Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Americano/MA se despede da Copinha com vitória

Fala, pessoal!

O JP cobriu quatro partidas válidas pela terceira rodada da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012. Na terça-feira passada, voltamos para a cidade de São José dos Campos, agora para fazer a rapa no Grupo W da competição. A primeira peleja reuniu Americano do Maranhão e Vila Nova de Goiás no gramado do Estádio Martins Pereira.

Para essa nova viagem ao Vale do Paraíba, tive a companhia do seu Natal e do ressurgido das cinzas Emerson, aproveitando as suas merecidas férias. Graças aos dois, as fotos foram possíveis, pois fui para São José dos Campos ainda com a minha máquina digital sem funcionar.

O dia estava chuvoso, mas mesmo assim chegamos no nosso destino sem problemas. No final das contas a mudança brusca do tempo foi ótima, já que não tivemos a presença sempre incômoda do calor do mês de janeiro. Credenciados sem problemas, eu e o Emerson fizemos as fotos exclusivas das duas equipes.


Americano FC (sub-18) - Bacabal/MA. Foto: Fernando Martinez.


Vila Nova FC (sub-18) - Goiânia/GO. Foto: Fernando Martinez.


Quarteto de arbitragem do jogo e capitães dos times. Foto: Fernando Martinez.

Vale a pena registrar que o time maranhense utilizou em todas as camisas um escudo bastante diferente ao que estamos acostumados a ver. Acredito que seja algo inédito na internet, pois fiz uma grande busca e não encontrei essa informação. A "preciosidade" segue abaixo:


Escudo novo utilizado pelo Americano, ainda não visto pela internet. Foto: Fernando Martinez.

Os maranhenses tinham mostrado bom futebol no empate contra o São José e também fizeram bom jogo mesmo na derrota para o Botafogo. Como o Vila Nova tinha perdido suas duas primeiras partidas sem mostrar muita competitividade, resolvi ficar acompanhando o ataque do Americano no primeiro tempo.


Zaga goiana sendo acossada pelos atacantes maranhenses. Foto: Fernando Martinez.


Parecia que os atletas do Americano se multiplicavam em campo. Foto: Fernando Martinez.

Mas só para ir contra minhas expectativas, quem começou o jogo no ataque foi o Vila Nova, tanto que marcou o primeiro gol logo aos 3 minutos. Em ataque pela direita, a bola foi cruzada na área e Breno apareceu entre os zagueiros para completar. O Americano ficou ainda sem saber o que fazer em campo até os 20 minutos do tempo inicial.


Zaga do Vila fazendo o desarme. Foto: Fernando Martinez.

O Vila Nova ainda era melhor quando aconteceu um lance de azar do goleiro goiano aos 23. Roberto Baggio (isso, um clone do jogador italiano) cobrou falta pela esquerda do ataque do Americano. O camisa 12 Marcos Aurélio foi fazer a simples defesa e colocou a bola dentro das próprias redes. Era o gol de empate dos maranhenses.


Falta que originou o primeiro gol do Americano no jogo contra o Vila Nova. Foto: Fernando Martinez.

A equipe vermelha sentiu o gol e viu o Tubarão mostrar melhor futebol durante os minutos restantes do primeiro tempo. Mas quando o intervalo chegou, o placar ainda mostrava o empate por um tento. Nos minutos seguintes acabei descobrindo que minha máquina digital tinha ressuscitado parcialmente graças ao toque mágico do nosso amigo taxista. Para minha surpresa, vi que ainda dava para fazer algumas imagens com o zoom. Menos mal...


Ataque goiano pela direita no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

No tempo final, a partida teve um Americano melhor postado em campo e buscando o gol da virada, enquanto o Vila se preocupou mais em se defender. Os minutos foram passando com as ações concentradas no meio de campo. Animação de verdade só depois dos 30 minutos.


Disputa de bola no meio de campo. Foto: Fernando Martinez.

As chances mais claras de gol após o trigésimo minuto foram todas do onze nordestino. A melhor delas, aos 36 minutos, resultou na marcação de uma penalidade máxima para a equipe. A cobrança foi feita de forma tranquila por Cauã. Sem forças para reagir, o Americano levou a peleja em banho-maria até seu apito final.


Gol da virada maranhense em cima do Vila Nova. Foto: Fernando Martinez.

Final de jogo: Americano/MA 2-1 Vila Nova/GO. O resultado foi bastante comemorado pela equipe do Nordeste e fez com que o clube terminasse sua participação na chave com uma boa campanha e 4 pontos conquistados. Ao onze goiano, que terminou 2011 de forma melancólica caindo para a Série C, a certeza que o trabalho precisa ser melhorado caso o pessoal pretenda aproveitar alguns desses atletas na difícil tarefa de voltar ao segundo nível nacional já no ano que vem.

Já sossegado por ter incluído meu 531º time na Lista, voltei ao gramado para fazer as imagens oficiais do segundo jogo da noite, uma verdadeira decisão.

Até lá!

Fernando

Um comentário:

  1. no escudo do Americano-MA aparece a Carnaúba uma arvore tipica do Maranhão da qual se extrai a cera !!!

    ResponderExcluir