Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 12 de julho de 2006

Uma Volta ao Passado, volume 11: CCAA Guapira (São Paulo/SP)

CCAA GUAPIRA


Escudo do CCAA Guapira, em foto tirada na entrada do clube. Foto: Orlando Lacanna.

Continuando a divulgação da situação atual de times que não mais disputam campeonatos profissionais, fui até o bairro de Jaçanã, localizado na Zona Norte da Capital, para conhecer o momento atual do Clube de Campo Associação Atlética Guapira, também conhecido como Leão da Zona Norte.


Fachada principal do clube. Foto: Orlando Lacanna.


Logo depois da entrada, essa é a alameda que leva às dependências do clube. Foto: Orlando Lacanna.

O clube foi fundado em 20/10/1918 tendo disputado campeonatos profissionais em 20 oportunidades desde 1982 até 2002, com uma única ausência em 1987. Mandava seus jogos no Estádio Aníbal de Freitas, com capacidade para 8.000 espectadores aproximadamente, o qual existe até hoje e se encontra em ótimas condições e vem sendo utilizado pelos sócios em torneios internos e em partidas amistosas da categoria de master.


Visão do gol que fica nos fundos da entrada do Estádio, o "gol da esquerda". Foto: Orlando Lacanna.


Visão do meio do campo. Ao fundo o placar e abaixo a inscrição "Leão da Zona Norte". Foto: Orlando Lacanna.


Vista do "gol da direita", que fica logo depois da entrada do Aníbal de Freitas. Foto: Orlando Lacanna.

Atualmente o Guapira é um clube voltado exclusivamente para a parte social, numa área de 120.000 m2 (incluindo o estádio), com 12.000 sócios titulares cadastrados. Suas dependências são de bom padrão e estão em ótimo estado de conservação. Dispõe de ginásio, piscinas, estúdio de dança, quadras de tênis, quadra de vôlei, sauna, boliche, lan house e várias outras dependências. Chamou a minha atenção, a existência do Colégio Aliado - Unidade C.G. com 450 alunos de primeiro e segundo graus, dentro das dependências do clube, em regime de parceria.


Ginásio do CCAA Guapira. Foto: Orlando Lacanna.


Piscinas do clube, muito bem arrumadinhas e num estado de conservação perfeito. Foto: Orlando Lacanna.

Em termos de futebol o maior orgulho do clube foi ter conquistado, de forma invicta, o Campeonato Paulista da Segunda Divisão Série B1-B em 1998, cuja taça está em destaque na sala de troféus. Outro feito importante foi o Vice-Campeonato da Terceira Divisão de 1989, cujo campeão foi o Jaboticabal. Quanto a um possível retorno ao futebol profissional e até mesmo às categorias de base (sub-15, sub-17, etc) não está descartado, desde que surja alguma parceria. O que está totalmente fora dos planos do clube, é um retorno aos gramados com recursos próprios, pois a política atual envolve parcerias em todos os setores.


Time vice-campeão da Terceirona de 1989. Reprodução: Orlando Lacanna.


Troféu do campeonato invicto da B1-B de 1998, disputado em final contra o OSAN de Indaiatuba. Foi o último campeão paulista invicto em qualquer tipo de categoria. Foto: Orlando Lacanna.

Da minha parte e tenho certeza também de todos os integrantes do JP, ficam a torcida e a expectativa de que num futuro bem próximo, o Leão da Zona Norte possa estar novamente nos gramados, alegrando os nossos sábados à tarde. Meus agradecimentos ao Ricardo (Diretor de Marketing), Adriana (Administradora), Newton Spengler e Vagner (Conselheiros) pela atenção e pelas informações prestadas.

Abraços,

Orlando

4 comentários:

  1. Fui Campeao paulista juniores de 1999, um titulo muito importante mais que ninguem comenta, teve varios que jogaram em times profissionais, eu mesmo joguei fora do pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fomos campeões Paulista de Juniores em 1999, e naquele momento foi de muita importância para o Clube (Nardão)

      Excluir
  2. Fomos campeões Paulista de Juniores em 1999, e naquele momento foi de muita importância para o Clube (Nardão)

    ResponderExcluir
  3. Guapira campeão do juniores 1999 tenho a camisa até hoje importante título pro clube era um timaco...

    ResponderExcluir