Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Estádios pelo Brasil, volume 48: Estádio Municipal Antônio Pereira Braga (José Bonifácio/SP)

Olá, 

Em junho do ano passado viajei até a cidade de José Bonifácio, com o objetivo de acompanhar a partida do time local contra o Votuporanguense, válida pela Segundona 2011. Como dormi na região, tive a oportunidade de chegar bem cedo ao local da partida e aproveitei para fazer uma sequência de fotos visando apresentar aos amigos internautas que nos acompanham, mais um estádio espalhado pelo interior paulista e que serve de palco para partidas de competições profissionais. 

Dessa vez vou mostrar imagens e passar algumas informações do Estádio Municipal Antônio Pereira Braga, também chamado de Pereirão e que vem sendo utilizado pelo time da cidade, o José Bonifácio E.C., que disputa a Segunda Divisão. 


Entrada principal. Foto: Orlando Lacanna. 


Um dos lances de arquibancada, localizado próximo à entrada principal. Foto: Orlando Lacanna. 


Outro lance de arquibancada, agora localizado atrás da meta de entrada. Foto: Orlando Lacanna. 


Visão do meio de campo com um lance de arquibancada ao fundo. Foto: Orlando Lacanna. 


O mesmo lance visto do interior do gramado, com destaque para a pequena parte coberta. Foto: Orlando Lacanna. 

Antes de começar a falar sobre o estádio em si, deixo aqui algumas informações sobre a simpática cidade de José Bonifácio, também chamada de "Cidade Amizade", que está localizada na Região Norte/Nordeste do estado, mais precisamente na Microrregião de São José do Rio Preto. Sua população é em torno de 33.000 habitantes e está distante 480 km da Capital. Sua economia se concentra no setor de serviço, indústria e agropecuária. 


Imagem do gol da esquerda em relação ao setor de arquibancada que possui cobertura. Foto: Orlando Lacanna. 


Agora imagem da gol da direita. Foto: Orlando Lacanna. 


Mais outro lance de arquibancada, localizado no lado oposto em relação à parte coberta. Foto: Orlando Lacanna. 


O mesmo lance visto de outro ângulo. Foto: Orlando Lacanna. 


Local reservado às emissoras de rádio/TV. Foto: Orlando Lacanna. 

Foi bastante complicado obter informações sobre o estádio através de pesquisa pela internet, mas alguma coisa deu para apurar, como por exemplo, que foi inaugurado com o jogo A.E. José Bonifácio x América F.C. também da cidade, porém não consegui a data, o resultado e nem quem fez o primeiro gol. 

Encontrei algumas informações desencontradas com relação à sua capacidade, indo de 10.000 (absurda) até 5.662 (mais real). Alguns chamam o estádio de "Toca da Serpente", por conta da mascote do atual time da cidade (José Bonifácio E.C.), que é a "Serpente do Vale" ou ainda "Zebão". Apurei ainda que o nome é uma homenagem ao doador do terreno para construção. 


Bancos de reservas. Foto: Orlando Lacanna. 


Visão geral estando próximo à uma das bandeiras de escanteio. Foto: Orlando Lacanna. 

Apurei também algumas informações sobre o futebol profissional da cidade, que atualmente é representado pelo José Bonifácio E.C., fundado em 01/02/61, tendo adotado as cores branca, vermelha e preta. Sua primeira participação ocorreu somente em 1972, tendo conquistado o título da Terceira Divisão daquele ano. Participou de 28 campeonatos profissionais desde aquele ano, alternando paradas e retornos ao longo dos anos. Esteve presente, além de 1972, em 1973/74, 1976, 1978/82, 1984/85, 1987, 1989/98, 2006/11 e está na terceira fase da Segundona 2012. 

O primeiro time profissional da cidade foi a A.E. José Bonifácio, que competiu uma única vez no ano de 1957. Quatro anos depois, fundiu-se com o América local (esses dois times inauguraram o estádio), dando origem ao time atual. 


Placar à moda antiga. Foto: Orlando Lacanna. 


Área localizada atrás do gol dos fundos ao lado dos vestiários. Foto: Orlando Lacanna. 

Depois do giro pelas dependências do estádio, permaneci no interior do gramado para observar e fotografar o jogão de bola protagonizado pelo time da casa contra um adversário duro, que foi o Votuporanguense. Fica registrado aqui nas telas do JP, um pedaço do universo que compõe o futebol paulista. 

Abraços, 

Orlando

2 comentários:

  1. Legal,cara.
    O estádio é muito simpático, e comporta bem a torcida da cidade. jogos do JBEC é sempre bastante movimentado,ainda mais no atual momento com o time disputando a fase final do paulista da sérieB ,podendo ter o acesso para a série A-3.
    Boa matéria e fotos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do estádio, bem tradicional, bonito e simpático. Sempre acompanho os jogos do JBEC, mas nunca tinha visto muitas fotos assim do estádio, de vários ângulos. Ótima matéria!

    ResponderExcluir