Procure no nosso arquivo

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Juventus vence o Audax pelo sub-20 no (meu) jogo de número 250 dos grenás

Opa, 

Juventus e Audax jogaram nesse final de semana em peleja válida pela 12ªrodada do Campeonato Paulista sub-20. Poderia ser um jogo comum ou sem nenhum detalhe especial, mas simplesmente foi minha partida de número 250 do Moleque Travesso em todos os tempos, o time que mais vi in loco até hoje. 

Essa história começou na primeira metade dos anos 90, quando saía da escola com alguns amigos (inclusive o Estevan Mazzuia, num tempo em que internet, blogs e o JP não existiam nem em delírio para os comuns) e seguia para a Rua Javari para pelejas inesquecíveis em tardes de quarta-feira. Foi inevitável criar um laço afetivo bastante grande com a equipe da Mooca. 

Vi o tradicional clube paulistano jogar por 17 competições diferentes. Vi a equipe subir para a Série B do Brasileiro em 1997 numa campanha sensacional e histórica. Assisti todos os jogos do time dentro de casa em 1999. Acompanhei o vice-campeonato da Copinha em 2000 e a ótima sequência vitoriosa no mesmo certame em 2006. E o mais importante, vi os títulos da Série A2 em 2005 e da Copa Paulista em 2007, numa das finais mais espetaculares da história do futebol nacional. 

Só que também vi os rebaixamentos de 1998, 2004 e o pior, de 2009 (e o enorme sufoco num Torneio da Morte na A2 de 1999). Vi as categorias de base serem dizimadas no começo dos anos 2000 e o complicado ressurgimento (que ainda não aconteceu da forma que o time precisa ter) desde então. Acompanhei de camarote o sufoco do time na A3 de 2011 e em outras competições menos importantes. Ou seja, vi muitos momentos históricos, e outros nem tanto, da equipe grená. 

E por mais que não era um jogo profissional, a comemoração valeu do mesmo jeito, já que no começo da minha história futebolística "perdida" ouvia os amigos mais antigos dizerem que tinham visto determinadas equipes por 200 ou 250 vezes e imaginava que nunca alcançaria tal feito. Legal ver que não era tão inatingível assim. 


CA Juventus (sub-20) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez. 


Audax SPEC (sub-20) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez. 


O árbitro Leonardo Vinicius Pereira e os assistentes Domingos da Silva Chagas e Renato de Oliveira Cardoso posando para o JP junto com os capitães das agremiações. Foto: Fernando Martinez. 

Bom, mas falando um pouco desse jogo específico, o Juventus precisava fazer valer o fator casa e os três pontos eram essenciais para que o time pudesse se recuperar da derrota para o São Bernardo FC. Além disso, um triunfo somado a outros resultados da chave significaria a classificação antecipada. Só que o Audax queria descontar o 7x0 sofrido em casa no primeiro turno e apagar a má impressão deixada naquele duelo. 


Poses plásticas no gramado da Javari. Foto: Fernando Martinez. 

E todo esse tempero transformou a partida num jogaço de futebol. Logo no primeiro minuto o Moleque Travesso saiu na frente com o gol do camisa 9 Pedro tocando na saída do goleiro do Audax. Sem sofrer sustos, o segundo saiu aos 12, outra vez com Pedro, agora escorando de cabeça na pequena área. 


Pedro saindo para comemorar o seu segundo gol e o segundo do Juventus contra o Audax. Foto: Fernando Martinez. 


Zaga grená trabalhando bem anulando ataque do Audax. Foto: Fernando Martinez. 

O Juventus fazia uma bela partida e administrava a vitória sem sofrer sustos, mas antes do intervalo não conseguiu fazer que o domínio territorial se transformasse em mais gols. No intervalo fui entrevistado pelo pessoal da Web Rádio Mooca, que funciona pela internet e transmite os jogos do time paulistano. Foi um papo bem legal que os internautas puderam acompanhar ao vivo. 


Cabeçada que levou bastante perigo à zaga do time amarelo. Foto: Fernando Martinez. 

Na volta para o tempo final o Moleque Travesso continuou melhor e fez o terceiro aos 13 minutos, num gol de Alan aproveitando rebote de cabeçada de Pedro na trave. Estava fácil, e nem o belíssimo gol de Nicolas para o Audax, driblando três zagueiros e tocando com classe mesmo sem ângulo, aos 20 desanimou os atletas grenás. 


Pedro cabeceando a pelota aos 13 minutos do segundo tempo... 


... e depois da bola bater na trave, Alan completou para o fundo das redes. Fotos: Fernando Martinez. 

Três minutos depois, Pedro completou seu "hat trick" e marcou o quarto do Juventus após receber belo passe longo e invadir a área para tocar na saída do arqueiro do Audax. Só que o time amarelo não estava disposto a ser derrotado tão facilmente assim e aos 26 marcou o segundo gol em cobrança de pênalti de Nicolas. 


Pedro antes de fazer seu terceiro gol no jogo, o quarto do Juventus. Foto: Fernando Martinez. 


Nicolas marcado o segundo do Audax em cobrança de pênalti. Foto: Fernando Martinez. 

E o que estava fácil se complicou, pois o Audax se mandou para o ataque para tentar um inesperado, mas não impossível, empate. A recompensa veio aos 43, quando Patrick tocou de cabeça após rebote do goleiro Rafael e fez o terceiro. Para sorte dos grenás, o gol saiu tarde demais, e a blitz ofensiva do Audax nos acréscimos não deu resultado. 

Final de jogo: Juventus 4-3 Audax. A vitória fez com que o Moleque Travesso passasse à liderança do Grupo 6 do sub-20 com 18 pontos ganhos. Melhor, a equipe já se classificou para a segunda fase do certame, pois São Caetano e São Bernardo FC, ambos na quinta colocação com 11 pontos e com dois jogos a cumprir, não conseguirão mais ultrapassar o onze grená até o final da fase. Como são quatro os classificados, o Juve já se garantiu. 

No domingo foi a vez de acompanhar uma decisão na Segundona paulista na parte da manhã e uma peleja genial pelo Amador do Estado, com direito a time novo na Lista, o meu 542º. 

Até lá! 

Fernando

Um comentário:

  1. passa p min as fotos maiores do jogo do EC VERA CRUZ

    ds_underground7@hotmail.com

    ResponderExcluir