Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Itapevi faz grande jogo, vence o Elosport, e continua com o sonho da vaga vivo no sub-20

Opa, 

Na quinta-feira passada tivemos a última sessão noturna de futebol em Itapevi pela 9ª rodada da primeira fase do Grupo 4 do Campeonato Paulista sub-20 da 2ª divisão. Ainda lutando por uma milagrosa vaga na próxima etapa do certame, o Itapevi FC recebeu o Elosport para um famoso "jogo de seis pontos" no Estádio André Nunes Júnior

Mais uma vez segui para a estação final da Linha 8 - Diamante da CPTM. A agradável viagem teve a companhia do Colucci e da Nathália, aluna de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e que está fazendo seu TCC que contará com a participação do que vos escreve, falando sobre o que é curtir de verdade um "jogo perdido". Sempre é um prazer poder ajudar numa situação dessas. 

Ao alcançarmos a entrada principal do estádio notamos que os portões estavam fechados a cadeado. Descobrimos então que na parte da tarde foi definido que a peleja seria realizada com portões fechados. Com as credenciais em dia, fomos tranquilamente autorizados a entrar nas dependências. Conforme o tempo foi passando, o Mílton e o Sérgio também apareceram por lá. 


Itapevi FC (sub-20) - Itapevi/SP. Foto: Fernando Martinez. 


Elosport CB (sub-20) - Capão Bonito/SP. Foto: Fernando Martinez. 


Trio de arbitragem e capitães das equipes. Foto: Fernando Martinez. 

Depois de sofrer uma sonora goleada na última rodada do turno para o Osasco FC, o Itapevi entrou nos eixos e conquistou duas vitórias e uma derrota na segunda etapa do certame. Contra o Elosport, um ponto na frente na tábua de classificação, a vitória poderia significar a continuidade do sonho complicado, mas possível, de garantir um lugar na próxima fase. 


Camisa do goleiro do Itapevi que foi confeccionada pelo amigo Rodrigo Colucci, numa daquelas histórias que só vemos em jogos perdidos. Foto: Fernando Martinez. 

Antes da peleja começar tivemos uma boa conversa com o técnico do time de Capão Bonito Luís Carlos Vilela. Exercendo várias funções dentro do clube, inclusive a de técnico desde 2005, ele nos falou que as obras para ampliação do Estádio José Sydney da Cunha terminaram, e em 2013 a promessa é da montagem de um elenco bastante competitivo para a disputa da Segundona. Estamos na torcida. 

Bom, quando os times se alinharam e o árbitro resolveu começar a peleja, saímos do campo para nos posicionarmos na lateral do gramado. Enquanto nos dirigíamos para o local, escutamos uma grande comemoração. Ninguém esperava, mas logo aos 9 segundos o Itapevi abriu o marcador com o camisa 11 André. Ele recebeu lançamento na saída de bola, avançou dentro da área e chutou firme. Foi o gol mais rápido que já presenciei num estádio de futebol em 2026 partidas vistas. Tudo bem, não vimos o lance, mas é recorde mesmo assim. 


Lance de Itapevi x Elosport pelo Paulista sub-20 da 2ªdivisão. À direita, o técnico Luís Carlos Vilela. Foto: Fernando Martinez. 

E com apenas nós e um cidadão que filmava a partida nas arquibancadas presenciando o jogo, Itapevi e Elosport mostraram bastante disposição numa grande partida. As duas agremiações buscaram o gol e muitas oportunidades foram criadas. Mas o placar só foi alterado novamente aos 41, num pênalti marcado para os donos da casa. Na cobrança, Henrique bateu bem e ampliou. 


Detalhe da cobrança de pênalti que originou o segundo gol do Itapevi. Foto: Fernando Martinez. 


Comemoração estilosa do gol de Henrique. Foto: Fernando Martinez. 

O técnico Vilela saiu bravo para os vestiários, e logo nos primeiros minutos do tempo final, viu-se que o Elosport tinha voltado disposto a conseguir a igualdade. A zaga do Itapevi deu uma ajudinha e aos 5 minutos, após falha geral, David roubou a pelota, driblou o arqueiro e diminuiu. Sem conseguir frear o ímpeto capão-bonitense, o Itapevi sofreu o segundo aos 12. Marco Antônio acertou belo chute da entrada da área e ainda contou com o desvio do zagueiro para colocar a bola dentro das redes. 


Ataque do time local na etapa inicial. Foto: Fernando Martinez. 

A peleja, agora com o 2x2 no marcador, continuou muito boa, e o Itapevi viu que tinha que se mexer caso quisesse conquistar a vitória. A equipe melhorou e foi recompensada com o terceiro gol aos 25 minutos. Luciano se aproveitou de jogada confusa na área e fez o seu. O Elo sentiu o gol, e passou alguns minutos sofrendo pressão dos locais. 


Chegada forte no ataque dos donos da casa no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez. 

Só que aos 42 minutos a equipe azul e branca chegou novamente à igualdade. Raí se aproveitou de uma escorregada do arqueiro local e cabeceou do segundo pau um escanteio vindo da esquerda. O 3x3 parecia o placar definitivo da peleja. Mas o Itapevi não concordava com isso, e aos 44 fez o suado gol da vitória. A zaga do Elosport afastou mal uma bola na linha de fundo, e a pelota sobrou nos pés de Jucilei que, do meio da área, chutou firme no canto direito e garantiu os três pontos para os locais. 


À direita na foto, Raí sobe para empatar a peleja aos 42 minutos do segundo tempo. Foto: Fernando Martinez. 

Final de jogo: Itapevi 4-3 Elosport. O triunfo deixou a equipe rubro-verde na terceira colocação do Grupo 4 com 12 pontos. Faltando uma rodada para o final da primeira fase, o time estaria classificado como o quarto melhor terceiro colocado. Mas o último jogo será fora de casa contra o líder Osasco, uma missão complicada. Uma vitória classifica a equipe, e uma derrota fará com que a equipe torça por uma intrincada combinação de resultados. Já o onze de Capão Bonito ficou numa situação complicada e tem apenas chances matemáticas de classificação. 


Turma reunida no Estádio André Nunes Júnior na fria noite de quinta-feira. Foto: Transeunte. 

Já com um vento gelado que cortava a noite da Cidade Esperança, voltamos novamente pelos trilhos da CPTM sempre com conversas sadias e filosóficas. Parte do papo serviu para montar o cronograma do final de semana, que teve time novo na Lista. 

Até lá! 

Fernando

3 comentários:

  1. Jogaço de bola!!! Daqueles que me fazem lamentar não poder estar em dois lugares ao mesmo tempo. E muito legal a iniciativa da Nathália, de mostrar em seu trabalho de curso o chamado futebol alternativo da visão de quem gosta, e não só do ponto de vista leifertiano, de só mostrar quando acontece alguma coisa bizarra. Abração, Fernando!!

    ResponderExcluir
  2. PARABENS GRANDE REPORTAGEEN FICO FELIZ DEPOIS DE QUASE 3 ANOS ESTAR VENDO ISSO FICO FELIZ MSM POIS PARTICIPEI DO JOGO E TIVE A OPORTUNIDADE DE MARCAR UNS DOS GOLS NA PARTIDA PARABENS PRA VCS MSM

    ResponderExcluir
  3. PARABENS PELA REPORTAGEN DEPOIS DE QUASE 3 ANOS ESTOU VENDO ISSO E FICO FELIZ ´POIS TIVE A OPORTUNIDADE DE JOGAR E DE MARCAR UM DOS GOLS PARABENS MESMO GOSTEI MUITO

    ResponderExcluir