Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

Gaúcho 1ªdivisão: Passo Fundo 1-3 Gaúcho

Buenas (mais buenas do que nunca)!

Fala pessoal, estou em curso com minha mini-turnê pelo Mercosul, hoje escrevendo de Buenos Aires. Acabei de chegar no pedaço, mas estou passando por aqui para falar de mais uma aventura vivida em terras brasileiras e fazer o primeiro post em trânsito da história do JP.

Nesta última quarta-feira eu fiz uma visitinha a cidade de Passo Fundo, no Rio Grande, para acompanhar a partida Passo Fundo x Gaúcho, pela abertura do Campeonato Gaúcho da Primeira Divisao. Além de ser um clássico local e só isso já servir como atrativo, essa foi a primeira vez que as duas equipes se enfrentaram na divisao principal do estado. O último confronto entre duas equipes da cidade na primeirona, foi ainda na década de 70, num jogo entre o extinto 14 de Julho e o próprio Gaúcho.

Na verdade, o jogo Passo Fundo x Gaúcho, é praticamente a reediçao do antigo clássico, pois o Passo Fundo é o resultado de uma fusao do 14 com o Gaúcho, que acabou nao dando certo.

Bom, vamos falar do jogo: cheguei ao estádio e fui logo tentar a famosa autorizaçao para ingressar no gramado, falei com alguns dirigentes que estavam por lá e eles me encaminharam para o Gustavo, assessor de imprensa do Passo Fundo. Quando me apresentei, qual nao foi a surpresa: o Gustavo já conhecia o JP, assim ele facilitou em tudo que foi possível o meu trabalho por lá. Valeu Gustavo!


Público chegando ao estádio, ainda com o dia claro. Guri que "tenta" animar o público antes da partida, cantando e tentando puxar gritos de guerra. Fotos: Emerson Ortunho.

Dentro do campo, fiz as famosas fotos das equipes. Detalhe triste: a foto do Gaúcho infelizmente saiu desfocada. É que na hora em que eu fui bater, um fotógrafo local, esbarrou no meu braço, como estava com flash, nao deu tempo da máquina armar novamente. Peço desculpas a todos. Ah! Mais um detalhe que vale mencionar: notem a camisa listrada do Passo Fundo, ela foi confeccionada exclusivamente para essa partida, para comemorar os 20 anos do clube. Além disso, o meia da equipe jogou com a camisa número 20... no segundo tempo o Passo Fundo voltou com seu uniforme tradicional.


E.C. Passo Fundo - Passo Fundo / RS. Foto: Emerson Ortunho.


S.C. Gaúcho - Passo Fundo / RS. Foto: Emerson Ortunho.


Trio de arbitragem e capitaes, notem a bola laranja. Foto: Emerson Ortunho.

Um ótimo público presenciou o espetáculo, e certamente foi um tempero extra para o jogo, que começou com as duas equipes mostrando bastante falta de ritmo. Para minha surpresa, aos poucos, quem foi se soltando e comecando a mandar no jogo, foi a equipe do Gaúcho, que voltava a primeira divisao depois de anos afastado. Esse domínio acabou resultado num golaço para equipe verde e o 1 a 0 foi o placar do primeiro tempo.


Jogador do Passo Fundo se prepara para a cobrança de falta no primeiro tempo. Foto: Emerson Ortunho.

No segundo tempo, como nao poderia deixar de ser, o Passo Fundo foi pra cima do visitante... Melhorando bastante taticamente e aumentando o volume de jogo, o time da casa acabou chegando ao empate.


Lance do segundo tempo com o Passo Fundo usando seu uniforme tradicional. Foto: Emerson Ortunho.

Após o empate, era de se esperar que a equipe do Passo Fundo continuasse com o mesmo ritmo. Entretando nao foi isso que aconteceu e o jogo voltou ao esquema da primeira etapa, com o Gaúcho voltando a dominar o jogo. Mostrando mais qualidade no passe, o Gaúcho acabou chegando ao segundo e ao terceiro gol, esse marcado no finalzinho da partida.


Ataque do Gaúcho no segundo tempo. Foto: Emerson Ortunho.

Final de jogo: Passo Fundo 1 x 3 Gaúcho. Posso dizer que o placar condiz exatamente com o o que apresentou as duas equipes. Depois da partida foi uma festa total da torcida alvi-verde, com direito a carreata e tudo.

É pessoal, apesar do calor insuportável de 42 graus (sem brincadeira), posso dizer com certeza que esse foi um dos melhores jogos que eu assisti na vida, nao pelo nível técnico em si, mas por tudo que o envolveu. Clássico local; estádio cheio; rivalidade aflorada, esses sao ingredientes que transformam o futebol nesse esporte mágico, que nós tanto cultuamos.

Espero que tenham curtido, e pintando alguma novidade aqui na Argentina, eu passo por aqui. Saludo!

Emerson

PS: Desculpem a falta de alguns acentos é que os teclados por aqui sao diferentes.

Um comentário:

  1. ola..estava presente nesse jogaço, e inclusive fiz o primeiro gol do jogo,sou João Paulo lateral direito,guardo boas lembranças desse dia,Gaucho eh meu time d coraçao,to acompanahndo td q ta acontecendo com nosso glorioso clube e torcendo por dias melhores pa nosso periquito...abrcs a todos

    ResponderExcluir