Texto e fotos: Fernando Martinez
Cansadíssimo, emplaquei na segunda-feira uma rodada dupla com o selo Jogo Perdido Prime Edition. Fui até o longínquo CDC Jardim Helena, nos confins da Zona Leste da capital, acompanhar de perto o absurdo confronto entre Flamengo de Pirajuí (!) e Santacruzense pela Paulista Cup sub-20. Sim, um duelo de times "de longe" perto de casa. Não tinha como perder. O rubro-negro foi o 771º clube a entrar na Lista.
O Flamengo FC de Pirajuí foi fundado em 1972 e fez a sua estreia profissional em 1986. Depois disputou em 1988, 1989 e 1991 e voltou em uma aparição relâmpago em 2008, ano em que foi excluído da Segundona por várias irregularidades. Em 2011 e 2012 retornaram no sub-20 e desde então não jogaram mais nenhum torneio da FPF.
Eis que eles pintaram na Paulista Cup deste ano jogando na cidade de São Paulo, um verdadeiro presente. De acordo com o Édson, o simpático presidente da agremiação de Pirajuí, eles estão montando um elenco para a disputa do sub-20 da federação em 2024. A ideia deles é terem dois ou três anos na base e depois retornarem na última divisão do estado. Uma ótima notícia.
Flamengo FC (sub-20) - Pirajuí/SP
AE Santacruzense (sub-20) - Santa Cruz do Rio Pardo/SP
Trio de arbitragem com o capitão do Flamengo e da Santacruzense
Do pessoal que fundou o Jogos Perdidos, apenas o Jurandyr tinha visto o Flamengo de Pirajuí em ação, então eu e o Milton tiramos esse triunfo do velho amigo comunista com louvor. Tudo bem, não foi no profissional, mas vale da mesma forma. Foi bem legal foi vê-los jogando contra a Esportiva, que em 2023 desistiu da última divisão antes do seu fim.
A Paulista Cup sub-20 conta com 51 times, 44 deles filiados à FPF, além de outros que foram figurinhas carimbadas durante um bom tempo. Se a organização não era das melhores nos últimos anos, em 2023 a competição está mais interessante. Sim, ainda tem bastante coisa que pode melhorar, porém é fato que ela virou uma ótima opção para acompanhar alguns joguinhos na região. Que sigam assim! Flamengo e Santacruzense estão no Grupo K junto com Lençoense, Guarulhos e Mauaense.
Chegar no CDC Jardim Helena foi sossegado. A gente foi até a Estação Brás e pegou o trem da Linha 12 - Safira. Fomos até a Estação Jardim Helena - Vila Mara e andamos cerca de dois quilômetros até avistarmos o campo, que fica no meio de um parque. Praticamente duas linhas retas em meio a várias casas, sem nenhum problema. O local não tem arquibancada e os bancos de reservas são pequenos, mas quebram bem o galho.
Junto com o inexprimível Rodrigo Colucci, que apareceu por lá logo em seguida, vimos um bom jogo. A Santacruzense começou bem e teve as melhores chances durante boa parte da etapa inicial. Felipe abriu o placar aos 28 completando de cabeça um levantamento em escanteio pelo lado direito. O Flamengo só foi criar os seus primeiros momentos nos últimos minutos.
Lances do primeiro no CDC Jardim Helena
Detalhe do primeiro gol da tarde, da Santacruzense, ainda no primeiro tempo
No tempo final o panorama mudou de figura. O rubro-negro equilibrou as forças e deu trabalho para a zaga da Esportiva. Eduardo deixou tudo igual aos 23 e, aos 37, Gustavo Moraes virou em cobrança de pênalti. É, só que a AES não se entregou e empatou outra vez com Hyan, de cabeça, em escanteio da direita. Um negócio legal na Paulista Cup é a liberdade que temos em fazer as imagens do local que quisermos. Conseguimos imagens diferentes dessa forma.
O começo do segundo tempo foi bastante equilibrado, mas foi a Santacruzense quem chegou mais perto da área adversária
Detalhe do gol que virou o marcador a favor do Flamengo de Pirajuí
No fim, um bom 2 a 2 que foi justo pelo que ambos apresentaram
O Flamengo de Pirajuí 2-2 Santacruzense foi muito bom e melhor do que esperávamos. Que seja o início do trabalho do Peixe Dourado rumo ao retorno aos torneios da FPF em breve. Estamos na torcida pois quanto mais clubes, melhor. Bom, como a segunda-feira estava longe de acabar, tinha retorno do Paulistão Feminino na pauta livre do JP na sequência.
Até lá!
Ficha Técnica: Flamengo de Pirajuí 2-2 Santacruzense
Local: CDC Jardim Helena (São Paulo); Árbitro: Rafael de Souza; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Glaucyo, Adriano, Kauê Fonseca; Gols: Felipe 28 do 1º, Eduardo 23, Gustavo Moraes (pênalti) 37 e Hyan 42 do 2º.
Flamengo: Miguel; Carlos Nascimento, Kauan, Thiago Petrelli e Danillo (Marcus Vinícius); Glaucyo, Gustavo Silva (Gustavo Moraes), Antônio Kayque e Huanderson; Eduardo e Lucas de Lima (Éder). Técnico: Edson Lino.
Santacruzense: Alysson (Vinícius Souza); Danilo, Victor Lira (Willyam), Marcos Vinícius e Hugo; Allan, Eric (Kauê Fonseca), Kauê Santos (Hyan) e Vítor Caleffi (Weslan); Felipe (Adriano) e Guilherme Grillo (Emmanuel). Técnico: Dênis Muniz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário