Procure no JP

terça-feira, 25 de setembro de 2012

São Caetano firme e forte no G4 da Série B

Fala, pessoal! 

No sábado passado havia uma série de pelejas interessantes espalhadas pelos quatro cantos da Grande São Paulo. O cardápio era variado, indo de Copa Paulista até o estadual sub-17, passando pela primeira e segunda divisões do sub-20. Mas depois de descobrir que o Plano A tinha ido por água abaixo, acabei escolhendo ir acompanhar um jogo do Campeonato Brasileiro da Série B no Estádio Anacleto Campanella. O duelo reuniu o São Caetano e o CRB de Alagoas. 

Legal que esse foi o primeira vez que o Galo da Pajuçara entrou em campo podendo ostentar a alcunha de "centenário", já que alcançou essa espetacular marca na quinta-feira, 20 de setembro. Atual campeão estadual e também atual vice-campeão da Série C, o Clube de Regatas Brasil é um dos principais nomes do futebol da região Nordeste. O JP inclusive já teve o prazer de visitar o Estádio Severiano Gomes Filho com o Orlando em 2006. 

Devidamente credenciado para ficar dentro de campo num jogo da segundona nacional pela primeira vez em todos os tempos, foi um grande motivo de orgulho ter feito a imagem exclusiva do CRB posado na primeira peleja após completar 100 anos de existência. Como é de praxe em jogos "maiores", os fotógrafos presentes dificilmente resolvem fazer esse instantâneo. Ah, e para mostrar a falta de costume em jogos mais importantes por aqui, o Azulão não quis posar. 


CRB - Maceió/AL. Foto: Fernando Martinez. 


Quarteto de arbitragem e capitães de São Caetano e CRB. Foto: Fernando Martinez. 

Pena que para a grande torcida do CRB a época não seja de comemoração, já que o time está capengando nessa Série B. Atualmente ocupando o 16º lugar, o primeiro fora da zona de rebaixamento, o alvirrubro vê o Guaratinguetá se aproximar de forma perigosa. Faltando 13 jogos (contando o duelo do sábado) para o final da temporada, e somando três jogos sem vitória, a hora é de recuperação. 

Para o Azulão a situação é completamente diferente. A equipe do ABC paulista disputa ponto a ponto o acesso para a Série A com adversários de respeito, como Goiás, Atlético/PR e Joinville. Desde que deixou de disputar a elite nacional em 2006, o Azulão teve como melhor campanha na Série B apenas um sétimo lugar em 2009. Nunca a equipe esteve tão perto de voltar para a divisão mais importante do futebol tupiniquim. 


Ataque do Azulão pela direita no começo do jogo contra o CRB. Foto: Fernando Martinez. 

E comprovando a força atual da equipe no certame, o jogo começou com uma blitz ofensiva dos donos da casa e logo o atacante Somália abriu o marcador. A bola foi alçada na área aos 6 minutos e ele se antecipou ao goleiro para cabecear firme para o fundo do gol alagoano. Mesmo com a vantagem, a equipe continuou melhor nos primeiros minutos. 


Exato momento em que o camisa 9 Somália tocava de cabeça para fazer o primeiro do São Caetano contra o time alagoano. Foto: Fernando Martinez. 


Mais uma investida dos donos da casa. Foto: Fernando Martinez. 

Aos poucos porém, o time nordestino foi se acertando no gramado e passou a chegar de forma constante perto da meta defendida pelo goleiro Luiz. O time teve uma série de escanteios a seu favor e quase empatou a contenda em dois lances que a zaga esperta do Azulão salvou em cima da linha. 


Jogadores do Azulão e do CRB apostando corrida no gramado do Anacleto Campanella. Foto: Fernando Martinez. 

Além de não marcar, e para piorar a situação alagoana, no último minuto do tempo inicial o São Caetano fez o segundo. Quase num replay do primeiro tento, a bola foi cruzada pela direita e Gabriel se antecipou e colocou a pelota no canto do arqueiro visitante. O intervalo chegou com a vantagem parcial de 2x0 para o time paulista. 


Somália pedindo (para mim, com razão) marcação de falta perto da área. Foto: Fernando Martinez. 


Detalhe do segundo gol do São Caetano, agora marcado por Gabriel (à esquerda na foto). Foto: Fernando Martinez. 

O CRB voltou para o tempo final com sua camisa mais tradicional, buscando melhor sorte em campo. Mas o Azulão não quis nem saber e marcou o terceiro antes do segundo minuto, em cobrança de falta perfeita de Éder. O jogo parecia estar liquidado para o onze local. 


Não adiantou o voo do arqueiro do CRB. Éder bateu falta de forma precisa e fez 3x0 para o time do ABC. Foto: Fernando Martinez. 

Os visitantes viram a vaca indo para o brejo e então se lançaram de forma kamikaze ao ataque. Segurando o jogo sob controle, o Azulão se segurava bem na defesa. Mas nos minutos finais o setor defensivo local deu pane e o CRB complicou o jogo de forma inesperada. Aos 41 Ronaldo completou de primeira cruzamento da esquerda e fez o dele. Aos 47, Ricardinho bateu pênalti e anotou o segundo dos alagoanos. 


Luiz pulando em bola que tirou tinta da trave do time local. Foto: Fernando Martinez. 

Se o jogo tivesse cinco ou dez minutos a mais, a coisa iria ficar feia para o time azul, mas no final, o marcador ficou mesmo em São Caetano 3-2 CRB. A vitória deixou o onze do ABC na quarta colocação na tábua de classificação, atrás do Goiás apenas no critério de gols marcados, ambos somando 49 pontos. O Galo da Pajuçara permaneceu com 28, três acima do Guaratinguetá, que também perdeu na rodada. 

Saí do estádio e ainda curti uma rodada de bate-papo noturno na casa de amigos, algo que há um bom tempo que não fazia. Graças a isso, a rodada vespertina do domingo foi cancelada, mas na parte da tarde passei um friozinho fantástico de novo no ABC, agora com o maior rival do São Caetano em campo pelo paulista sub-20. 

Até lá! 

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário