Procure no nosso arquivo

domingo, 15 de janeiro de 2012

Resende elimina o Taubaté e está na final da Copa Verão/Vale do Paraíba

Fala, pessoal!

Quando a gente pensa que teremos um belo dia de descanso, muitas vezes aparecem compromissos que não podemos desprezar. A última sexta-feira 13 foi um desses dias. O fato de ter pintado no horizonte a chance de ver jogos da Copa Verão/Vale do Paraíba nos deixou ouriçados, e logo armamos uma caravana da coragem até a cidade de Taubaté.

Sempre falamos por aqui que um dos maiores pecados do futebol atual é a completa falta de amistosos pelo estado de São Paulo. Não contamos os terríveis "jogos-treino" pois não são nem dignos de registro. Então qualquer iniciativa como essa, que além de resgatar uma prática histórica, dá a chance de todos curtirem confrontos que seriam raros de ser em campeonatos profissionais merece ser louvada.

A Copa Verão/Vale do Paraíba conta com a participação de quatro equipes da região: Taubaté, São José, Resende e Volta Redonda. A ideia é que esse seja um torneio anual, e cada ano disputado em uma sede diferente. Nós do JP damos os parabéns a todos os envolvidos na organização da Copa, principalmente aos criadores desse torneio amistoso.


Taças para o Campeão e Vice da Copa Verão/Vale do Paraíba. Foto: Fernando Martinez.

Junto com o Emerson, o seu Natal e o Renato, na sua primeira viagem dentro do núcleo JP, saímos de São Paulo por volta do meio-dia rumo à cidade do Vale do Paraíba. Sob um forte calor e tráfego bastante intenso, percorremos os pouco mais de 130 quilômetros em cerca de uma hora e meia.

Chegamos no Estádio Joaquim de Moraes Filho com tempo suficiente para fazermos todos os preparativos de praxe. Já no gramado do local, vimos que as equipes que fariam o primeiro confronto válido pelo torneio, Taubaté e Resende FC, estavam em pleno aquecimento. E pela primeira vez em 2012, trazemos as fotos oficiais de times profissionais por aqui:


EC Taubaté - Taubaté/SP. Foto: Fernando Martinez.


Resende FC - Resende/RJ. Foto: Fernando Martinez.


Trio de arbitragem para a partida e capitães das equipes. Foto: Fernando Martinez.

Enquanto o Burro da Central se prepara para a disputa da Série A3 paulista, o Resende está prestes a fazer sua estreia na divisão principal do Campeonato Carioca, lugar que ocupa desde 2008. Só confesso que não entendi o motivo da equipe carioca ter enviado seu "time B" para a disputa da Copa Verão. Se vale fazer amistosos preparativos para a disputa de uma competição, porque não jogar o certame com o time principal?

Questionamentos à parte, o jogo começou com o onze local melhor postado no gramado e buscando o gol com mais efetividade. Só que a zaga resendense estava bem postada e não deu chances à equipe paulista. Disputada sob um forte calor, a peleja foi centralizada no meio de campo.


Ataque do Taubaté ainda com o forte sol no Joaquinzão. Foto: Fernando Martinez.

Por volta da metade do primeiro tempo o sol foi embora, dando espaço para um enorme temporal que molhou todo mundo por lá. Das cabines de imprensa notamos que o pessoal que estava na parte coberta se molhou igual a quem estava nas arquibancadas, já que existem várias goteiras por ali. Sobrou pra todo mundo.


Início de ataque resendense. Foto: Fernando Martinez.


Zaga do Taubaté dando chutão para afastar a bola de perto da área. Foto: Fernando Martinez.

O primeiro tempo acabou enquanto o dilúvio caía e sem a abertura no marcador. A segunda etapa começou ainda com chuva e sem que as equipes mostrassem maior qualidade no setor ofensivo. O Taubaté até que tentou fazer uma pressão, que se mostrou bastante efêmera. A partida foi seguindo com aquele cheirinho de 0x0 característico.


Outra vez a zaga local afastando o perigo. Foto: Fernando Martinez.

Só que aos 32 minutos, para a tristeza dos torcedores locais, o Resende marcou o primeiro gol. William cruzou da esquerda na cabeça de Pedrinho, que estava livre de marcação. Os minutos seguintes foram com o Taubaté no ataque buscando o empate, mas quem marcou de novo foi o time carioca. Aos 44, depois de encaixar um ótima contra-ataque, uma poça d'água fez tabelinha com Mateus, que entrou na área, driblou o zagueiro e chutou forte no canto direito para ampliar e decretar o placar definitivo da peleja.


Ataque perigoso do Resende pela direita. Foto: Fernando Martinez.


O Taubaté tentou diminuir, mas o dia não era do time paulista. Foto: Fernando Martinez.

Final de jogo: Taubaté 0-2 Resende. A vitória classificou a equipe alvinegra para a final do torneio, que será disputado na tarde desse domingo. O adversário da equipe foi conhecido no jogo de fundo, e quem contará a história em breve será o Emerson.

Até lá!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário