Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Vitória/BA derrota o Santana/AP em Indaiatuba pelo Grupo G da Copa São Paulo

Opa,

Fechando mais uma rodada dupla da 41ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, e também fechando a primeira rodada do Grupo G, tivemos um daqueles jogos que só a Copinha pode nos proporcionar. No Estádio Ítalo Mário Limongi vimos o duelo entre o Vitória da Bahia e o genial Santana EC do Amapá, sete vezes campeão amapaense na história e que voltou ao futebol no ano de 2008, depois de mais de 20 anos afastado das ativididades futebolísticas.

Logo após o final do primeiro jogo, já me dirigi para o campo de jogo para as fotos oficiais dessa partida. A organização em Indaiatuba estava funcionando direitinho e mais uma vez deu tudo certo.


Vitória EC (sub-18) - Salvador/BA. Foto: Fernando Martinez.


Santana EC (sub-18) - Santana/AP. Foto: Fernando Martinez.


Quarteto de arbitragem e capitães do Vitória e do Santana posando exclusivamente para o JP. Foto: Fernando Martinez.

Favorito para a partida, o Vitória teve sua melhor particpação nas Copas SP em 1993, quando foi 3ºlugar, mas no ano passado teve a pior participação, quando perdeu os três jogos na primeira fase e terminou o torneio na 75ª colocação. Já a equipe amapaense faz sua estréia na competição desse ano. E a nossa presença lá era mais que obrigatória, já que ver a equipe do Santana é algo que abrilhanta ainda mais nossa lista. Principalmente pelo fato do time ter voltado depois de tanto tempo ausente das competições esportivas.


Zagueiro do Santana driblando atacante do Vitória/BA e também os quero-queros que estavam dentro da área do time amapaense. Foto: Fernando Martinez.

Ao fazer as fotos, fui acompanhar o ataque do time baiano, e esse tempo inicial foi bastante parecido com o primeiro tempo do jogo Goiás x Atlético Roraima que tinha acompanhado no domingo. Domínio territorial do Vitória, mas com seus atacantes pecando no último toque e a equipe do Norte do país ainda levando perigo em contra-ataques bem armados. O time amapaense chegou forte num chute longe do gol, e acabou obrigando o arqueiro baiano a fazer grande defesa.


Chance do Vitória pelo alto em bola cruzada na área. Foto: Fernando Martinez.


Nesse lance um dos zagueiros baianos não conseguiu marcar, mesmo estando sozinho dentro da área. Foto: Fernando Martinez.

O tempo ia passando e o Vitória parecia se incomodar pelo fato de não conseguir marcar logo seu gol, mesmo com mais qualidade técnica dos seus jogadores. Mas no final do primeiro tempo não teve como o Santana se segurar, e o rubro-negro abriu o marcador aos 43 minutos. O jogador Cleiton completou de cabeça bola alçada na área depois de escanteio da direita. Mesmo com a marcação da zaga amapaense, os jogadores não tiveram como impedir o primeiro gol do jogo.


Bola chegando dentro da área na cabeça do camisa 14 Cleiton, no lance do primeiro gol do jogo. Foto: Fernando Martinez.

Após o gol não demorou muito e o intervalo chegou. Aproveitei então para conferir a qualidade do pastel que estava sendo vendido atrás do gol em que estava nesse tempo inicial. E posso afirmar que fazia tempo que não comia um pastel tão saboroso num estádio de futebol. Fácil fácil ele ganhou o "Selo JP de qualidade" e com louvor. Depois de me satisfazer, voltei ao campo de jogo para o segundo tempo da partida.


Bom ataque do Leão pela direita no começo do segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.


Goleiro do Santana subindo para fazer a defesa. Foto: Fernando Martinez.

Mesmo com um jogador a mais - o jogador do Santana Denison foi expulso nos acréscimos da primeira etapa - o Vitória não conseguiu ampliar o marcador. A inoperância do ataque baiano foi de irritar até mesmo quem estava torcendo contra a equipe. Foram muitos gols perdidos em chegadas por todos os lados do campo. Em duas delas a inoperância ficou mais evidente, pois os atacantes não conseguiram marcar mesmo com o goleiro fora do lance.

Para piorar a situação, por muito pouco o Santana não consegue o empate heróico numa cobrança de falta que foi parar no travessão do Leão. Mas a equipe do Amapá, atual campeã sub-18 do estado, acabou mesmo sofrendo sua primeira derrota na Copa São Paulo 2010.


Cobrança de falta para o Santana que foi parar no travessão do time baiano. Foto: Fernando Martinez.

Final de jogo: Vitória/BA 1-0 Santana/AP. Vitória e Primavera começaram o Grupo G com a liderança dividida. Mas na rodada de quarta-feira o Primavera pulou para a liderança isolada depois de vencer o Santana por 4x0 e o Vitória empatar com o Santo André por 0x0. A definição da vaga desse grupo virá somente na última rodada, marcada para o próximo domingo.

E depois da partida voltamos para buscar o possante 558. Foi quando descobrimos um ônibus antigo do Primavera estacionado perto do estádio. O seu Natal não se conteve e foi fazer pose de "motorista de busão".


Detalhe do fantástico ônibus do Primavera estacionado perto do estádio. Provavelmente já pronto para as aventuras do Fantasma da Mogiana na Segundona Paulista. Foto: Fernando Martinez.


O seu Natal em dois momentos: Primeiro entrando no ônibus de um jeito não muito funcional e depois fazendo pose para as lentes do JP. Fotos: Fernando Martinez.

Após essa sessão bizarra de fotos, voltamos para São Paulo de forma sossegada, sem nenhum percalço na estrada e curtindo mais um dia de dever cumprido. Após três rodadas duplas em dias seguidos, a terça-feira me serviu para descansar bastante, mas na quarta-feira lá estava eu de novo seguindo para o interior em busca de mais time novo numa rodada dupla interessantíssima.

Até lá!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário