entrada do belo ginásio dentro do clube. Foto: Estevan Mazzuia.


O interior do belo ginásio, com uma bela quadra. Foto: Fernando Martinez.



Dois detalhes do conjunto aquático do clube, que nos impressionou bastante. Foto: Fernando Martinez.


Salão nobre do clube, muito espaçoso. Foto: Fernando Martinez.

A posse de uma nova diretoria nos anos 60 mudou o destino vitorioso da equipe. Os novos diretores ordenaram a destruição do campo, com a utilização de tratores, acarretando o fim das atividades no futebol. Hoje, restam ruínas das arquibancadas, e um grande terreiro sujo e abandonado onde um dia houve um gramado.


Uma das antigas arquibancadas, sendo um dos dois lances que sobreviveram ao tempo. Foto: Estevan Mazzuia.



No antigo estádio, arquibancadas destruídas e muita sujeira no lugar no gramado. Foto: Fernando Martinez.



Com a destruição do local, só nos resta tentar imaginar como era o estádio do clube. Fotos: Fernando Martinez.

Com dificuldade financeiras de sobra, Seu Pinguaçu lamenta, mas descarta qualquer possibilidade de retorno ao profissionalismo no futebol. Hoje, o clube investe em seu time de basquete e na ampliação de suas instalações, com um campo de futebol society e novas quadras de tênis.


Eu, David, Fernando, o gerente Márcio, e o Presidente “Seu Pinguaçu”. Foto: Mesa.

Mais uma vez enfeitiçados pela magia de uma volta ao passado, agradecemos a atenção, lamentando o sonho frustrado de um dia rever o grande Cerâmica disputando o Paulistão, mas felizes por termos desfrutado por alguns minutos da sensação de ter jogado ao lado de Seu Pinguaçu, Clóvis, e tantos heróis que vestiram a camisa do clube.

Até a próxima!

Estevan

Nenhum comentário:

Postar um comentário