Texto e fotos: Fernando Martinez
No sábado tinha tudo pronto para emplacar uma rodada dupla matutina em Embu das Artes. Só que, de última hora, a FPF suspendeu os jogos que seriam realizados lá e eu tive, de novo, que decidir pelo Plano B. Enfrentei o calor de 31 graus e fui até a Ibrachina Arena outra vez acompanhar o retorno do Campeonato Paulista sub-17. Em campo, Ibrachina e Grêmio Prudente, os líderes do Grupo 16.
Neste século é difícil encontrar casos de suspensão de jogos a menos de 24 horas de sua realização. Este ano as coisas estão mudando e pipocam casos de times que desistem e pelejas suspensas por determinações do TJD em cima da hora. O caso do sábado foi um destes. O Hermínio Esposito estava sem o AVCB, documento fornecido pelo Corpo de Bombeiros. Mas ficaram sabendo apenas sexta à noite? Duvido. O Grêmio Prudente descobriu que seu compromisso do sub-15 contra o Referência não seria realizado quando já estava em Osasco. Quem vai bancar o gasto desnecessário do Grêmio? Muitas perguntas e nenhuma resposta.
Ibrachina FCL (sub-17) - São Paulo/SP
Grêmio D Prudente (sub-17) - Presidente Prudente/SP
Quarteto de arbitragem com os dois capitães dos clubes
Acabou que a lamentável situação me deu a oportunidade de acompanhar um dos melhores jogos dos últimos tempos. Cerca de 250 pessoas estiveram na casa do Ibrachina, entre elas o Milton com o infalível plano de bater seu recorde pessoal. Todo mundo foi presenteado com uma atuação ótima das duas equipes.
Os primeiros 15 minutos foram absolutamente sensacionais. O Ibrachina começou com tudo e aos quatro abriu o placar em chute de longe de Fran após rebote do goleiro. O escrete prudentino não desanimou e virou o marcador rapidinho. Hugo arriscou de fora da área aos seis e Pedro Bernardi, arqueiro paulistano, foi mal. Ele tentou espalmar e mandou a bola para o fundo da rede. Aos 11, em investida pela direita, Pedro fez defesa milagrosa em cabeçada à queima-roupa e Hugo, sem marcação na sobra, colocou os visitantes em vantagem.
O Grêmio seguiu mais bem postado em campo no decorrer do primeiro tempo e conseguiu neutralizar sem sustos as chegadas do Ibrachina, quase todas pelo alto. No intervalo o triunfo parcial do clube interiorano estava garantido. Como o calor já estava maltratando, acompanhei a segunda etapa do lado de fora. Essa é uma das grandes vantagens do “estádio” do bairro da Mooca, a chance de poder ficar longe do sol e de uma eventual chuva no grande corredor perto do portão de entrada. E foi justamente ali que a partida se concentrou nos últimos 40 minutos.
Lances do primeiro tempo na Mooca. Os 15 minutos iniciais foram eletrizantes
Comemoração de Hugo virando o marcador a favor do Grêmio
O Ibrachina se encontrou nos vestiários e foi melhor do que o seu adversário. Empurrado pela animada torcida com seus gritos de incentivo e insuportáveis cornetas que foram tocadas sem parar, o onze da capital deixou tudo igual com Cícero aos seis. Aos 11, ele acertou uma bela finalização do meio da área e colocou a pelota no ângulo. Nova virada no gramado sintético da Ibrachina Arena.
O Grêmio se assustou com os dois golpes e buscou voltar a pressionar, porém não teve sucesso. Os donos da casa seguiram pressionando. Marco, camisa 1 prudentino, fez duas grandes defesas e impediu que o placar fosse ampliado. No último minuto, um dos atacantes locais foi derrubado dentro da área em rápido contra-ataque. Pênalti. Gustavo Mendes bateu cheio de estilo e decretou o resultado final na Mooca.
Na etapa final, o Ibrachina retomou a dianteira no placar
O gol de Gustavo Mendes e a comemoração dos jogadores locais
Placar final de um dos grandes jogos dos últimos tempos
O Ibrachina 4-2 Grêmio Prudente colocou a equipe da capital com 13 pontos ocupando a liderança isolada da chave. O onze interiorano é o segundo com 10 e ambos já se garantiram na terceira fase. Metropolitano e Audax foram eliminados. Há uma grande probabilidade do clube voltar a fazer rodadas duplas na próxima fase pois já se garantiu em primeiro no sub-15 e precisa de um empate em Campo Limpo Paulista para conseguir a mesma coisa no sub-17.
Depois de muito tempo a tarde de sábado não reservou nenhum jogo na região. Nenhum. Zero. Uma anomalia, principalmente se levarmos em conta que sábado que vem teremos mais de dez pelejas na região, todas no mesmo horário. Aproveitei a rara folga do horário e fui até a biblioteca do Museu do Futebol fazer uma nova sessão de pesquisas. Voltei aos campos no domingo perto de casa com o mata-mata do Paulista Feminino sub-17.
Até lá!
Ficha Técnica: Ibrachina 4-2 Grêmio Prudente
Local: Ibrachina Arena (São Paulo); Árbitro: Vágner Campos Silva; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Cícero, Amocaxi, Gustavo Mendes, Gabriel Oliveira, Thales, Davi, Murilo Possa (AT Gre); Gols: Fran 4, Hugo 6 e 11 do 1º, Cícero 6, 13 e Gustavo Mendes (pênalti) 40 do 2º.
Ibrachina: Pedro Bernardi; Luís Felipe (Marcos), Amocaxi, Gustavo Bertulino (Pedro Lima) e Guilherme; Cauã, Guigão (Vitinho), Gustavo Mendes e Luiz Fernando; Fran (Cícero) e Carioca. Técnico: Alexandre Seichi.
Grêmio Prudente: Marco; Gabriel Oliveira, Gabriel, Thales e Alysson; Yuri, Coutinho e Hugo; Rafinha, Erivan (Machado) e Darlan (Davi). Técnico: Carlos Magno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário