Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Vitória brasileira no Futebol Masculino do Pan 2007

Fala pessoal!

Depois do chocolate brasileiro no futebol feminino, continuei nas imediações do Estádio Olímpico João Havelange para a rodada dupla que aconteceria lá, agora pelo Torneio Masculino de Futebol do Pan 2007. Passeando pela região, pude ver mais uma das gigantescas entradas do estádio. Diferente do que vemos em 99,9% das praças esportivas atuais, a localização das entradas de lá é exemplar, com grandes corredores e muito espaço para as pessoas circularem sem aperto.


Fachada da Ala Oeste do Engenhão. Dá para perceber que temos espaço suficiente para entrada e escoamento de pessoas né? Igualzinho ao que temos no Palestra Itália, Vila Belmiro e Canindé, por exemplo. Foto: Fernando Martinez.

Esse detalhe do espaço e do grande número de entradas e saídas que me chamou a atenção, assim como a Arena Olímpica do Rio já tinha chamado no domingo. Esperamos que qualquer nova praça esportiva seja dessa forma também e que as antigas possam ter algo pelo menos parecido, já que quem ganha com isso é o torcedor.

Bom, mas então estava por lá para ver mais um jogo de futebol. A primeira partida do dia foi entre Brasil e Costa Rica. O time sub-17 do Brasil está muito badalado, e fui ver o que rolava com a equipe. Mas fui mesmo para ver a Costa Rica e reparar um erro de anos, quando perdi a seleção jogando em terras paulistas.


Detalhe do jogo entre Brasil e Costa Rica, pelo Futebol do Pan 2007. Foto: Fernando Martinez.

Devidamente instalado no meu lugar G-7 das cadeiras do Engenhão (ah, todos os lugares são marcados, e todos tem que ficar no lugar marcado no ingresso) vi um bom jogo no primeiro tempo, e que mostrou que o Brasil tem um bom time de futebol. O time começou ameaçando bastante à meta costarriquenha com ataques rápidos e boas chances de gol.

Logo aos 17 minutos o Brasil abriu o placar. Depois de falta pela direita, a bola foi escorada e sobrou para o jogador Maicon tocar e fazer a festa da torcida presente.


Detalhe do primeiro gol brasileiro contra a Costa Rica. Foto: Fernando Martinez.


Visão do Engenhão com grande público para ver Brasil e Costa Rica. Essa visão parece coisa de Copa do Mundo. Foto: Fernando Martinez.

Aos 23 minutos o Brasil ampliou. Em ótima jogada de todo o ataque, a bola sobra para o camisa 11 Alex que tocou com estilo da entrada da área, sem chances para o goleiro visitante e deixando a torcida mais empolgada ainda. Mas depois do gol, o Brasil se poupou e não teve mais chances efetivas de ampliar o marcador, levando o jogo no 2 a 0 para o intervalo.

Intervalo que teve muita gente entrando atrasada, graças à lerdeza do detetor de metais (um dos poucos pontos negativos do dia). E nesse intervalo muita descontração com o mascote do Pan e uma espécie de futebol argentino tosqueira no gramado.


O mascote do Pan passeando pelo Engenhão e um jogo doido: duas equipes de 20 pessoas cada tinham que fazer um gol com essa bola monstro. Genial! Fotos: Fernando Martinez.

Na volta do segundo tempo, o Brasil voltou não tão inspirado em fazer mais um gol para ampliar seu saldo. O time deixou um pouco a desejar e a partida ficou um tanto quanto monótona. O jogador Lulinha, destaque da seleção canarinho, mostrou que não estava sintonizado no jogo.


Escanteio para o Brasil no segundo tempo de partida. Foto: Fernando Martinez.

A Costa Rica tentou até assustar em algumas chances agudas do seu ataque, mas o time é limitado e não assustou a defesa brasileira. Mas a torcida, 22 mil pessoas, não gostou do futebol apresentado pelo time nacional e chegou até a puxar algumas vaias. As maiores emoções no segundo tempo foram os gritos de torcida dos times do Rio e as "Olas" que rolavam lá.


Mais uma chance perdida pelo Brasil no jogo contra Costa Rica. Foto: Fernando Martinez.

No final, o resultado não poderia ser outro: Brasil 2-0 Costa Rica. O time quase se classifica para as semifinais e joga contra o Equador para ser primeiro do grupo. Depois do jogo, quase todo mundo foi embora do Engenhão, me deixando tranquilo para ver mais um jogo genial com mais um time na Lista.

Até lá

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário