Texto e fotos: Fernando Martinez
A sessão da tarde do último sábado foi especialíssima. Pela 17ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, o São Bernardo FC recebeu o Amazonas FC, time de número 770 da minha Lista, no Estádio Primeiro de Maio. Sem vitórias há 10 jogos, o Tigre precisava derrotar o vice-líder se quisesse tentar retornar ao G8. O último resultado positivo dos paulistas tinha sido em 5 de junho.
O Amazonas FC tem apenas quatro anos de vida, conquistou o acesso para a Série C no ano passado e na atual temporada foi campeão estadual. Se vai durar eu não sei, o que tem como dizer até aqui é que eles vêm fazendo um ótimo trabalho. É o 11º clube do estado que entra na minha Lista, o quinto em partidas profissionais.
Vale dizer que pela primeira vez desde 2017 que eu posso dizer que vi todo mundo da Série C e, por consequência, todos os 60 das três principais divisões do Brasileirão. Nos últimos anos ficou difícil por não ter ninguém de perto jogando e também pelo fato que as equipes que faltavam estavam sempre no grupo "de longe". Com o acesso do SBFC, a mudança de fórmula para turno único e a sorte da tabela ter sido boazinha comigo, consegui ver o Altos do Piauí e agora o Amazonas FC. A CBF, que tem a pior gestão em mais de 40 anos e só faz bobagem, pelo menos nessa me fez sorrir.
Saí da Sede Social do Juventus com a dupla Bruno e Milton, fomos de Uber até a Estação Ipiranga da CPTM, descemos em Santo André e pegamos o trólebus que passa pelo Terminal São Bernardo do Campo. Um trajeto longo que foi, por sorte, percorrido de forma rápida. Consegui fazer uma boquinha ao lado do estádio e chegamos na cancha do ABC Paulista a 40 minutos do apito inicial.
Infelizmente na Série C não consigo ficar dentro de campo, porém consigo ficar nas cabines. Com um inesperado vento gelado e a total ausência do sol, fiquei de longe vendo que nenhum dos fotógrafos que estavam no gramado fez a imagem oficial do Amazonas, somente a do onze local. Não adianta, quando o Jogos Perdidos não está em campo, dificilmente tem a foto das duas equipes, o que é uma pena.
Times perfilados para o Hino Nacional Brasileiro
A foto oficial do São Bernardo FC e do quarteto de arbitragem com os capitães. O Amazonas não posou, comprovando que quando eu não estou em campo ninguém tira foto dos visitantes. Poucos possuem a visão histórica que o JP tem
Fui acompanhar o ataque dos donos da casa, mas a primeira etapa foi muito abaixo da crítica. O São Bernardo FC não acertava praticamente nada, enquanto o Amazonas se defendia apenas e pouco se arriscava no campo ofensivo. Com esse cenário árido de emoções, a peleja se arrastou. Os 45 minutos viraram 180 e o 0 a 0 era o resultado óbvio quando o intervalo deu as caras.
Detalhes do primeiro tempo meio sem graça de São Bernardo FC x Amazonas
Resolvi então ver a metade final da partida junto com os amigos presentes. Contando com a presença da dupla Estevan e Emerson ao lado, vi uma etapa final em que tudo melhorou demais. Com apenas oito segundos (!), e contando com um vacilo enorme da zaga do Tigre, o escrete visitante abriu o placar com um gol de Sassá, aquele mesmo ex-Botafogo. Gol que deixou a torcida um tanto quanto revoltada.
Na sequência os amazonenses quase ampliaram em cabeçada de Jackson e grande defesa de Alex Alves. O panorama só passou a melhorar para o SBFC após os 15 minutos. Mesmo sem assustar tanto, na primeira grande chance o empate saiu com Romisson completando cruzamento de Rodrigo.
Os torcedores finalmente se animaram e passaram a empurrar a equipe em busca do triunfo. Só que o relógio andava rápido e nada indicava que a virada aconteceria. Isso até os 45 minutos, quando João Carlos completou de cabeça um belo levantamento da direita e colocou a pelota no canto direito de Edson Mardden. Era o segundo do São Bernardo FC.
Na etapa final a partida melhorou demais e os 45 minutos foram de grande qualidade
O São Bernardo FC parecia que seguiria com a longa série sem vitórias, mas no fim fez o gol da virada e que manteve as chances de vaga na segunda fase da Série C
Nos acréscimos o marcador não foi alterado e o Tigre voltou a vencer após mais de dois meses: São Bernardo FC 2-1 Amazonas FC. Resultado positivo essencial para que a equipe volte a pensar na classificação. O clube agora está em sétimo com 25 pontos, enquanto o aurinegro amazonense segue vice-líder com 29. Faltam duas rodadas para o término da primeira fase.
Saindo do estádio ganhamos uma providencial carona do Emerson até a Vila Prudente. Providencial pois um temporal caiu do nada e se estivéssemos na rua teria dado ruim. A frente fria veio com tudo e no domingo encarei o céu nublado e uma baixa temperatura - uma bênção nesse falso inverno que estamos tendo - com um joguinho da modorrenta Copa Paulista.
Até lá!
Ficha Técnica: São Bernardo FC 2-1 Amazonas
Local: Estádio Primeiro de Maio (São Bernardo do Campo); Árbitro: Maguielson Lima Barbosa/DF; Público: 1.238 pagantes; Renda: R$ 12.380,00; Cartões amarelos: Jeferson, Rodrigo Souza, Márcio Zanardi, Alex Alves, Matheus Oliveira, João Carlos, Vini Locatelli, Edson Mardden, Thiago Spice, Gustavo Ermel, Renan Castro, Diego Torres; Cartão vermelho: João Antônio (AT-Ama); Gols: Sassá 1, Romisson 20 e João Carlos 45 do 2º.
São Bernardo FC: Alex Alves; Alex Reinaldo (Jeferson), Helder, Léo Paraíso (Hugo Sanches) e Arthur Henrique; Bruno Azevedo, Rodrigo Souza e Matheus Oliveira (Henrique Lordelo); Romisson (Carlos Itambé), João Carlos e Luiz Filipe (Bruno Michel). Técnico: Márcio Zanardi.
Amazonas FC: Edson Mardden; Yuri Ferraz, Thiago Spice, Jackson e Renan Castro (Charles); PH, DG (Luan Santos), Diego Fumaça (Diego Torres) e Gustavo Ermel (Lucas Silva); Sassá e Vini Locatelli (Jorge Roa Jimenez). Técnico: Rafael Lacerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário