Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Paulista 2ªdivisão: São Bernardo FC 0-0 Penapolense

Opa,

No último sábado, 8 de outubro, tivemos inúmeros jogos sendo disputados na Grande São Paulo, pelos mais diversos campeonatos. Por volta de 16 (!) jogos foram realizados e isso causa um problema para nós do JOGOS PERDIDOS, já que infelizmente a física nos mostra que não podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo. A escolha foi demorada, mas eu e o Mílton resolvemos aparecer em São Bernardo do Campo, no Estádio Primeiro de Maio, para tentar ver o possível acesso do time do ABC à Série A3 do paulistão. O jogo foi São Bernardo FC e Penapolense, pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão, e mal sabíamos que seria o único jogo não finalizado de todos.

A previsão do tempo já anunciava chuva, por isso já fomos para lá esperando que poderia acontecer algo de errado no jogo. Como sempre conseguimos as fotos dos times posados:


São Bernardo FCL - São Bernardo do Campo/SP. (Alguém pode me dizer o que significa a palavra 'sepados'??). Foto: Fernando Martinez.


CA Penapolense (mesmo com um jogador a menos) - Penápolis/SP. Foto: Fernando Martinez.

Com o céu escurinho, escurinho, o jogo começou e logo com dois minutos cada time já havia criado duas boas chances. Pena que a chuva começou aos 15 minutos e deixou o jogo zoado. Debaixo de chuva, o São Bernardo, precisando ganhar, não fazia muito por merecer a vitória e a Penapolense também não fazia muita coisa. Poucas chances foram criadas depois, e mesmo assim o domínio territorial foi do time de Penápolis.


Escanteio para o São Bernardo, ainda sem chuva. Foto: Fernando Martinez.


Mais um ataque do São Bernardo no gramado ainda inteiro. Foto: Fernando Martinez.

Bom, depois a chuva apertou de uma tal forma, que ninguém mais conseguia ver nada do jogo e o gramado foi se tornando cada vez mais uma grande piscina. Era questão de tempo até o juiz Salvio Spinola parar a partida. Isso que aconteceu aos 39 minutos. Para aquele famoso esquema de esperar a chuva diminuir para ver o que aconteceria depois.


Detalhes da partida debaixo da enorme chuva que caiu sábado no SBC. Isso que nessa hora a chuva ainda estava tranquilinha. Foto: Fernando Martinez.


Muita chuva em SBC: Mílton e o que vos escreve (fazendo uma prece) se protegendo da chuva. Fotos: Fernando Martinez e Mílton Haddad.

A chuva foi diminuindo bem aos poucos, e depois de algum tempo o trio de arbitragem entrou novamente em campo para ver o que iriam resolver. As duas equipes já estavam planejando o que fazer, caso o jogo não tivesse mais chance de continuar.

O trio de arbitragem examinou o gramado e decretou que em dez minutos o jogo recomeçaria. Foi só eles decidirem isso que a chuva voltou ainda pior, e dessa vez com granizo. Foi o suficiente para que o trio decidisse que o jogo estava cancelado oficialmente.


Detalhe da lateral do campo depois da primeira chuva no Primeiro de Maio. Foto: Fernando Martinez.

Os dirigentes das duas equipes então começaram a mexer seus pauzinhos para definir o que iriam fazer.


Mílton acabrunhado num canto do vestiário vendo a chuva de granizo passar. E o time da Penapolense volta ao vestiário com a paralisação do jogo. Foto: Fernando Martinez.

Eu e o Mílton ficamos perambulando por algum tempo nos vestiários para saber o que seria decidido em relação à continuidade da partida. Os dois times falavam e sugeriam algumas situações, mas sem saber que a decisão sobre isso cabe somente a FPF. Ouvimos o presidente do SBFC, Édson Fernandes dizer em alto e bom tom o que está descrito abaixo (e segue trecho da notícia dada pelo FI sábado à noite):

A expectativa agora é para a marcação da nova data da partida. A Federação Paulista de Futebol (FPF) vai definir na próxima segunda-feira o dia e horário do jogo. Segundo o presidente do São Bernardo, Edgar Fernandes, a partida deverá ser marcada para a quarta-feira, já que neste domingo o gramado ainda não terá condições de jogo.

“O jogo não poderá ser realizado amanhã porque o gramado vai estar encharcado e o clube também não conseguirá policiamento para o jogo. Além do mais, a Penapolense já avisou que amanhã não vai jogar”, explicou Fernandes.


A Penapolense volta a se aquecer com esperanças da continuidade da partida. Depois do cancelamento, o presidente do SBFC dá entrevista e garante que o jogo NÃO SERÁ REALIZADO no domingo. Foto: Fernando Martinez.

A idéia era clara: NÃO TERÍAMOS jogo no domingo. Agora eu aproveito e mostro o que o REGULAMENTO GERAL DA FPF (e que está disponível no site da FPF) fala em relação a essa situação específica que aconteceu nesse jogo:

"Capítulo IV - Do Adiamento e da Suspensão das Partidas:

Artigo 14.
Uma partida somente deixará de ser realizada, interrompida ou encerrada por um dos seguintes motivos:

a) falta de garantia;
b) conflitos graves;
c) mau estado do gramado.

(...)

§2 - Quando a não realização se der em consequência da situação prevista na letra "c" deste artigo, uma nova partida será disputada em data, horário e local designados pelo Departamento Técnico da FPF.

1 - se ocorrer a interrupção, caso hajam sido disputados 72 (setenta e dois) minutos ou mais de partida, observado o § 1º deste artigo, a mesma será encerrada, mantendo o resultado do marcador;

2 - se ocorrer a interrupção antes dos 72 (setenta e dois) minutos, observado o § 1º deste artigo, a partida terá continuidade no dia seguinte, às 15:00 horas, no mesmo local, com a mesma contagem do momento de sua interrupção, com os mesmos atletas e a mesma documentação da partida interrompida.
"

Ou seja, pelo regulamento o jogo teria que ter acontecido domingo às 15 horas. E a partir do tempo em que o jogo foi paralisado. E o que foi que eles fizeram? Colocaram o jogo às 11 da manhã do domingo e começando como se nada tivesse acontecido, bem no domingo!!! Um total desrespeito ao regulamento geral da FPF e algo que mostra que nenhum dos dois times precisam de torcida no estádio, já que NINGUÉM teria como ficar sabendo da realização da partida.

Nem a Rede Vida, na sua transmissão matinal da Segunda Divisão, sabia do jogo. Durante o primeiro tempo do jogo entre Santacruzense e Osvaldo Cruz eles deram a notícia de que o jogo seria realizado na semana. Só no segundo tempo eles começaram a mostrar que o jogo já estava 4 a 0 para o SBFC.

Vergonha! Desrespeito! Falta de consideração com toda a torcida que acompanhou o time esse ano e não conseguiu ver o jogo do seu acesso. Podem até dizer que usaram esse horário por algum tipo de 'bom-senso', mas isso feriu diretamente o regulamento da FPF e fica aberto o precedente para que todos façam o que bem quiserem e joguem o regulamento no lixo! O São Bernardo já começa mal dessa forma a sua história e a Penapolense entrou bem, já que dominava o jogo do sábado, e acabou tomando uma bucha de 5 a 0.

E melhor ainda para nós do JOGOS PERDIDOS que não pudemos trazer fotos do jogo e da festa do Acesso. Também, acho que eles nem ligam para isso, acredito que prefiram continuar sem divulgação alguma. A única coisa boa foi que ainda conseguimos ir ao Baetão acompanhar um jogo que rolava por lá. Mas depois vem o post.

Até

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário